Informações do mercado

As franquias hoje vêm sendo consideradas eficientes opções de crescimento para as empresas, e excelentes estratégias de distribuição e comercialização de produtos e serviços, além de uma ótima oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio.

Um levantamento realizado pelo SEBRAE comprova que 65% das empresas que abrem suas portas de forma independente fecham antes de completar o segundo ano, já no sistema de franquias, essa taxa de falência cai para apenas 8%. A essência do sucesso de uma franquia, que faz deste tipo de negócio, um investimento vantajoso, está na parceria entre franqueado e franqueador e em como é a relação de custo versus benefício para ambos.

Apesar de ser um ótimo negócio, os custos para se adquirir uma franquia tem aumentado rapidamente devido a grande procura dos investidores e à expansão das redes, que ocasionaram a valorização desse tipo de negócio. O valor elevado tem sido um obstáculo para os micro-investidores que desejam fazer parte de uma rede, pois o valor para se adquirir uma unidade franqueada hoje parte de R$ 25 mil e dependendo da empresa, pode chegar a R$3 milhões. No caso da franquia Jornal Local  os valores de investimento inicial são menores, e o lucro gerado pode ser tão elevado quanto de outras redes.