segunda-feira , 24 junho 2019
Home / Cultura / Cinema / 24ª Semana Cultural Portuguesa em Campinas vai até domingo

24ª Semana Cultural Portuguesa em Campinas vai até domingo

Abertura do evento foi na noite de segunda-feira, com agenda cultural na Casa de Portugal e presença do vice-prefeito

A 24ª Semana Cultural Portuguesa foi aberta na noite da última segunda-feira, dia 3 de junho, na Casa de Portugal. O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, participou do evento, que teve música e literatura com a professora Silvia Caetano Silva, acompanhada pelo violão de Luiz Antonio Costalonga. Também foi aberta a exposição “Um olhar por sobre o mar”, uma homenagem ao escritor Fernando Pessoa, do escultor Santos Lopes.

O vice-prefeito esteve na abertura da Semana, que já é tradicional no município e tem como objetivo divulgar a cultura portuguesa e a contribuição dos portugueses para o município. “Os laços que nos unem, nos fortalecem cada vez mais. Temos hoje uma ligação direta, com dois voos partindo de Campinas para as cidades portuguesas de Lisboa e Porto”, destacou Henrique Magalhães Teixeira. “Isso mostra que a relação está cada vez mais fluída e harmoniosa. Campinas se orgulha de sua representativa comunidade portuguesa, que atua na promoção cotidiana da cultura daquele país e também presta relevantes serviços à comunidade campineira”, afirmou.

A Casa de Portugal de Campinas foi fundada em março de 1958, pelo jornalista Luso Ventura, com a compra de um velho casarão na rua Ferreira Penteado. O movimento que deu origem à Casa teve início com a publicação do artigo “Onde estão os portugueses?”, de Luso. A ideia principal era criar um ponto de encontro para os imigrantes portugueses, para que se sentissem mais próximos da sua terra natal. As obras para a reforma do local e construção do palácio luso-brasileiro começaram em 1970.

Semana Portuguesa

Amanhã, dia 5 de junho, quarta-feira, às 14h, a programação continua com um curso de culinária portuguesa com a chef Maria Isabel. Já em 6 de junho, na quinta-feira, às 20h, a Casa realiza a Noite do Queijo e Vinho. No sábado, dia 8 de junho, o espaço terá uma Festa Junina com culinária típica portuguesa e apresentação do Rancho Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo.

No domingo, 9 de junho, ocorrerá o encerramento da 24ª Semana Cultural Portuguesa. A programação começa com um ato cívico às 9h, seguido pelas apresentações do “Coral do Bem”, com a Maestrina Aline Tozzo, e do Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Campinas.

Já às 10h, haverá uma missa na capela do Hospital Real Sociedade Portuguesa de Beneficência, na rua Onze de Agosto, 557.

Sobre Jornal Local

Veja também

Oficinas de Música Caipira no Festival Gastronômico de Sousas e Joaquim Egídio

Alunos do Colégio Barreto Leme se apresentam na Praça Beira Rio com o show da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *