Home / Cultura / Cinema / Série “Concertos Petrobras-EPTV” prossegue com apresentação gratuita na 6ª

Série “Concertos Petrobras-EPTV” prossegue com apresentação gratuita na 6ª

A Temporada 2019 dos Concertos Petrobras-EPTV tem continuidade na próxima sexta, 16,  às 20h, com  apresentação gratuita no Teatro Castro Mendes.

Com sua proposta permanente de levar música da melhor qualidade ao interior do estado de São Paulo, a Temporada 2019 dos Concertos Petrobras-EPTV tem continuidade na próxima sexta, 16,  às 20h, com  apresentação gratuita no Teatro Castro Mendes. O concerto tem apoio da Secretaria de Cultura de Campinas.

No palco estarão o violinista  Rommel Fernandes e o trio Pablo de León, Horácio Schaefer e Roberto Ring. O grupo vai executar duas obras fundamentais do repertório de câmara, o “Quarteto de cordas Nº 3 Op. 41”, de Schumann, e o “Quarteto Rosamunde” de Schubert.

Rommel Fernandes

Mineiro de Maria da Fé, Rommel Fernandes iniciou seus estudos musicais no Conservatório Estadual de Pouso Alegre e obteve o bacharelado em Violino pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), como aluno de Ayrton Pinto. Nos Estados Unidos, obteve os títulos de Mestre e Doutor em Música com Honors pela Northwestern University, na classe de Gerardo Ribeiro. Frequentou o Lucerne Festival Academy, na Suíça, e o Tanglewood Music Center (TMC), nos Estados Unidos, onde se aperfeiçoou em música de câmara. Foi spalla da Orquestra do TMC, atuando sob regência de Bernard Haitink e James Levine. Como membro da Chicago Civic Orchestra trabalhou, entre outros, com Charles Dutoit, Christoph Eschenbach, Daniel Barenboim, Gidon Kremer, Lorin Maazel, Pierre Boulez e Pinchas Zukerman. Foi músico convidado das sinfônicas de Boston e Chicago. Desde 2009 é spalla associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Trio

O núcleo musical do projeto Concertos Petrobras-EPTV é o trio formado por Pablo de León (violino), Horácio Schaefer (viola), e Roberto Ring (violoncelo). Desde sua criação, em 2001, o grupo já realizou mais de 700 concertos.  Pablo de León é spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Horácio Schaefer é chefe do naipe das violas da OSESP-Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Roberto Ring integrou a Orquestra Sinfônica de Campinas, a OSESP, a Orquestra de Câmara Villa-Lobos e, nos últimos anos, tem intensa atividade como músico de câmara.

As obras

Franz Schubert (1797-1828) compôs o “Quarteto em lá menor Nº 13, D.804” em 1824. Dos quinze quartetos de cordas que escreveu, este foi o único a ser apresentado publicamente antes de sua morte. É uma obra-prima, marcada por um clima de tragédia, depressão e desespero, reflexo da vida sombria do compositor na época. O apelido “Rosamunde” vem do segundo movimento, no qual Schubert usa um tema que escreveu um ano antes, quando compôs música incidental para uma peça com o título “Rosamunde, Princesa de Chipre”.

O “Quarteto de Cordas Nº 3 em lá maior Op. 41” é o mais popular dos três quartetos de cordas que Robert Schumann (1810-1856) compôs em 1842 – o seu chamado “Ano da Música de Câmara”. Dedicados a Mendelssohn, foram escritos em questão de poucas semanas. Mas antes de se colocar diante da partitura o compositor dedicou-se a estudar os quartetos de Haydn, Mozart e Beethoven. Manifestava assim sua reverência aos mestres do passado, ao mesmo tempo em que procurava tomar sua própria direção e dar sequência ao desenvolvimento da forma.

Programa

Franz Schubert (1797-1828)

Quarteto de cordas nº 13 em lá menor, D.804, “Rosamunde”

Robert Schumann (1810-1856)

Quarteto de cordas Nº 3 em lá maior, Op. 41

Serviço

Concertos Petrobras-EPTV

Quando: 16 de Agosto, sexta-feira, 20h

Onde: Teatro Castro Mendes Praça Correa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas). Telefone (19) 3272-9359.

Entrada gratuita.

Classificação: livre para todas as idades

Realização: EPTV

Patrocínio: Petrobras

Sobre Jornal Local

Veja também

Zé Neves volta o Interiorano Comedy em show solo neste sábado

O comediante campineiro Zé Neves é roteirista e radialista, mas foi como humorista stand up …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *