www.jornalocal.com.br / Cultura / Cinema / TV Cultura exibirá concerto histórico da Sinfônica de Campinas no próximo sábado, 26 de setembro

TV Cultura exibirá concerto histórico da Sinfônica de Campinas no próximo sábado, 26 de setembro

O registro exibido na noite do próximo sábado assinala outra data expressiva da música ocidental: os 150 anos de estreia de O Guarani, no Teatro Alla Scalla de Milão, na Itália. 

Uma gravação histórica da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, de 1986, será apresentada na série Clássicos, da TV Cultura, no próximo sábado, dia 26 de setembro, às 23h30. Sob a batuta do maestro Benito Juarez (1933-2020), os músicos interpretam a famosa ópera O Guarani, de Carlos Gomes (1836-1896). A apresentação foi um marco, na época, dos 150 anos de nascimento do emblemático compositor campineiro. O concerto foi realizado no Teatro Carlos Gomes.

O registro exibido na noite do próximo sábado assinala outra data expressiva da música ocidental: os 150 anos de estreia de O Guarani, no Teatro Alla Scalla de Milão, na Itália. 

A ópera, baseada na história de amor entre Ceci e Peri do livro homônimo de José de Alencar, foi o primeiro sucesso de uma obra musical brasileira no exterior. 

Na quarentena

Além do concerto histórico de 1986, durante esta semana, nos intervalos da programação, a TV Cultura exibe o vídeo da Protofonia de O Guarani gravada pelos músicos durante a quarentena. Distantes de uma sala de concerto ou de um grande teatro,  diretamente de suas casas, os artistas interpretaram a famosa abertura de “O Guarani” e homenagearam pelos 150 anos da estreia de uma das mais famosas óperas de todos os tempos.

O diferencial desse trabalho foi em relação à gravação sobreposta à versão original da abertura da ópera, de um concerto da Sinfônica, que teve a regência do maestro Victor Hugo Toro. Essa apresentação serviu de base para a criação.

A edição do vídeo levou 58 horas de trabalho, e foi realizada pelo músico Walter Barthmann, que atuou como violoncelista da Sinfônica por 10 anos, entre as décadas de 1970 e 1980.

O resultado foi exibido com exclusividade na edição do Jornal Nacional, da Rede Globo, de 20 de maio último.

Sobre Jornal Local

Veja também

Acervo com raridades do colecionador de discos Zeca Leal é aberto ao público

A plataforma organizou as mostras “A Arte da Capa”, que mostra a inventividade das capas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *