segunda-feira , 3 agosto 2020
www.jornalocal.com.br / Blogs Jornal Local / Mundo Animal / Cavalos adestrados fazem sucesso na região

Cavalos adestrados fazem sucesso na região

Cavalos adestrados fazem sucesso na região
Encantadores de cavalo se destacam pelo trabalho desde o século IXX

Rogério Silva fundou o centro Encanto Horse há 13 anos. É um adestrador apaixonado pelo que faz e desde criança se interessa por gados e cavalos. Na infância, em Sousas, costumava ir atrás do velho Chico Leiteiro, um senhor que tinha uma charretinha e entregava leite pela região. Assim, Rogério estava sempre tirando leite e prendendo os animais a noite, sempre com a intenção de poder montar em seus cavalos, pois era o que ele mais gostava. Com o tempo, Rogério fez de seu hobby um negócio. Fez cursos de adestramento em Mato Grosso e Goiás com adestradores que vinham da Espanha e de outros países. Foi através destes cursos que ele se aperfeiçoou na arte de adestramento até montar seu centro de treinamento.
Adestrador ou encantador de cavalos? Rogério pode ser os dois. Com sua simpatia, ele tem uma visão dos desejos do cavalo, uma psicologia equina.
Em meados do século IXX, um irlandês chamado Daniel Sullivan, se destacou por reabilitar cavalos que ficavam doentes, passavam por abusos, algum trauma acidental e acabavam não recebendo tratamento. Sullivan manteve seu método em segredo, mas as pessoas que o observavam, percebiam que ele tinha facilidade de resolver os problemas dos cavalos. Assim, as pessoas pensavam que ele podia conversar com os cavalos, de modo que eles pudessem entender e aceitar de forma gentil e rápida, as técnicas misteriosas. Seu método foi passado para Willis J.Powell, que viajou pelos Estados Unidos para ajudar os cavalos mais traumatizados. Assim sua fama cresceu cada vez mais. Muitas pessoas assistiram sua forma de ajudar e domar os cavalos, algo que encantou todo mundo.
O primeiro show realizado por Rogério aconteceu a 15 anos no rodeio de Cosmópolis. Ele rodou o Brasil com dois cavalos campeões de adestramento, o Luxo e o Derby. Os cavalos dançavam forró, valsa, tango e imitavam a Daniela Mercury. “Fiz todo o circuito ‘Espora de Ouro’ da Rede Globo com esses dois cavalos, mas após uma briga com meu empresário, acabei montando o Centro de Treinamento em Sousas, o Encanto Horse que já tem 13 anos”, disse Rogerio. O Encanto Horse já rendeu ao Rogério varias apresentações em diversos Estados como: Mato Grosso, Goiás, Tocantins e até Rondônia. Foi responsável pelos shows do Rodeio de Barretos, de 1997 até 2001 e atualmente faz shows nos rodeios da região. Em Sousas, já se apresentou na Festa de Sant’Ana, em algumas casas noturnas, Decathlon, Royal Palm Plaza, Tennis Club, Regatas e diversas emissoras de televisão. Com um currículo grande, se especializou em treinamentos de cavalos para palco.

Como é feito o adestramento:
“O adestramento é feito através do condicionamento do animal. Quando o exercício é repetitivo, o cavalo acaba aprendendo. 50% da mente do cavalo é raciocínio e os outros 50% ele condiciona pelo trabalho repetitivo. O cavalo é como um filho, deve ser tratado com bastante carinho e as vezes temos que dar bronca e também chamar a atenção com uma chicoteadinha e uma esporriadinha. O reconhecimento de agradecimento é uma estratégia fundamental para lidar com o animal, eles adoram cenoura e os pequenos tabletes de açúcar. Temos 4 segundos para corrigir o certo e o errado da mente de um cavalo. Muitos adestradores culpam o animal pelo coice ou por terem concluído algo errado. Muitas vezes o erro é do próprio adestrador, aquilo que se dá se recebe” diz Rogério.
Para adestrar um cavalo de palco leva-se em media de 15 a 17 meses. O melhor cavalo para ser adestrado é o Puro Sangue Lusitano, que é espanhol. Existem diversos tipos de adestramento, são eles: O circense, que é o de circo onde o animal aprende a cumprimentar, ajoelhar e etc., O clássico, que visa mais a conduta do animal no chão, Doma Vaqueira, que é voltado ao cavalo selvagem que nunca viu uma corda e o Doma Racional que trabalha o cavalo selvagem na voz e após uma hora já é possível montar no cavalo.
O Encanto Horse, esta localizado na avenida Cel. Alfredo Nascimento em Sousas e ministra aulas de equitação, curso de adestramento, preparação de cavalos para palco e cinema, shows de cavalos adestrados, doma racional, vaqueira e transporte de animais. No local funciona a escola de equitação para crianças e adultos de terça a sexta feira e aos domingos um delicioso almoço caseiro feito em fogão à lenha é servido a partir do meio dia.

Por Rafael Libertini

Sobre Sandra Venâncio

Veja também

Galeria de arte realiza evento para adoção de animais

A Urban Arts Campinas realiza no próximo dia 24 de março (sábado), a 12ª edição …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *