terça-feira , 6 dezembro 2016
Home / Blogs / Mundo Animal / Canil de Birigui: o corredor da morte

Canil de Birigui: o corredor da morte

Estagnado no tempo e operando na direção contrária à evolução das Leis de proteção animal, Birigui autoriza o Canil Municipal a confinar os animais em um “corredor da morte”. Fruto de um grave equívoco jurídico, a Administração Pública sobrepõe uma Lei Municipal, que permite o extermínio de animais capturados após três dias, sobre a Lei Estadual 12.916/08, de autoria do deputado Feliciano Filho. Publicada há dois anos, a legislação estadual proíbe a matança indiscriminada de cães e gatos nos Centros de Controles de Zoonoses, Canis Municipais e congêneres para fins de controle populacional. A chocante irregularidade foi constatada pelos assessores do parlamentar, que visitaram a cidade para apurar denúncias de entidades de proteção animal atuantes no município.
Segundo os assessores do deputado, o canil opera como a velha “carrocinha”, recolhendo os cães errantes das ruas. Após três dias no local, o município autoriza o extermínio dos animais, mesmo que sadios. Não há sala de cirurgia no local, portanto os procedimentos são realizados no chão ou em mesas improvisadas todas as quartas e sextas-feiras. Muitos dos cães são mortos por funcionários tratadores que foram treinados para realizar técnicas de eutanásia pelo veterinário Responsável Técnico, Dr. Luiz, como ele mesmo declara.
Ensinar pessoas leigas a realizar procedimentos de eutanásia é proibido e eticamente condenável conforme a Resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Embora o artigo que condene a ação seja explícito, o Responsável Técnico diz faltar clareza neste trecho da Resolução. Ele admitiu aos assessores de Feliciano não ter comparecido no local durante alguns dos procedimentos de eutanásia realizados, deixando portanto a responsabilidade da execução aos funcionários tratadores.
Além da captura e extermínio indiscriminado de animais, o Canil de Birigui não dispõe de medicamentos e assistência à saúde para cães doentes. Não há separação entre animais sadios e enfermos. Os assessores do deputado chegaram a encontrar cães mortos no meio do corredor, onde os demais animais circulavam. A Lei Estadual 12.916/08 é descumprida em sua totalidade, já que, além do extermínio indiscriminado, inexistem programas de castração, identificação e adoção de animais. 
A assessoria parlamentar reportou a situação ao secretário municipal de Saúde, Roque Aroldo Bonfim, durante uma reunião realizada no dia 15 de abril. O secretário declarou ter encaminhado um requerimento ao departamento Jurídico da prefeitura para verificar as divergências entre a legislação municipal e estadual, no que diz respeito ao controle populacional de cães e gatos. Segundo Bonfim, a solicitação foi encaminhada em 2009, mas ainda não obteve resposta. Os assessores de Feliciano notificaram o secretário que sobrepor uma Lei municipal sobre a estadual,  constitui-se em irregularidade. Bonfim decidiu, porém, aguardar o parecer do departamento Jurídico antes de inibir o extermínio de animais sadios no Canil.                            
Tendo em vista a gravidade da situação local combinada ao descaso do Poder Público em sanar os problemas, os assessores do deputado Feliciano orientaram as entidades de proteção animal a ingressarem com uma denúncia no Ministério Público.

Sobre Jornal Local

Veja também

Se tornou único exemplar da sua espécie vive no Foping Panda Valley

Único panda marrom do mundo se torna celebridade

Abandonado pelo mãe aos 2 meses, Qizai o único panda marrom do mundo se tornou …

3 Comentário

  1. os cães nao tem culpa de serem abandonados pelos seus donos
    alguém tem q tomar uma providencia e fechar esse canil
    eles tbm nem sabem o porque estão sendo mortos

    ao invés de matarem os animais então q vão matar esse bandidos q ficam assaltando toda hora e os policiais nem dão importância
    É POR ISSO Q O BRASIL NÃO VAI PRA FRENTE!

  2. TEMOS QUE FECHAR ESSE CANIL COM URGENCIA. ALGUEM QUE MORA AI VA NO FORUM E DENUNCIE NO MINISTERIO PUBLICO, POR FAVOR… URGENTE! E INADMISSIVEL ISSO. CRIME.

  3. sóó um desgraçado msmo pra aprovar uma lei dessa….mas pode ter certeza q akii se faz akii se paga Deus é justo e vai punir o F.D.P q aprovou essa lei e quem deu a ideia…pq os animais foram os primeiros seres q abitou a terra eles tem mais direito de tudo do q a gente….tudo oq a gente sente eles tbm sentem..DOR, FRIO , MEDO, FOMEEEEEEE, SEDE, QUER CARINHO, AMOR, CONFORTO, UM LUGARZINHO PRA DORMIR….tudo oq o ser humano tbm sente e quer, eu é queria q fossem todos presos e sofressem a msma coisa q esses pobres animais sofrem pra sentirem o gostiho disso pra verem se é boom…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *