terça-feira , 20 novembro 2018
Home / Blogs / Mundo Animal / Dinossauros incríveis que dominavam o Brasil

Dinossauros incríveis que dominavam o Brasil

Se você acha que o Brasil não possui dinossauros legais, você está muito enganado. Na verdade, o nosso país foi lar de vários desses animais fascinantes. Além disso possui espécimes de grande relevância para a comunidade cientifica. Por exemplo, você sabia que o dinossauro que teria dado origem ao gigante Tiranossauro Rex é brasileiro?

Além disso, você sabia que nós temos um dinossauro que possivelmente venceria uma luta contra o temível T. Rex? Nós também temos um raptor brasileiro e um dos dinossauros mais antigos que já existiram! Sim, o Brasil também já foi lar de diversas criaturas e provavelmente você não sabia disso!

Vamos descobrir a fauna pré-histórica que dominava a região. Uma coisa que você vai concordar também ao fim dessa matéria é que nós temos dinossauros com nomes muito mais legais que os dos nossos amigos internacionais. Conheça 7 dinossauros incríveis que dominavam o território brasileiro.

Irritator Challengeri

Esse dinossauro brasileiro encontrado no Ceará possuía cerca de 3 metros de altura e 8 de comprimento. Seu nome, Irritator Challengeri, veio devido a dificuldade dos pesquisadores reconstruírem e determinarem suas características. Digamos que bem… Irritante e Desafiador.

Uberabatitan

Como o próprio nome diz, o Uberabatitan foi descoberto em Uberaba. Ele é considerado um dos maiores dinossauros brasileiros já encontrados e media em torno de 7 metros de altura e 15 metros de comprimento.

Estauricossauro

Estauricossauro é considerado um dos primeiros dinossauros a caminhar pela terra. Ele viveu no período Triássico e foi descoberto no Rio Grande do Sul. Apesar de ele ter em torno de 1,80 a 2 metros de comprimento, ele não era um dino muito alto.

Santanaraptor Placidus

Sim, nós também temos nossos “raptores”. Não somente isso, ele também já foi considerado o fóssil em melhor estado de preservação (por ainda ter sinais de seu couro, músculos, pele e vasos sanguíneos fossilizados). Não somente isso, ele é tido como o membro mais primitivo dos maniraptoriformes. Em teoria foi desse dinossauro descoberto na Chapada do Araripe teria sido o ponto de partida evolutiva para o surgimento de dinossauros como o Tiranossauro Rex.

Saturnalia Tupiniquim

Saturnalia é um dinossauro do final do período triássico e também é considerado um dos dinos mais antigos já encontrados. O que torna esse dinossauro especial é que ele possui características curiosas. Ele tinha um pouco de características terópodes (como o tiranossauro) e um pouco de saurópodes(aqueles dinos quadrúpedes pescoçudos). Acredita-se que o mesmo seja um elo evolutivo. Ele possuía 1,5 metros de comprimento e foi encontrado no Rio Grande do Sul.

Buriolestes

Esse dinossauro, também muito antigo é, como o saturnália, um sauropodomorfado triássico tardio. Acredita-se que esse dinossauro encontrado no Rio Grande do Sul é também um dos elos evolutivos dos saurópodes.

Oxalaia Quilombesis

Dá mesma forma que o Irritator, o Oxalaia é um espinossaurídeo, só que maior que seu “primo” do Ceará. Ele foi descoberto no Maranhão e possuía cerca de 12 a 14 metros de comprimento e medindo cerca de 5 metros de altura. Ele é considerado o maior dinossauro carnívoro brasileiro já encontrado e ganhou o nome em homenagem a Oxalá.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Sobre Jornal Local

Veja também

Coisas que os zoológicos não te contam

  Os zoológicos são, hoje, um dos meios de entretenimento e diversão que as pessoas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *