www.jornalocal.com.br / Blogs Jornal Local / Cidades / Cinco linhas já operam na Nova estação João Jorge do BRT

Cinco linhas já operam na Nova estação João Jorge do BRT

No total, o BRT Ouro Verde contempla 14,6 km de extensão, saindo do Terminal Central e seguindo pelas avenidas João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim até o Terminal Vida Nova.

O primeiro dia da operação da Estação João Jorge, ativada nesta segunda-feira (05/04), contou com o monitoramento dos agentes da Mobilidade Urbana. Ao longo desta semana, os profissionais da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) orientarão motoristas e os cerca de 13 mil passageiros, que diariamente utilizam as cinco linhas beneficiadas com a operação da nova estrutura.

Passaram a operar a nova estação, com embarque e desembarque pela faixa esquerda, as linhas 317 (Jardim São José / Jardim São Marcos), 348 (Vila Marieta / Cidade Judiciária), 371 (Estação Parque Prado), 377 (Vila Marieta / Shopping Parque Dom Pedro) e 430 (Swiss Park).

Localizada na Avenida João Jorge, entre as vias Dr. Salles Oliveira e Sete de Setembro, a nova estação compõe o Corredor BRT Ouro Verde (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido). Apenas a plataforma de piso baixo foi ativada para o sistema convencional de transporte público. Trata-se da primeira estação que compõe o BRT a entrar em operação na região central.

Os usuários que migraram para a nova estrutura já usufruem de mais conforto e segurança no embarque e desembarque. Com área total de 485 m², o espaço conta com estrutura metálica, piso em granito e bancos de concreto, proporcionando distanciamento entre os usuários. Além disso, é totalmente acessível, conta com rampas, corrimões e piso tátil. A iluminação é em LED.

Paradas
As linhas 317, 348, 371, 377 e 430 operam a nova estação no sentido Centro. Já no sentido bairro, a Estação João Jorge é atendida pelas linhas 317, 371 e 430. Confira, no mapa a seguir, como fica o novo atendimento:

O atendimento aos usuários destas linhas deixa de ocorrer, portanto, nos pontos localizados nas marginais da Avenida João Jorge – posterior à Avenida General Carneiro e anterior à Rua Dr. Salles Oliveira (sentido Centro); e posterior à Rua Francisco Teodoro e anterior à Rua Sete de Setembro (sentido bairro).

Corredores BRT
Quando o sistema BRT entrar em operação, será ativada também a Estação João Jorge de piso elevado, que conta com 880 m², fechamento em vidro laminado duplo, portas automáticas, catracas eletrônicas de acesso e semáforos externos para orientação da parada do ônibus na plataforma.

As duas estruturas integram o trecho inicial do Corredor BRT Ouro Verde, liberado para circulação em outubro de 2020. O trecho da Avenida João Jorge, entre o viaduto Miguel Vicente Cury e a Amoreiras, conta duas faixas (uma por sentido) dedicadas ao transporte público, com espaço para ultrapassagem junto às estações. Para o tráfego em geral, são seis faixas de rolamento (três por sentido), predominantemente.

No total, o BRT Ouro Verde contempla 14,6 km de extensão, saindo do Terminal Central e seguindo pelas avenidas João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim até o Terminal Vida Nova. Juntos, os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – somam 36,6 km de extensão.

Sobre Jornal Local

Veja também

Pandemia em Campinas ainda segue em alta com 29 mortes e 474 novos casos

Campinas registrou 29 novas mortes em decorrência do novo coronavírus, agora são 2.764 óbitos (eram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *