terça-feira , 16 julho 2019
Home / Cidades / Comunidade se mobiliza e inicia campanha para reforma do 12ª DP de Sousas

Comunidade se mobiliza e inicia campanha para reforma do 12ª DP de Sousas

Iniciativa partiu da diretoria e membros do Conseg

 

A 12ª Delegacia de Polícia de Sousas vai ganhar uma nova sede reformada, graças a uma mobilização da diretoria e membros do Conselho de Segurança de Sousas e Joaquim Egídio (CONSEG). Participam do projeto, moradores, empresários e subprefeitura dos dois distritos.

Não há previsão de conclusão da  reforma do prédio, pois os recursos depende da participação da comunidade. No prédio onde atualmente funciona a delegacia sobram problemas. A fiação precisa de reparos. Há goteiras, infiltrações, e o telhado precisa ser totalmente refeito. O prédio construído em 93 foi uma iniciativa de empresários e moradores da região, que na época arrecadaram materiais e dinheiro para construção da delegacia em Sousas.

De acordo com Nelson Cayres, 2º secretário do CONSEG e coordenador da Campanha, somente serão arrecadados materiais de construção, como fios, cimento, areia, e etc. “O engenheiro já fez uma inspeção técnica no prédio, e elaborou um material descritivo da obra a ser realizada”, disse.

Cayres conta que a ideia da Campanha aconteceu devido a uma visita de boas-vindas ao novo delegado titular, João Sérgio Marques “Neste dia estava chovendo e estávamos na sala do delegado conversando, quando tivemos que mudar as cadeiras para escapar das goteiras”, conclui.

Diante das condições precárias da delegacia, o tema foi levado em discussão com a diretoria do Conseg, e ganhou corpo junto aos seus membros em reunião realizada mensalmente. De imediato, o presidente, Eduardo Précaro percebeu a necessidade da reforma do local colocando em pauta das discussões. “Foi uma grande conquista da comunidade a vinda do novo delegado titular, agora precisamos dar mais condições de trabalho e dignidade a esses servidores”, disse Précaro.

Segundo Cayres, já recebeu como doação, as telhas para reforma completa do telhado. “Precisamos também tornar a 12ª Delegacia um ambiente mais aconchegante e apropriado para o atendimento ao público, e elevar a autoestima dos profissionais e, tudo isso, sem nenhum custo aos cofres públicos”, finaliza.

Diante de tantos problemas, o investigador chefe Jones Cordeiro, do 12º DP se prontificou a auxiliar nos trabalhos da reforma. “Estamos com bastante expectativa nessa obra. Agradecemos muito a comunidade que está participando da Campanha. A reforma tem por objetivo melhorar o atendimento à população no plantão da polícia, e também para que os servidores tenham um local adequado para o trabalho”, relata Jones.

De acordo com o investigador, a reforma do telhado é apontada com de mais urgência. Os trabalhos já iniciaram essa semana e a parte elétrica e hidráulica deve começar semana que vem. Na segunda etapa, os banheiros serão reformados e o prédio ganha uma nova pintura. “Depois da reforma vamos mudar a logística de atendimento, pois antes não era possível devido as tomadas que não funcionavam”, afirmou.

Sobre a Campanha, o coordenador disse que os empresários abraçaram a causa imediatamente. “A gente conversou com amigos empresários, que nos receberam com carinho, porque sabem que essa campanha é uma boa causa. Eles vêem que a segurança é o mais importante para nossas famílias, por isso estamos pedindo aos moradores que participem doando materiais de construção. Nenhum órgão público pode receber dinheiro em espécie. A lista do memorial descritivo será divulgada, principalmente na página da rede social Facebook”, informou Nelson.

A atuação das subprefeituras dos dois distritos será fundamental nos trabalhos, principalmente com a mão de obra dos reeducandos. “A força-tarefa começara a ser executada numa ação proativa dos reeducandos”, explica Mauro Calvo, subprefeito de Sousas.

O projeto da obra conta com a ajuda financeira da comunidade. Os moradores que desejam participar podem acessar  a lista na página do Facebook, ou comparecer na reunião do Conseg, que acontece na 1ª quinta-feira do mês, às 19h, no Tomás Alves.

 

Sobre Jornal Local

Veja também

CUT lança campanha para pressionar deputados a votar contra a reforma da previdência

Para ajudar na luta contra reforma da Previdência de Bolsonaro, trabalhadores que querem se aposentar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *