segunda-feira , 22 janeiro 2018
Home / Blogs / Cidades / Festa do Figo começa dia 20 com novidades e aposta nas famílias

Festa do Figo começa dia 20 com novidades e aposta nas famílias

 

A 69ª Festa do Figo de Valinhos e a 24ª Expogoiaba apostam em novidades na programação, no resgate da tradição familiar no evento e na segurança na edição de 2018. A abertura está marcada para o próximo dia 20 de janeiro, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, e a festa se estende até 4 de fevereiro. Os eventos estão entre os mais tradicionais no Interior paulista.

O evento terá entrada gratuita, internet livre e estacionamento fechado (R$ 20,00) com renda revertida para entidades da cidade. A festa acontece no final de semana de 20 e 21 de janeiro e entre quarta-feira e domingo nas duas semanas seguintes, se encerrando no dia 4 de fevereiro.

Com poucos recursos, a comissão organizadora do evento apostou em parcerias e em um orçamento de baixo custo para realizar a festa. A expectativa é de que o evento se pague com ajuda de patrocinadores. Áreas como alimentação, shows, barracas, parque de diversões e bebidas foram licitadas e serão de responsabilidade de terceiros – com fiscalização da Prefeitura.

A estimativa dos organizadores é de reunir 120 mil pessoas nos 12 dias e movimentar pelo menos 230 toneladas de frutas em negócios durante a festa (em 2017 foram 222 toneladas). Haverá exposição de figo, goiaba e outros produtos agrícolas, além de espaços para negócios.

Ao todo serão 80 shows musicais regionais no calendário da festa. A escolha dos nomes foi feita seguindo critérios técnicos e abrindo espaços para bandas e cantores de Valinhos e da região. Os selecionados e a grade de programação serão divulgados na próxima semana.

Todo o parque será monitorado por um moderno esquema de câmeras de segurança durante as 24 horas de todos os dias do evento. O rosto de cada pessoa que entrar na festa será filmado e gravado. O sistema usará dezenas de câmeras de vigilância e até drones para vigiar todos os pontos do recinto, identificar pessoas suspeitas e possíveis problemas.

Uma equipe de segurança privada foi contratada e terá o apoio de todo o efetivo da Guarda Civil e homens da Polícia Militar. Uma central de monitoramento vai acompanhar em tempo real o movimento em todas as câmeras em operação. As pessoas vão poder conhecer essa central. Além disso, um aplicativo vai permitir o acionamento do pessoal de segurança em tempo real. Áreas com pouca iluminação receberão reforço de refletores para garantir as imagens.

A atenção para a gastronomia é uma das principais novidades da festa. Um espaço batizado de Arena Gastronômica vai receber 36 chefs ao longo dos 12 dias do evento para aulas abertas de gastronomia. Os principais ingredientes utilizados nos pratos serão as frutas que são símbolos de Valinhos: o figo e a goiaba.

Além dos chefs, uma antiga tradição italiana será apresentada na festa pela primeira vez. O Tombo da Polenta, no Espaço Italiano, é uma divertida forma de servir o prato: elaborada em um enorme tacho, a polenta é virada sobre uma estrutura de madeira e servida, com molho de tomate e carne, aos presentes em colheres.

Também na área de gastronomia, o espaço do Fundo Social de Solidariedade vai oferecer doces e milk shakes feitos com as frutas da festa. Os destaques são o shake de figo, o shake de goiaba e o figo servido com creme chantilly.

Outra aposta do evento é na área de turismo. A festa recebe tradicionalmente muitos visitantes de outros municípios, e eles terão novamente à disposição o Passeio Turístico pelo roteiro dos produtores. Por R$ 15,00 será possível embarcar em um confortável ônibus de turismo para percorrer quatro propriedades rurais no município. Há ainda um roteiro mais curto de uma hora e meia, que inclui uma trilha de 20 minutos pela Serra dos Cocais e uma visita à tradicional Casinha do Figo e Chocolate.

Quem gosta de vinho terá ainda a oportunidade de participar da pisa da uva na festa. A Adega Tordin vai oferecer a atividade, além de uma degustação de vinhos, que também serão vendidos no evento.

A festa terá ainda o Memorial Roque  Palácio, homenagem ao importante artista da cidade. A irmã de Roque, Josefina Palácio, estará no evento.

O Departamento de Comunicação da Prefeitura vai receber a imprensa em instalações ao lado da Administração do parque. Haverá espaço para os jornalistas escrevem textos e enviarem imagens em tempo real do evento.

 

Outra atrações

Atividades infantis (pintura de rosto e oficina de artes)

Parque de diversões

Praça de alimentação

Tótem para fotos com link direto para o Facebook (gratuito)

Canal interno de TV

Exposição de carros antigos (dia 21/1)

Passeio de moto (28/1)

Passeio ciclístico (4/2)

Sobre Jornal Local

Veja também

Trecho da Avenida Jesuíno Marcondes Machado terá bloqueio viário na quinta

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vai bloquear totalmente o tráfego de veículos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *