www.jornalocal.com.br / Blogs Jornal Local / Cidades / Vacinação contra a gripe será retomada na segunda, 6, a partir das 12h

Vacinação contra a gripe será retomada na segunda, 6, a partir das 12h

A vacinação dessas pessoas segue cronogramas estabelecidos pelos serviços de saúde de cada região e continua durante o mês.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será retomada em Campinas a partir do meio-dia da próxima segunda-feira, 6 de abril, nos 66 centros de saúde de Campinas. Confira aqui os locais de vacinação (http://www.saude.campinas.sp.gov.br/saude/eventos/eventos_2020/campanha_influenza_2020/campanha-influenza-2020_horarios-e-locais-vacinacao-campinas-fase1.pdf.

Serão disponibilizadas cerca de 60 mil doses no quarto lote enviado pelo Estado. Campinas receberá as vacinas na sexta-feira, 3 de abril. Como a Secretaria Municipal de Saúde precisa retirar, registrar e depois distribuir para as 66 unidades, é mais seguro retomar a vacinação na segunda-feira.

Nesta quinta-feira, 2 de abril, os centros de saúde que ainda tinham doses dos três primeiros lotes enviados pelo Estado priorizaram a vacina para acamados, que são atendidos em casa, e idosos que moram em instituições de longa permanência. A vacinação dessas pessoas segue cronogramas estabelecidos pelos serviços de saúde de cada região e continua durante o mês.

Balanço

Desde o início da campanha, em 23 de abril, foram vacinados 106.280 pessoas maiores de 60 anos, 25.776 profissionais de saúde e 559 profissionais da força de salvamento. Em Campinas, há cerca de 146 mil idosos.

Etapas

A primeira etapa de vacinação tem como público-alvo os maiores de 60 anos, profissionais de saúde e da força de salvamento. Nesta fase, estão incluídos os cuidadores de idosos e também funcionários de instituições de longa permanência para o público da terceira idade. Essa fase prossegue até o próximo dia 15 de abril.

A segunda etapa começará em 16 de abril e será voltada para professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A partir de 9 de maio serão vacinados também as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, professores, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de adultos de 55 a 59 anos de idade.

A meta é imunizar pelo menos 90% das pessoas de cada um dos grupos prioritários até 22 de maio, último dia da campanha.

Importância de vacinar

A vacina contra a gripe comum não protege contra a Covid-19, mas é aliada porque ajuda no diagnóstico, descartando casos de gripes pelos vírus que compõem a vacina e chamando a atenção dos profissionais de Saúde para investigar infecção pelo coronavírus. Além disso, a vacina contra a gripe, ao imunizar contra a Influenza, reduz casos que podem evoluir para pneumonia, por exemplo, levando pessoas a internações e necessidade do uso de respiradores em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

A vacina usada na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2020 protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. É constituída por vírus inativos, fracionados e purificados. Portanto, não contêm vírus vivos e não causam a doença.

A primeira etapa de vacinação, que começou em 23 de março, continua até 15 de abril. Na segunda etapa, a partir do dia 16, serão vacinados professores e pessoas com doenças crônicas. A última fase, com início em 9 de maio, é voltada para gestantes e mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias; crianças de seis meses a menores de 6 anos; pessoas com idade entre 55 a 59 anos; índios e trabalhadores do sistema prisional.

Todas as informações sobre o novo coronavírus ou covid-19 podem ser acessadas no endereço covid-19.campinas.sp.gov.br/. Na ferramenta, as pessoas encontram todas as medidas do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus e também podem tirar dúvidas e ter acesso à atualização dos dados da doença em Campinas.

Sobre Jornal Local

Veja também

Prefeitura mantém os serviços essenciais durante o feriado prolongado

A Emdec mantém serviços essenciais e de emergência com equipes de trânsito e transporte, a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *