segunda-feira , 3 agosto 2020
www.jornalocal.com.br / Brasil / Ex-governador de SP José Serra é denunciado pelo MPF por lavagem de dinheiro

Ex-governador de SP José Serra é denunciado pelo MPF por lavagem de dinheiro

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na casa dele e de sua filha, hoje pela manhã.

O ex-governador de São Paulo José Serra e sua filha, Verônica Allende Serra, foram denunciados pelo Ministério Público Federal de São Paulo nesta sexta-feira (3/7), por suspeita de lavagem de dinheiro.

Segundo o G1, a Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na casa de ambos pela manhã. A denúncia do MPF-SP não inclui pedido de busca e apreensão, e ainda está em fase de distribuição.

A denúncia diz que Serra, quando era governador, teria solicitado pagamentos ilegais da construtora Odebrecht para fazer um aditivo no contrato do Rodoanel Sul que permitiria ao consórcio vencedor da licitação continuar operando.

Seguiram-se, então, três etapas para a ocultação do dinheiro recebido ilegalmente, ainda de acordo com o MPF. José Serra, segundo a denúncia, teria primeiro usado a empresa Circle Technical, de José Amaro Pinto Ramos, para receber o dinheiro; que teria sido depois transferido para a Dortmund International, controlada pela filha de Serra, Verônica; por fim, para encobrir as operações, Serra teria recorrido à Ficus Capital e à Citadel Financial Advisory. Os crimes teriam ocorrido entre 2006 e 2014.

Na denúncia, os procuradores pediram a citação dos denunciados, seguida de instrução; e a “fixação de valor mínimo, em reais, equivalentes a 936.000,00 euros (novecentos e trinta e seis mil euros), a serem devidamente corrigidos, para fins de reparação dos danos causados pelos crimes imputados”.

Sobre Jornal Local

Veja também

Brasil tem 88,5 mil mortes e 2,48 milhões de casos acumulados

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informou que teve “dificuldade para exportar a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *