Home / Ciência e Tecnologia / CPqD anuncia nova versão da plataforma aberta dojot

CPqD anuncia nova versão da plataforma aberta dojot

 

A plataforma aberta dojot, desenvolvida pelo CPqD com o objetivo de acelerar a criação de aplicações de Internet das Coisas (IoT), está ganhando uma nova versão, que recebeu o nome de Aikido. O lançamento foi anunciado no evento dojot IoT day, realizado nas instalações do CPqD, durante o qual foram apresentados os novos recursos da plataforma.

 “O desenvolvimento da dojot continua, com foco nas demandas do mercado e do ecossistema voltado à oferta de soluções IoT”, afirma Maurício Casotti, responsável de marketing da dojot no CPqD. “Nesse sentido, a versão Aikido reforça os três pilares que orientaram a criação dessa plataforma: facilidade de uso, rapidez no desenvolvimento de aplicações e segurança na implantação”, acrescenta.

Uma interface de operação mais intuitiva e a visão da distribuição dos dispositivos em um mapa são alguns dos novos recursos que, segundo Casotti, tornam a dojot Aikido ainda mais fácil de usar. Além disso, ele destaca a atualização dos dados de exibição em tempo real, a visão de alarmes da plataforma e a possibilidade de integração com o CPqD Billing, para facilitar a cobrança em modelos de negócios complexos dentro do ecossistema IoT.

Já funcionalidades como gerenciamento de templates de dispositivos, de atualizações de firmware e suporte à atuação em dispositivos (para configuração e envio de comandos a partir da plataforma) são recursos que tornam a nova versão da dojot ainda mais rápida para desenvolver aplicações IoT. “Nesse quesito, uma funcionalidade importante é a de function as a service (FaaS), que permite usar a dojot para disponibilizar funções criadas fora dela para todo o ecossistema de IoT”, ressalta Casotti.

Em relação à segurança para implantar, ele destaca como novidades o suporte à autenticação na plataforma tanto da aplicação como do dispositivo, por meio do uso de canal seguro e de recursos de criptografia. Além disso, Casotti afirma que um novo broker de contextos foi incorporado à dojot Aikido, o que torna a solução mais flexível, escalável e robusta.

O lançamento da nova versão  faz parte da estratégia do CPqD de dar suporte à evolução e ao aperfeiçoamento constante da plataforma dojot, que tem como foco o estímulo à inovação aberta e à construção de um ecossistema voltado para a oferta de soluções IoT adequadas à realidade brasileira. A dojot Aikido já está disponível no portal www.dojot.com.br, pelo qual os interessados podem obter seu código e também a documentação sobre como utilizar os componentes, a interface, etc.

 

Sobre o CPqD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPqD é uma organização independente. Criado há mais de 40 anos, mantém o maior programa de pesquisa e desenvolvimento da América Latina em sua área de atuação. Seu portfólio abrangente de soluções, serviços, sistemas de missão crítica e tecnologias de produto transferidas para a indústria é utilizado nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, contribuindo para o aumento da eficiência das organizações, a transformação da experiência com seus clientes, a viabilização de modelos de negócios e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPqD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de suas competências em áreas estratégicas da transformação digital – como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Conectividade.

www.cpqd.com.br | Twitter | Facebook | Google+ | LinkedIn

 

Sobre Jornal Local

Veja também

Observatório abre inscrições para visitante apreciar a Lua Azul

  O sábado, dia 31 de março, promete ser especial para os amantes da Lua. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *