domingo , 24 setembro 2017
Home / Ciência e Tecnologia / Hospital da Puc – Campinas realiza jornada de informática em saúde

Hospital da Puc – Campinas realiza jornada de informática em saúde

computacao_cognitiva

 

No dia 26 de abril, quarta-feira, às 14h, acontece a Jornada de Informática em Saúde do Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas.  O evento gratuito e aberto ao público debaterá sobre IBM Watson traçando rumos da computação cognitiva: o que isto tem a ver comigo? e O Prontuário Eletrônico Inteligente: Como Incorporar Acesso à Informação e Apoio à Decisão Clínica.

Computação cognitiva trata-se da capacidade de computadores pensarem (quase) como seres humanos. A utilização de computadores para o processamento de informações e tomadas de decisões baseadas em aprendizado de experiências anteriores, semelhante ao funcionamento do nosso cérebro.

Na saúde, por exemplo, a computação cognitiva compila dados médicos para que possa colaborar em determinados diagnósticos. Certos tratamentos da medicina baseiam-se na combinação de inúmeras fontes de conhecimento e análise de uma infinidade de dados, bem como a experiência e conhecimento adquiridos ao longo do exercício da função médica para então tomar uma decisão.

“A partir da ideia de contar com a ajuda de um computador que faça essa análise a partir de informações coletadas pelo próprio médico junto ao paciente, a computação cognitiva recomenda possíveis tratamentos às doenças. Os dispositivos cognitivos estão permitindo a criação de uma nova parceria entre pessoas e computadores: os médicos trazem o contexto, os problemas, os valores e o sistema traz a sua habilidade de encontrar padrões”, explica a gerente de Tecnologia da Informação do Hospital, Margareth Ortiz de Camargo.

Segundo Margareth, o Prontuário Eletrônico quando bem implantado traz ao paciente segurança. No momento que realizamos a checagem eletrônica à beira leito, inserimos duas grandes barreiras que quase impossibilita a troca de medicamentos e soluções. Quando todos os profissionais de saúde têm acesso a informações inseridas por todo o corpo clinico, o acesso a informações de alergias, etc, é bem mais fácil e claro e isso impacta na segurança do paciente.

 

Serviço

26 de abril, às 14h

Local: Auditório Monsenhor Salim, Campus II da PUC-Campinas

(Avenida John Boyd Dunlop, s/nº, Jardim Ipaussurama)

Palestrantes: Cientista Chefe do BRL – Brazilian Research Lab – Dr. Fábio Gandour e Prof. Dr. Renato Sabbatini – Vice-presidente, Instituto HL7 Brasil e Presidente, Instituto Edumed, Campinas, SP, Brasil.

Outras informações: (19) 3343-8393

Sobre Jornal Local

Veja também

Técnica de plantio em palha reduz necessidade de irrigação e adubação

Uma técnica de plantar, que diminui as necessidades de irrigação e adubação das plantas para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *