segunda-feira , 22 janeiro 2018
Home / Ciência e Tecnologia / Hospital da Puc – Campinas realiza jornada de informática em saúde

Hospital da Puc – Campinas realiza jornada de informática em saúde

computacao_cognitiva

 

No dia 26 de abril, quarta-feira, às 14h, acontece a Jornada de Informática em Saúde do Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas.  O evento gratuito e aberto ao público debaterá sobre IBM Watson traçando rumos da computação cognitiva: o que isto tem a ver comigo? e O Prontuário Eletrônico Inteligente: Como Incorporar Acesso à Informação e Apoio à Decisão Clínica.

Computação cognitiva trata-se da capacidade de computadores pensarem (quase) como seres humanos. A utilização de computadores para o processamento de informações e tomadas de decisões baseadas em aprendizado de experiências anteriores, semelhante ao funcionamento do nosso cérebro.

Na saúde, por exemplo, a computação cognitiva compila dados médicos para que possa colaborar em determinados diagnósticos. Certos tratamentos da medicina baseiam-se na combinação de inúmeras fontes de conhecimento e análise de uma infinidade de dados, bem como a experiência e conhecimento adquiridos ao longo do exercício da função médica para então tomar uma decisão.

“A partir da ideia de contar com a ajuda de um computador que faça essa análise a partir de informações coletadas pelo próprio médico junto ao paciente, a computação cognitiva recomenda possíveis tratamentos às doenças. Os dispositivos cognitivos estão permitindo a criação de uma nova parceria entre pessoas e computadores: os médicos trazem o contexto, os problemas, os valores e o sistema traz a sua habilidade de encontrar padrões”, explica a gerente de Tecnologia da Informação do Hospital, Margareth Ortiz de Camargo.

Segundo Margareth, o Prontuário Eletrônico quando bem implantado traz ao paciente segurança. No momento que realizamos a checagem eletrônica à beira leito, inserimos duas grandes barreiras que quase impossibilita a troca de medicamentos e soluções. Quando todos os profissionais de saúde têm acesso a informações inseridas por todo o corpo clinico, o acesso a informações de alergias, etc, é bem mais fácil e claro e isso impacta na segurança do paciente.

 

Serviço

26 de abril, às 14h

Local: Auditório Monsenhor Salim, Campus II da PUC-Campinas

(Avenida John Boyd Dunlop, s/nº, Jardim Ipaussurama)

Palestrantes: Cientista Chefe do BRL – Brazilian Research Lab – Dr. Fábio Gandour e Prof. Dr. Renato Sabbatini – Vice-presidente, Instituto HL7 Brasil e Presidente, Instituto Edumed, Campinas, SP, Brasil.

Outras informações: (19) 3343-8393

Sobre Jornal Local

Veja também

Evento de Ufologia em Campinas relembra os 40 anos da Operação Prato.

Evento internacional de Ufologia em Campinas relembra os 40 anos da Operação Prato, a missão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *