Home / Cultura / Rabeca Cultural tem show nesse final de semana

Rabeca Cultural tem show nesse final de semana

 

Dando continuidade à série periódica de shows musicais, a Rabeca Cultural promove semanalmente o grupo Zaravi que se apresenta no dia 30 de junho, sábado, às 20h30. O grupo é composto por  Thiago Rossi (violas), Dalga Larrondo (Zarb e percussão) e Esdras Rodrigues (Rabecas).

Em uma união harmoniosa e refinada, três instrumentos com perfis semelhantes dão vida e fazem soar as músicas de violeiros de todos os cantos do Brasil. Isto nas mãos de experientes músicos que trafegam com genialidade entre o erudito e o popular.

A proposta, que representa um cruzamento inusitado de instrumentos e materiais musicais díspares, explora sua originalidade, inovação e promove um rico panorama de repertório que contempla grandes violeiros da música brasileira como Almir Sater, Ivan Vilela, Tião Carreiro, Levi Ramiro, Anderson Baptista, Paulo Freire e Thiago Rossi. Um instrumental brasileiro com instrumentos de várias regiões e construtores, construídos com as mais diversas técnicas e os mais diversos materiais.

Inauguração da sala cultural

A Rabeca Cultural inaugura uma de suas salas que leva o nome de um dos maiores músicos que já passaram por nossa cidade. Trata-se de José Eduardo Gramani (1944 – 1998). Violinista virtuose, rabequeiro, compositor, pesquisador, regente e professor. Sobretudo ser humano maravilhoso que abrigou boa parte dos melhores músicos da época em torno de sua pessoa querida, carismática e de seu trabalho agregador e genial. Criou e integrou diversos grupos de câmara e orquestras ligando o erudito e o popular, entre eles a orquestra Oficina de Cordas, Anima, Trio Bem Temperado, Trem de Cordas, Armônico Tributo, Carcoarco, Camerata Barroca de Campinas, Kamerata Philarmonia e Orquestra Villa Lobos. Foi professor de rítmica na Unicamp e desenvolveu farto e precioso trabalho de pesquisa em ritmo, revolucionou o ensino do ritmo nas escolas e un iversidades, e sobre rabecas brasileiras. É autor dos livros Rítmica, Rítmica Viva e Rabeca, o Som Inesperado, concluído por sua filha Daniella Gramani. Boa parte de seu acervo de rabecas do Brasil inteiro estarão expostas para apreciação do público. Sua música Dobradinho insere o repertório do show e será interpretada pelo grupo ZARAVI.

 

SERVIÇO

Grupo Zaravi

30 DE JUNHO (SÁBADO) DE 2018 – 20h30

 

Rabeca Cultural 

Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Jardim Atibaia, Sousas, Campinas.

Contato e venda antecipada pelo celular 9.97206186.

 

Sobre Jornal Local

Veja também

Maravilhas do Corpo Humano

O Iguatemi Campinas recebe de 5 de julho a 23 de setembro a mostra internacional …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *