domingo , 24 setembro 2017
Home / Cultura / Cinema / Sousas terá a primeira mostra de Cinema Italiano dia 12

Sousas terá a primeira mostra de Cinema Italiano dia 12

A entrada será gratuita e irá ocorrer em vários pontos da cidade.
A entrada será gratuita e irá ocorrer em vários pontos da cidade.

A partir do dia 6 abril, Campinas irá sediar a primeira edição da Mostra de Cinema Italiano, que contará com a estreia mundial do filme “A Verdade” (Le Verità), do diretor Giuseppe Alessio Nuzzo.

Ao todo, serão exibidas 17 obras contemporâneas, além da exibição dos filmes “Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita”, “A classe operária vai ao paraíso” e “Juízo final”, do cineasta Elio Petri (1929-1982), que evidenciou mudanças na Itália do pós-guerra a partir do realismo e representa a geração que mudou o cinema de seu país e terá sua homenagem garantida no evento.

 Elio Petri ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1971 com o filme “Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita” (Indagine su un cittadino al di sopra di ogni sospetto). Foi roteirista de 30 filmes e dirigiu outros 18. Conquistou também prêmios nos festivais de Cannes, Berlin, Veneza, Mar del Plata, entre tantos outros.

Dentre os dias 6 e 13 de abril, o evento ainda contará com a presença do cineasta Francesco Bruni, do ator e produtor Francesco Siciliano e da atriz Nicoletta Romanoff.

Haverá também eventos acadêmicos em sessões especiais e gratuitas com presença de artistas nos debates entre estudantes e professores sobre aspectos da realidade italiana e da arte cinematográfica na Unicamp, na PUC-Campinas, na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Esamc. Além de outros locais, como o Top CinePlex, do Shopping Prado Boulevard, o Convention Bureau e na Associação VIVI Brasil e a Società Italiana Lavoro e Progresso.

Evento

O evento é promovido pela Prefeitura de Campinas e tem como parceiros o Instituto Luce Cinecittà (vinculado ao Ministério de Patrimônio e da Atividade Cultural e do Turismo da República Italiana), o Top CinePlex do Shopping Prado Boulevard, o Convention Bureau, a Unicamp, a PUC-Campinas, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Esamc, a Associação VIVI Brasil e a Società Italiana Lavoro e Progresso, de Campinas.

Mais sobre a I Mostra de Cinema Italiano

O evento em Campinas terá a estreia mundial do filme “A Verdade” (“Le Verità”), do diretor Giuseppe Alessio Nuzzo, que estará presente na mostra. Serão exibidas diversas obras contemporâneas, além de três filmes antológicos do cineasta Elio Petri (1929-1982), que será homenageado. Também participam do evento o documentarista italiano Gianfranco Pannone, duas vezes premiado no Festival de Torino, em 1998 e 2001, além do ator e produtor Francesco Siciliano. A entrada para as sessões de cinema será gratuita e vão ocorrer em vários pontos da cidade: teatro Castro Mendes, Top Cineplex do shopping Prado Boulevard, na Società Lavoro e Progresso e em quatro universidades, que também irão sediar sessões especiais e debates com a presença do cineasta Francesco Bruni, sobre aspectos da realidade italiana e da arte cinematográfica.

 Serviço:

I Mostra de Cinema Italiano em Campinas
Data: 6 a 13 de abril
Mais informações: cinemaitaliano.campinas.sp.gov.br

Sobre Jornal Local

Veja também

Nova onda valoriza o profissional DJ

Imagina uma festa animada com um repertório composto de 30 mil músicas para tocar?  Será …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *