Home / Cultura / Inscrições abertas para Oficina de Documentário, Viola e Canção

Inscrições abertas para Oficina de Documentário, Viola e Canção

Atividades integram pesquisa e produção audiovisual sobre o universo da viola
Atividades integram pesquisa e produção audiovisual sobre o universo da viola

 

Estão abertas as inscrições gratuitas para a Oficina de Documentário, Viola e Canção do projeto Intergerações Viola Paulista, que terá início em Campinas-SP no dia 06 de maio de 2017, das 14 às 20 horas, no Centro de Cultura Caipira e Arte Popular / Museu da Cidade (casarão da subprefeitura de Joaquim Egídio, localizado à Rua José Ignácio, 14). Entre os dias 07 e 11 de maio, práticas de entrevista serão realizadas em diversos pontos da cidade, em horários e locais a combinar.

Para participar da oficina, basta baixar a ficha de inscrição no site http://camaraclara.org.br/violapaulista  e enviar para contato@camaraclara.org.br. As inscrições são gratuitas, e as vagas são limitadas.

A oficina une a linguagem do audiovisual e da música, tendo como foco o universo da viola, seu processo artesanal de construção e sua presença em manifestações culturais populares em Campinas-SP, tais como duplas caipiras, orquestras de viola, grupos de Catira, Folias de Reis, etc.

Os participantes realizarão práticas de entrevista, captação de áudio e filmagem, além de discutir aspectos éticos, técnicos e estéticos da produção audiovisual e temas como memória, envelhecimento e relações intergeracionais.

A oficina também oferece um panorama sobre a presença da viola nas diferentes regiões do Brasil, suas variadas formas, denominações, afinações e modos de tocar. Além disso, uma roda de viola, memória e canção está prevista como atividade prática de registro audiovisual, com a participação especial do Grupo de Catira São Gonçalo, de Joaquim Egídio, Campinas-SP.

A exemplo do que foi realizado durante o ano de 2016 nas cidades de Limeira-SP e Atibaia-SP, as ações do projeto Intergerações Viola Paulista – Etapa Campinas também resultarão na produção e circulação livre de curtas documentários, produção e distribuição gratuita de DVDs a cineclubes e instituições culturais, publicação de site e realização de eventos vídeo musicais.

O projeto Intergerações Viola Paulista – Etapa Campinas é uma realização do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura, produzido por artistas e pesquisadores do Instituto Câmara Clara e do Voamundo Cultural, com o apoio do Museu da Cidade, Secretaria de Cultura – Prefeitura de Campinas.

 

SERVIÇO
Oficina de Documentário, com foco no universo da viola e da canção.

Data: 06 de Maio de 2017 no Centro de Cultura Caipira e Arte Popular / Museu da Cidade

Endereço: Rua José Ignácio, 14 – Casarão da subprefeitura de Joaquim Egídio

Atividades: práticas entre os dias 07 a 11 de maio em diversos pontos da cidade em horários a combinar.

Mais informações no site:www.camaraclara.org.br/violapaulista

Ou pelo e-mail: contato@camaraclara.org.br

Inscrições gratuitas.Vagas limitadas.

 

Sobre Jornal Local

Veja também

Fonoaudióloga dá dicas de leitura que ajudam a estimular a linguagem

Explorar o universo imaginário e os diversos formatos dos livros ajuda na produção dos primeiros sons e palavras da criança

O primeiro “era uma vez” de uma criança é uma viagem sem volta no mundo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *