quarta-feira , 23 janeiro 2019
Home / Cultura / Música caipira: Arlindo Lima e Ramon Vieira apresentam “Tropeada” em Campinas

Música caipira: Arlindo Lima e Ramon Vieira apresentam “Tropeada” em Campinas

Representantes da atual música caipira de raiz, a dupla Arlindo Lima & Ramon Vieira apresenta o show “Tropeada” no dia 10 de novembro em Campinas. O espetáculo, com entrada gratuita, ocorre às 16h no Centro de Cultura Caipira e Arte Popular (rua José Ignácio, 14 – Distrito de Joaquim Egídio).

A apresentação, que conta com composições de autoria da dupla, demonstra a existência de produção contemporânea de música de raiz. “A autêntica música regional não está só nas lembranças, mas se recria e se renova sempre  buscando referências na tradição”, pontua o violeiro e compositor Arlindo Lima, que tem como inspiração nomes comoCarreirinho, Teddy Vieira, Waldemar Henrique, Pena Branca, dentre outros. O show contará também com músicas de domínio popular.

Arlindo Lima e o cantor, folclorista e também compositor Ramon Vieira começaram a trabalhar juntos em 2012 em Sorocaba e contam com um CD (“Arlindo Lima & Ramon Vieira”) e um DVD (“Tropeada”) lançados. Ao longo dos anos, aprofundaram-se na pesquisa do universo caipira visitando antigos violeiros, fazendeiros, dançarinos, foliões e mestres. Arlindo e Ramon mesclam a música caipira do interior de São Paulo com a música dos outros sertões brasileiros, que nada mais é do que a soma de suas influências, produzindo um som que mostra a fusão de toadas, pagodes, lundus, carimbos, cateretês, maracatus, bois, etc. “Minha busca é pela arte da terra, da verdade, a arte sincera que conheci com meus pais e meus mestres nos interiores do Brasil, nos tambores do maracatu, nas caixas das folias de reis e na voz do povo que canta o que vive”, destaca Ramon.

No show em Campinas, a dupla Arlindo Lima (voz e viola) e Ramon Vieira (voz e percussão) estará acompanhada de músicos atuantes da cena instrumental atual: Marcel Bottaro (contrabaixo), Tiago Mecatti (bateria) e Fabio Gouvea (violão). Além disso, o show contará com o coral formado por Keyla Conegero, Karen Conegero e Amanda Mara.

Durante os shows, Arlindo e Ramon aproveitam também para contar algumas histórias, os famosos “causos”, que resgatam a simplicidade do campo, a natureza e um pouco da história e da tradição tropeira, já que a dupla está sediada em Sorocaba, que foi uma cidade fundamental dentro do ciclo econômico do tropeirismo, já que sediava as famosas feiras de muares entre os séculos 18 e 19.

Turnê com apoio do ProAC

O show em Campinas faz parte da turnê de oito apresentações gratuitas pelo Estado de São Paulo. Guarulhos, Santo André, São José dos Campos, Santos, Jundiaí, Piracicaba e São Paulo estão também entre as cidades selecionadas para receber o espetáculo, que conta com apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo por meio do Programa de Ação Cultual (ProAC) – ICMS e patrocínio da Cobasi – o shopping do seu animal.

Por isso, no dia do evento, uma ONG estará no local arrecadando ração e acessórios (como coleira e cobertores) para cães e gatos abandonados, que estão sendo cuidados pela ONG e em busca de adoção.

InSobre Ramon Vieira 

Músico, cantor, percussionista, pesquisador e educador licenciado em Letras, Ramon Vieira tem como foco do seu trabalho os folguedos regionais da cultura popular tradicional, a música caipira e o forró pé de serra.

Desde 2006, integra o Trio Macaíba (ao lado de Cléber Almeida e Beto Corrêa), que tem dois CDs gravados e parceria com grandes nomes da música brasileira: Hermeto Pascoal, Dominguinhos,  Naylor Proveta, Arismar do Espírito Santo e Oswaldinho do Acordeon.

Desde 2005, Ramon coordena, juntamente com Telma Tessilla, o núcleo de pesquisas em cultura popular do Centro Cultural Quilombinho na Vila Leão, em Soroca

Sobre Arlindo Lima

Natural do Pará, Arlindo Lima reside em Sorocaba desde 2006, onde atua como músico, produtor rural e médico otorrinolaringologista. Sua carreira musical começou no violão clássicos as 7 anos de idade e aos 10 anos já era integrante da Orquestra de Violões do Pará.

Entre os trabalhos lançados de Arlindo está o CD “Canções do arraial”, que contou com a participação de músicos como o acordeonista Toninho Ferragutti e o pianista Paulo Braga, e  “Por entre os dedos”, que conta com participação de nomes como André Marques, Filó Machado, Isabel Padovani, entre outros.

Após imersão em suas origens do campo, produziu o CD “Cavalo do tempo”,  lançado em 2013, no qual Ramon Vieira participa.

Também escreve o blog www.arlindolima.com.br, onde narra causos, fala sobre música caipira, composições novas, coisas da terra, história do folclore, etc.

Sobre Jornal Local

Veja também

Banda SheRlock e a identidade do novo Rock nacional

A banda está há seis anos tocando na noite, largaram suas profissões e empregos e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *