terça-feira , 20 novembro 2018
Home / Economia / Aplicativo ajuda eleitor a escolher candidato

Aplicativo ajuda eleitor a escolher candidato

Site dá ‘match’ com candidatos que pensam parecido

Os eleitores paulistas já podem usar essa ferramenta (votasp.org.br) para posicionarem-se em relação a questões da realidade e receber uma lista de afinidade com candidatas e candidatos a deputada(o) estadual e federal.

São um total de 40 questões de variados temas, sendo que o eleitor precisa responder um mínimo de 20 para ter acesso a lista, dizendo se concorda plenamente, concorda, discorda ou discorda plenamente com as afirmações colocadas.

Quando clicar em “calcular afinidade”, o eleitor paulista verá duas listas (estadual e federal) ordenadas por quem respondeu mais parecido e, assim, pensa mais parecido das candidatas e candidatos que se cadastraram na plataforma.

Até o momento, 33 dos 35 partidos possuem representação na plataforma, com mais de 300 candidatas e candidatos cadastrados.

 O site foi desenvolvido pela rede de mobilização Minha Campinas em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (campus Campinas) e com o FrontEnd Campinas, grupo de programadores da cidade.

A plataforma é em código aberto e o sistema de pontuação para gerar a lista está disponível para consulta. Todos os diretórios estaduais de partido receberam um convite formal e os 3849 candidatos a deputado estadual e federal foram convidados individualmente a participar da plataforma.

Aqueles que quiserem, podem acessar diretamente a plataforma e inscreverem-se para aparecer na lista de afinidade dos eleitores que vão usar a ferramenta.

Em 2016, a Minha Campinas realizou o Vota Campinas e ajudou mais de 7 mil pessoas a escolherem em quem votariam naquele ano para vereador, que representou mais de 1% dos votos válidos da cidade.

 Minha Campinas

A Minha Campinas é uma rede de mobilização que busca promover participação popular consciente nas tomadas de decisão da cidade de Campinas, com tecnologias sociais e digitais, por meio de mobilizações sociais e incentivo ás comunidades de ação.

 IFSP – Campinas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino. O IFSP é organizado em estruturamulticampi e possui aproximadamente 22 mil alunos matriculados nos 28 campi e 20 polos de educação a distância divididos pelo estado de São Paulo.

FrontEnd Campinas

Um grupo de programadores e programadoras independentes que utilizam tecnologia para a construção de uma sociedade melhor.


Sobre Jornal Local

Veja também

Partido peticiona pedido de veto ao aumento para o STF

Anexado ao pedido estão as mais de duas milhões de assinaturas, obtidas por meio do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *