
Embora nem todos os empresários dediquem a mesma atenção aos aspetos que
compõem a identidade da marca, a verdade é que estes são fulcrais para o
sucesso. Venha conhecer o papel do nome para a construção de uma marca digital
sólida.
Um nome, seja em que contexto for, é um elemento muito importante. O nome é
responsável por conferir uma identidade e é por isso as pessoas, marcas,
espaços e até cidades e países contam com um nome próprio, que os destaca dos
demais.
Um nome não é apenas um elemento de identificação, este é, também, de uma forma
mais abrangente, um ponto de conexão que permite criar uma forma de tornar um
determinado elemento único e reconhecível, permitindo que os demais possam
identificá-lo e destacá-lo dos seus similares.
Várias áreas de estudo têm vindo a debruçar-se sobre a questão do nome para
compreender as formas como este impacta em aspetos tão diversos como a
construção da personalidade, o impacto
social e
a percepção dos pares.
Estas noções, completamente válidas em termos da individualidade humana, são
também reais para as empresas. Assim, os nomes atribuídos às marcas, às lojas
online e aos negócios podem ter uma influência direta no sucesso destas dentro
dos seus âmbitos e setores de atividade.
O nome influencia vários aspetos da comunicação da marca e é a base da
construção de outros elementos da identidade da marca. Um nome tem, ancorado a
si, elementos tão diversos como o significado, a sonoridade ou a memorabilidade.
Todos estes são absolutamente fundamentais no que diz respeito à relação de uma
marca com o seu público em potencial.
Assim sendo e considerando o enorme impacto que o nome tem, é muito importante
compreender a sua influência e o seu papel na obtenção do sucesso empresarial.
Como o nome impacta na construção de identidades pessoais e comerciais
Mesmo antes de uma pessoa nascer, um dos traços da identidade que os pais se preocupam em criar para o bebé é o seu nome. Embora isto aconteça de forma natural, sem que se perca muito tempo a pensar sobre o papel efetivo do nome para a vida da criança, a verdade é que, inerente às preocupações dos pais na gravidez, está já a escolha desse elemento que acompanhará o filho por toda a sua vida.
De facto, o nome da pessoa é um dos maiores traços da sua individualidade e os
estudos da sociologia, da psicologia e da antropologia têm vindo a atestar isto
mesmo, ao mostrarem o impacto que este nome pode ter nas experiências pessoais,
laborais e educacionais. Segundo os resultados dos seus estudos, um nome pode
fazer a diferença para estruturar a confiança, a motivação e até mesmo o
sucesso que um indivíduo terá ao longo da sua vida.
Assim, e considerando o enorme impacto que o nome pode ter numa só pessoa,
torna-se evidente que este será ainda mais importante para uma empresa, cujo
sucesso se baseia em estruturas de reconhecimento e confiança.
Escolher o nome para a sua loja online é
criar uma importante identidade para a mesma, que modelará a forma como esta se
apresenta no setor e a forma como é encarada pelo público.
Elemento de identificação e distinção, o nome será fundamental para cativar
novos clientes e para criar uma facilidade de identificação visual e
comunicacional da marca. O nome será ainda responsável por algumas das
respostas emocionais do cliente face à loja, podendo cativá-lo, por exemplo,
pela curiosidade.
O nome e o sucesso em e-commerce
O público-alvo de uma empresa deve ser considerado no momento de colocar um nome. Além deste, também outros elementos, como o mercado em que trabalha, o setor, o tipo de produto que comercializa e mesmo os valores da marca podem ser tidos em consideração.
Hoje, já não existe a necessidade de contratar especialistas de mercado para
garantir um nome sólido e interessante para a marca.
Geradores online permitem que, por custos acessíveis ou mesmo gratuitamente, se
possa escolher um nome para a marca criada.
Alguns fatores devem ser tidos em consideração quando se cria este nome. É,
primeiro que tudo, importante que o nome seja identitário e, como tal, único e
diferente dos demais (principalmente se forem empresas que trabalham no mesmo
setor ou que sejam sobejamente conhecidas). Um nome deve também ser fácil de
compreender, de apreender, de memorizar e contar com uma sonoridade apelativa.
Será ainda importante considerar os domínios da internet e garantir que o
domínio correspondente ao nome pretendido se encontra disponível para alojar a
sua loja online.
Com este tipo de cuidado, torna-se perfeitamente possível criar uma marca que
consiga quebrar as lógicas da concorrência e permear o mercado, atingindo o
desejado sucesso, mesmo perante as grandes dificuldades do nosso século.