Home / Economia e Negócios / O papel de um bom nome na construção de uma loja online

O papel de um bom nome na construção de uma loja online

Embora nem todos os empresários dediquem a mesma atenção aos aspetos que compõem a identidade da marca, a verdade é que estes são fulcrais para o sucesso. Venha conhecer o papel do nome para a construção de uma marca digital sólida.

Um nome, seja em que contexto for, é um elemento muito importante. O nome é responsável por conferir uma identidade e é por isso as pessoas, marcas, espaços e até cidades e países contam com um nome próprio, que os destaca dos demais.


Um nome não é apenas um elemento de identificação, este é, também, de uma forma mais abrangente, um ponto de conexão que permite criar uma forma de tornar um determinado elemento único e reconhecível, permitindo que os demais possam identificá-lo e destacá-lo dos seus similares.


Várias áreas de estudo têm vindo a debruçar-se sobre a questão do nome para compreender as formas como este impacta em aspetos tão diversos como a construção da personalidade, o impacto social e a percepção dos pares.


Estas noções, completamente válidas em termos da individualidade humana, são também reais para as empresas. Assim, os nomes atribuídos às marcas, às lojas online e aos negócios podem ter uma influência direta no sucesso destas dentro dos seus âmbitos e setores de atividade.


O nome influencia vários aspetos da comunicação da marca e é a base da construção de outros elementos da identidade da marca. Um nome tem, ancorado a si, elementos tão diversos como o significado, a sonoridade ou a memorabilidade. Todos estes são absolutamente fundamentais no que diz respeito à relação de uma marca com o seu público em potencial.


Assim sendo e considerando o enorme impacto que o nome tem, é muito importante compreender a sua influência e o seu papel na obtenção do sucesso empresarial.

Como o nome impacta na construção de identidades pessoais e comerciais

Mesmo antes de uma pessoa nascer, um dos traços da identidade que os pais se preocupam em criar para o bebé é o seu nome. Embora isto aconteça de forma natural, sem que se perca muito tempo a pensar sobre o papel efetivo do nome para a vida da criança, a verdade é que, inerente às preocupações dos pais na gravidez, está já a escolha desse elemento que acompanhará o filho por toda a sua vida.


De facto, o nome da pessoa é um dos maiores traços da sua individualidade e os estudos da sociologia, da psicologia e da antropologia têm vindo a atestar isto mesmo, ao mostrarem o impacto que este nome pode ter nas experiências pessoais, laborais e educacionais. Segundo os resultados dos seus estudos, um nome pode fazer a diferença para estruturar a confiança, a motivação e até mesmo o sucesso que um indivíduo terá ao longo da sua vida.


Assim, e considerando o enorme impacto que o nome pode ter numa só pessoa, torna-se evidente que este será ainda mais importante para uma empresa, cujo sucesso se baseia em estruturas de reconhecimento e confiança.


Escolher o nome para a sua loja online é criar uma importante identidade para a mesma, que modelará a forma como esta se apresenta no setor e a forma como é encarada pelo público.


Elemento de identificação e distinção, o nome será fundamental para cativar novos clientes e para criar uma facilidade de identificação visual e comunicacional da marca. O nome será ainda responsável por algumas das respostas emocionais do cliente face à loja, podendo cativá-lo, por exemplo, pela curiosidade.

O nome e o sucesso em e-commerce

O público-alvo de uma empresa deve ser considerado no momento de colocar um nome. Além deste, também outros elementos, como o mercado em que trabalha, o setor, o tipo de produto que comercializa e mesmo os valores da marca podem ser tidos em consideração.


Hoje, já não existe a necessidade de contratar especialistas de mercado para garantir um nome sólido e interessante para a marca. Geradores online permitem que, por custos acessíveis ou mesmo gratuitamente, se possa escolher um nome para a marca criada.


Alguns fatores devem ser tidos em consideração quando se cria este nome. É, primeiro que tudo, importante que o nome seja identitário e, como tal, único e diferente dos demais (principalmente se forem empresas que trabalham no mesmo setor ou que sejam sobejamente conhecidas). Um nome deve também ser fácil de compreender, de apreender, de memorizar e contar com uma sonoridade apelativa. Será ainda importante considerar os domínios da internet e garantir que o domínio correspondente ao nome pretendido se encontra disponível para alojar a sua loja online.


Com este tipo de cuidado, torna-se perfeitamente possível criar uma marca que consiga quebrar as lógicas da concorrência e permear o mercado, atingindo o desejado sucesso, mesmo perante as grandes dificuldades do nosso século.

Sobre Jornal Local

Veja também

Câmara aprova texto-base de projeto que altera regras do Imposto sobre Serviços

São alcançados os serviços de planos de saúde; planos médico-veterinários; administração de fundos, consórcios, cartões …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *