segunda-feira , 3 agosto 2020
www.jornalocal.com.br / Educação e Leitura / Mórmons doam 4 mil máscaras infantis para a Prefeitura de Campinas

Mórmons doam 4 mil máscaras infantis para a Prefeitura de Campinas

Os equipamentos individuais de proteção contra a Covid-19 e outras infecções serão distribuídos gratuitamente às crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino no retorno às aulas presenciais

A Secretaria Municipal de Educação recebeu uma doação de 4 mil máscaras faciais de proteção infantis confeccionadas por membros voluntários do programa “Mãos que Ajudam” da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecida como Igreja Mórmon. As máscaras foram entregues na manhã desta quarta-feira, dia 29 de julho, na sede do Núcleo de Ação Educativa Descentralizada (NAED) Sudoeste, no Jardim do Trevo, em Campinas.

Os equipamentos individuais de proteção contra a Covid-19 e outras infecções serão distribuídos gratuitamente às crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino no retorno às aulas presenciais, previsto para o dia 8 de setembro, caso as condições sanitárias estejam em conformidade com o Plano São Paulo do Governo do Estado.

A doação foi entregue em uma rápida cerimônia com a presença de integrantes da igreja e de representantes da Secretaria Municipal de Educação de Campinas. A secretária da pasta, Solange Pelicer, agradeceu aos voluntários da igreja pela oferta recebida e adiantou que o material será de grande utilidade para a proteção das crianças, principalmente as moradoras das regiões mais carentes da cidade.

“Nós queremos agradecer e parabenizar a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias por esta ação de solidariedade na confecção e distribuição gratuita de máscaras infantis”, disse a secretária que adiantou que as quatro mil máscaras doadas pela igreja serão somadas a outras que estão sendo compradas pela Secretaria de Educação para preparar o retorno às aulas previsto para setembro.

Solange Pelicer explicou que as máscaras serão entregues prioritariamente para os alunos que frequentam escolas localizadas nas regiões mais carentes. O material será distribuído nas unidades escolares pertencentes aos NAEDS das regiões Sudoeste, Noroeste e parte da região Sul da cidade.

A Rede Municipal de Ensino possui ao todo 70 mil alunos, sendo 44 mil na educação infantil, 11 mil matriculados no Ensino Fundamental 1 e mais 12 mil no Fundamental 2, além dos estudantes que frequentam a Educação de Jovens Adultos (EJA) da Fumec e os dos cursos profissionalizantes do Ceprocamp.

Trabalho voluntário

O trabalho de confecção, embalagem e higienização das máscaras é uma iniciativa do Programa Mãos que Ajudam, um serviço comunitário que mobiliza milhares de voluntários, membros da igreja. Em Campinas, o programa já reformou  em anos anteriores escolas públicas, creches e asilos, como o Lar dos Velhinhos.

Também atua em calamidades públicas, como agora na pandemia da Covid-19, conforme explica Atílio dos Santos Junior, que preside a Estaca Campinas (termo que significa agrupamento de alas ou unidades da igreja). “Por causa da pandemia, tivemos que alterar o projeto. E para otimizar nossa força de trabalho, resolvemos produzir essas máscaras para a população mais carente”, explicou.

O diretor de Assuntos Públicos da Igreja, Hamilton Urtado, disse que a decisão de fazer máscaras infantis foi motivada pela necessidade de atender a essa demanda que não estava sendo satisfeita. “Notamos que a produção de máscaras estava toda voltada para o público adulto, o que é natural, porém obviamente não servem no rosto de crianças que também precisam de proteção, principalmente no retorno às aulas presenciais”, disse Urtado.

Em todo o Brasil, o programa Mãos que Ajudam pretende produziu 3 milhões de máscaras infantis, sendo que em Campinas, os mórmons já doaram quase 40 mil máscaras de tecido para diversas instituições e órgãos públicos. No dia 22 de junho, um lote de seis mil máscaras foi doado para a Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Sobre Jornal Local

Veja também

Termina hoje prazo para inscrições no ProUni

Podem participar aqueles que fizeram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *