Fuvest: mudanças na prova elevam pressão psicológica sobre estudantes - Jornal Local
segunda-feira , 20 agosto 2018
Home / Destaques / Fuvest: mudanças na prova elevam pressão psicológica sobre estudantes

Fuvest: mudanças na prova elevam pressão psicológica sobre estudantes

Entre os dias 9 e 11 de janeiro, mais de 38 mil candidatos farão as provas da segunda fase da Fuvest, concurso que abrange as cerca de 11 mil vagas da Universidade de São Paulo (USP) e as cem cadeiras de Medicina da Santa Casa. A partir deste ano, o resultado da 1ª fase passa a não contar na seleção, fazendo com que todos os estudantes tenham a mesma chance de conquistar uma vaga. Como isso influencia no desempenho desses candidatos?

 De acordo com o psicólogo Fernando Elias José, o fato de que os estudantes que tiveram bons resultados não poderem contar com as notas para a segunda prova pode ser uma pressão a mais. “O candidato precisa ter em mente que está bem preparado e levar em conta seu histórico de estudo, independente dos concorrentes”, afirma o especialista em concursos e vestibulares.

 Elias José ressalta ainda que é importante o candidato manter seu equilíbrio para obter bons resultados. “Os cursos preparatórios têm ficado cada vez mais especializados, abrangendo questões-chave dos principais vestibulares do país. Por isso, o ideal é que o candidato mantenha a rotina de estudos e também o equilíbrio nesta reta final, investindo em boas noites de sono e alimentação sem excessos”, explica.

 No primeiro dia, os alunos farão uma redação e responderão a questões de língua portuguesa e gramática. Já no segundo dia será a vez das perguntas interdisciplinares de história, geografia, biologia, inglês, física, matemática e química. No terceiro dia, os estudantes enfrentam as questões específicas, de acordo com a carreira escolhida.

Sobre Jornal Local

Veja também

Artistas celebram aniversário do poeta Guilherme de Almeida

  A abertura oficial no distrito de Sousas da Semana de Guilherme de Almeida acontece …

Um Comentário

  1. As mudanças são sempre bem vindas né, sempre visando o melhor aproveitamento dos estudantes. Quem for prestar a Fuvest 2019 deve ficar atento ao prazo de inscrição https://beduka.com/blog/dicas/fuvest-2019/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *