quarta-feira , 12 dezembro 2018
Home / Esportes / Abertas inscrições para Passeio Cicloturístico em Sousas e Joaquim Egídio

Abertas inscrições para Passeio Cicloturístico em Sousas e Joaquim Egídio

O evento tem como objetivo apresentar o novo sistema de sinalização de placas para o cicloturismo de Campinas e o Mapa das Rotas Cicloturísticas de Sousas, Joaquim Egídio e Região

Estão abertas as inscrições para o Passeio Cicloturístico de Campinas, que acontecerá, a partir das 8h, no dia 1º de outubro nas trilhas de Sousas e Joaquim Egídio. O evento tem como objetivo apresentar o novo sistema de sinalização de placas para o cicloturismo de Campinas e o Mapa das Rotas Cicloturísticas de Sousas, Joaquim Egídio e Região. Os dois projetos são uma realização da Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

As inscrições devem ser feitas pelo portal até 29 de setembro. No dia do evento, o participante deve doar um quilo de alimento não perecível. No momento da inscrição, o interessado precisa optar por uma das opções de passeio. Serão dois grupos com percursos e graus de dificuldades diferentes. O primeiro grupo fará um passeio na área urbana, com um grau de dificuldade considerado fácil. A saída acontece na Estação Ambiental de Joaquim Egídio e segue pela Trilha do Bonde, com retorno para o ponto de partida. O passeio terá duração de aproximadamente uma hora e meia.

O segundo grupo fará um trajeto na área rural, num passeio que deve durar cerca de três horas e tem um grau de dificuldade alto. Este percurso não é recomendado para ciclistas iniciantes ou que não tenham experiência com mountain bike. A participação neste grupo será permitida somente para maiores de 16 anos e menores acompanhados de responsáveis ou com autorização que se encontra em anexo no formulário de inscrição. Como não possuem caráter de competição, os passeios não terão classificação ou premiação para os ciclistas.

O passeio é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, por meio do Departamento de Turismo. Além do momento de lazer para os participantes, o evento consiste no lançamento do sistema de sinalização para cicloturismo e esportes de aventura na região da APA (Área de Proteção Ambiental) Campinas, compreendendo os distritos de Sousas e Joaquim Egídio. A finalidade é instituir o cicloturismo no município de Campinas em conjunto com as demais secretarias municipais e cidades da região.

Placas de sinalização

No dia 1º de outubro, a Prefeitura de Campinas fará também o lançamento oficial da nova sinalização das trilhas de Sousas, Joaquim Egídio e região. Foram instaladas cerca de 150 placas de sinalização em 220 quilômetros de trilhas. As placas apresentam várias informações, como localização, extensão do trecho, altitude e coordenadas. Foram contempladas também estradas vicinais das cidades de Jaguariúna, Pedreira, Amparo, Morungaba e Itatiba.

Mapa das Rotas Cicloturísticas

No mesmo dia será apresentado ainda o Mapa das Rotas Cicloturísticas de Sousas, Joaquim Egídio e região. Além do desenho do mapa com as rotas e as localizações das trilhas, o material possui os pontos de encontros e espaços públicos destas regiões, grupos de ciclistas que pedalam nas trilhas, telefones úteis, recomendações, entre outras informações.

Após o lançamento, os exemplares do mapa estarão disponíveis nos quatro Pontos de Informações Turísticas de Campinas: Sousas, Joaquim Egídio, Aeroporto Internacional de Viracopos e Rodoviária.

Mais informações sobre o Passeio Cicloturísitco de Campinas pelo telefone (19) 2116-0724.
www.campinas.sp.gov.br/cicloturismo

Sobre Jornal Local

Veja também

Servidores municipais participam de palestra com o Rodrigo Raineri

Alpinista que escalou o Monte Everest três vezes, Rodrigo Raineri falou sobre como alcançar objetivos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *