www.jornalocal.com.br / Esportes / Piloto campineiro estreia em nova equipe na Império Endurance Brasil 2021

Piloto campineiro estreia em nova equipe na Império Endurance Brasil 2021

Possibilidade de aprendizado tanto no campeonato quanto na equipe MC Tubarão motivou a participação de João Pedro Maia na temporada

O piloto de Campinas João Pedro Maia, de 16 anos, anunciou participação na temporada 2021 da Império Endurance Brasil, competição de longa duração bastante tradicional do calendário de competições da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Ele fará dupla com o experiente Tiel Andrade, da equipe MC Tubarão, que acumula vitórias e títulos na carreira e é filho de Carlos de Andrade – fundador da equipe e um dos maiores nomes do automobilismo no Estado do Rio Grande do Sul.

O anúncio de Maia como parceiro de Tiel Andrade na MC Tubarão foi feito no último dia 24 de fevereiro, na sede da equipe, quando da apresentação do layout provisório do protótipo da categoria P3.

Maia explica que a possibilidade de obter um grande aprendizado tanto no campeonato quanto na equipe, uma das mais tradicionais do automobilismo no Brasil, com mais de 40 anos de história, é que motivou sua participação na modalidade.

“É muito importante para mim, como experiência, e uma honra estar participando da equipe. Acho que a Império Endurance é uma categoria que vai aumentar meu conhecimento e experiência. São corridas mais duradouras, com uma pegada diferente, o que é bom para mim em termos de aprendizado, e pode ser um caminho que eu tome, porque gosto. O carro da categoria também é mais potente e deve me dar mais experiência”, avalia o piloto campineiro.

O piloto da MC Tubarão Tiel Andrade, de 42 anos, revela que está ansioso pela chegada de Maia e acredita que ambos podem garantir bons resultados para a equipe. “Estou bem ansioso para ter ele aqui! Vai ser muito gratificante ter um piloto tão jovem na equipe. Já tivemos essa experiência com outro jovem (piloto) e foi um sucesso. Acho que temos tudo para poder andar bem e buscar o título na categoria. Vamos trabalhar para isso”, garante Andrade.

João Pedro Maia lembra que a temporada deste ano da Fórmula 4 FIA Argentina está mantida, por enquanto, mas que pode haver mudanças diante do cenário ainda preocupante da pandemia de Covid-19. “As fronteiras ainda estão fechadas e o campeonato está muito próximo, e isso pode refletir numa nova mudança de data da temporada. Mas eu pretendo participar da F4 também”, ressalta.

A estreia de Maia na MC Tubarão – equipe com maior número de títulos na Império Endurance Brasil –  está marcada para o próximo dia 3 de abril, no Autódromo de Interlagos, quando está prevista a realização da primeira etapa da categoria em 2021. Mas, antes, o campineiro deve fazer o primeiro treino na modalidade, até o dia 10 de março.

João Pedro Maia é campeão Sul-Americano e Sul-Brasileiro de kart 2018. Em 2019, foi campeão na Fórmula Vee tanto na classificação geral quanto no campeonato paulista e na Júnior (para pilotos de até 19 anos). O campineiro ainda fechou a vitoriosa temporada de 2019 conquistando o troféu Capacete de Ouro na categoria Formação de Pilotos, maior premiação para atletas do automobilismo nacional.

Calendário – Império Endurance Brasil 2021 (CBA)

3 de abril – Autódromo de Interlagos (SP) – 1ª etapa

1º de maio – Autódromo Internacional de Goiânia (GO) – 2ª etapa

 5 de junho – Curitiba (PR) – 3ª etapa

7 de agosto – Autódromo de Interlagos (SP) – 4ª etapa

4 de setembro – Santa Cruz do Sul (RS) – 5ª etapa

2 de outubro – Autódromo Velopark (RS) – 6ª etapa

27 de novembro – a definir – 7ª etapa

18 de dezembro – a definir – 8ª etapa

Sobre Jornal Local

Veja também

Náutico sofre, mas bate Salgueiro e dispara na ponta do Pernambucano

Aos 24 minutos, Vinícius recebeu lançamento pela esquerda, escapou da marcação ao invadir a área …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *