segunda-feira , 20 maio 2019
Home / Esportes e Lazer / Uberlândia sediará próximo confronto do Time Correios Brasil pela Copa Davis

Uberlândia sediará próximo confronto do Time Correios Brasil pela Copa Davis

O último confronto do Brasil em casa, em 2016, também foi em Minas Gerais, quando a equipe brasileira venceu o Equador, em Belo Horizonte.

A cidade de Uberlândia será sede do próximo confronto do Time Correios Brasil no Play-off da Copa Davis. Valendo vaga na fase final da competição entre países, o confronto irá ocorrer nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2019, contra a Bélgica, no saibro do Ginásio Arena Tancredo Neves, conhecido como Sabiazinho. Com capacidade para 6 mil pessoas, o local já foi palco de grandes eventos, como a decisão da Superliga Feminina de Vôlei 2017/2018. 

A solenidade de assinatura de contrato e a coletiva de imprensa foram realizadas na sede da Prefeitura Municipal de Uberlândia, nesta terça-feira (6), com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Rafael Westrupp; do presidente da Federação Mineira de Tênis, François Rahme; do presidente do Praia Clube, Aldorando Dias de Sousa e do prefeito de Uberlândia Odelmo Leão.

“Gostaria de fazer um agradecimento especial ao prefeito Odelmo, ao dr. Aldorando, presidente do Praia Clube, ao presidente da Federação Mineira, François Rahme e ao diretor de tênis Luiz Eugênio, pessoas que se engajaram nesse sonho que hoje começa a se tornar realidade. Outras cidades tinham apresentado interesse em sediar a Copa Davis, como Salvador, Fortaleza, São Paulo, Criciúma, dentre outras cidades”, revelou Westrupp. 

 A escolha por Uberlândia foi feita em conjunto com a comissão técnica e o capitão João Zwetsch, que está acompanhando o atleta Thiago Wild no Uruguai, e por isso não pôde comparecer ao evento. 

“Nós da comissão técnica conversamos e pensamos que essas seriam as melhores condições para jogarmos: quadra de saibro, bola mais lenta, quadra coberta, com um pouquinho de altitude para não deixar o jogo tão lento também. Condições muito parecidas com o Ibirapuera, no Brasil Open, que é onde todos nossos jogadores se sentem bem jogando. A ideia era essa, deixar as condições mais adequadas para enfrentarmos a Bélgica na melhor das possibilidades”, explicou o capitão João Zwetsch.

 Todas as informações e os detalhes de ingressos para este confronto em Uberlândia serão anunciados até o dia 15 de novembro.

Cidade do Triângulo Mineiro já tem tradição no tênis

 Uberlândia já está acostumada a receber grandes eventos de tênis. Nos últimos quatro anos, a cidade do Triângulo Mineiro sediou o Brasileirão Infantojuvenil da CBT e a Copa das Federações, que mobiliza mais de 1 mil atletas durante duas semanas de disputas no Praia Clube. 

“Muitas pessoas não sabem, mas Uberlândia já sedia o maior torneio infantojuvenil da CBT há quatro anos, juntamente com o Praia Clube e a Federação Mineira. Mais de 1 mil crianças, que são o futuro do nosso tênis, da nossa sociedade, passam por Uberlândia uma vez ao ano”, ressaltou o presidente da CBT.

O último confronto do Brasil em casa, em 2016, também foi em Minas Gerais, quando a equipe brasileira venceu o Equador, em Belo Horizonte. Este será o quarto confronto entre Brasil e Bélgica e a equipe brasileira tentará quebrar o tabu de nunca ter vencido os belgas na competição. Os europeus venceram os três duelos anteriores, todos em casa, em 1960, em 1993 (quando o Brasil perdeu o mando de quadra) e em 2016.

“Há três anos não tínhamos a oportunidade de jogar a Copa Davis em casa. Será uma revanche, no bom sentido, contra a Bélgica, para quem perdermos em Ostend, em 2016. Mas tenho certeza que, com essa união de Uberlândia, todos os torcedores e o ginásio Sabiazinho lotado, nossa equipe vai estar ainda mais motivada a ganhar e se classificar para a Copa do Mundo, que será realizada no final do ano que vem”, projetou Westrupp.

“É um privilégio ter esse evento em Minas Gerais mais uma vez. Acho que é uma grande oportunidade para todo o público de Uberlândia, para todos os mineiros, para que a gente possa lotar a Arena Sabiazinho e garantir essa vitória para o Brasil”, reforçou o presidente da Federação Mineira de Tênis, François Rahme. 

“Graças ao Odelmo, que construiu o Sabiazinho, é que hoje podemos trazer a Copa Davis para Uberlândia. É um sonho antigo, mas não tínhamos estrutura porque há a exigência de um ginásio com, no mínimo, 4 mil lugares. O Praia pensa não apenas nos seus associados, mas também na cidade de Uberlândia. O evento trará muitos benefícios para a cidade”, afirmou o presidente do Praia Clube, Aldorando Dias de Sousa.

 “A prefeitura foi uma parceira, uma facilitadora. Nos treinamentos poderemos levar as comunidades, as associações de bairros, as crianças, para conhecerem o esporte. Esse é o lado social do evento, que vamos promover com a autorização da CBT. Um evento desses gera cerca de 11 horas de transmissão para 150 países do mundo, um momento ímpar para a cidade de Uberlândia. O Praia hoje promove o maior Campeonato Brasileiro de Tênis em Uberlândia no mês de julho, então, temos que ser parceiros daquilo que dá certo”, ressaltou o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão.

Módulo de disputa

Assim como já foi colocado em prática nos Zonais deste ano, as séries serão compostas de duas partidas de simples, na sexta-feira, e uma de duplas e mais duas de simples, no sábado, todas disputadas em melhor de três sets. O vencedor garantirá uma vaga entre os 18 países na fase final da competição, enquanto o perdedor disputará o respectivo zonal.

Ao todo, serão 12 confrontos na fase qualificatória da Copa Davis. Os 12 ganhadores se juntarão aos quatro semifinalistas do Grupo Mundial em 2018 (França, Croácia, Estados Unidos e Espanha), e a Argentina e Grã-Bretanha, que receberam wild card para fase final da competição, que será disputada em sede única, no mês de novembro de 2019.

Sobre Jornal Local

Veja também

Olimpíada de Tóquio inicia inscrições para a venda de ingressos

O site da competição oferece ingressos para as cerimônias de abertura e encerramento e para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *