quarta-feira , 12 dezembro 2018
Home / Meio Ambiente / Aquecimento Global

Aquecimento Global

Por que devemos nos preocupar
Painel científico internacional reúne especialistas mundiais em oito palestras sob curadoria do climatologista Carlos Nobre. Programa abre com palestra de Guy Brasseur (EUA) e coincide com divulgação de terceiro plenário do IPCC da ONU.

O Espaço Cultural CPFL abre nesta quinta-feira (dia 5), às 19h, o primeiro fórum científico sobre o aquecimento global realizado no Brasil após a contundente divulgação, em escala global, dos primeiros documentos do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU. Sob o tema Aquecimento Global: Por que devemos nos preocupar, o fórum reúne oito representantes de ponta da ciência mundial para discutir a crise ambiental, em um ciclo de conferências semanais em maio e junho, com curadoria do doutor em climatologia Carlos Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e presidente do Programa Internacional Geosfera-Biosfera (IGBP).
A abertura do programa coincide com a divulgação do relatório do terceiro plenário do IPCC da ONU (Mitigação da Mudança Climática), anunciada para o dia 4 de maio de 2007, em Bangkok, Tailândia. O primeiro documento (As Bases Físicas da Ciência) foi divulgado em fevereiro, em Paris; e o segundo (Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade), em abril, em Bruxelas. Um quarto relatório, conclusivo, deverá ser divulgado em setembro, em local ainda não anunciado.
Seis relatores dos Grupos de Trabalho (Working Groups – WG) I e II do IPCC da ONU estão entre os palestrantes convidados para este painel promovido pelo Espaço Cultural CPFL: Dr. Guy Brasseur (EUA), Dra. Graciela Magrin (Argentina), prof.ª Suzana Kahn Ribeiro (Brasil), Dr. Pavel Kabat (Holanda), prof. Paulo Artaxo (Brasil) e Dr. Ulisses Confalonieri (Brasil). Além da participação do Dr. Carlos Nobre, ele mesmo relator do WG-II, integram ainda o painel outros dois cientistas brasileiros de renome internacional: Dr. Paulo Nobre (COPPE-UFRJ) e prof. Luiz Pinguelli Rosa (INPE).
As oito palestras do painel Aquecimento Global têm por eixo os principais tópicos abordados nos trabalhos do IPCC por centenas de especialistas do mundo todo, com base em estudos de dezenas de milhares de dados científicos sobre o planeta. De acordo com essa orientação, o painel é aberto com a exposição dos dados trazidos pelas atuais projeções científicas mundiais divulgadas e prossegue com um ciclo de discussões sobre os impactos da mudança climática na agricultura, nos oceanos, nos recursos hídricos e na saúde humana, introduzindo os planos da ciência para a mitigação do efeito estufa, emissões de gases e aerossóis.
Com uma agenda semanal distribuída entre maio e junho (quintas-feiras, 19h), o painel alinha as oito exposições científicas dentro das três grandes proposições que hoje se impõem à humanidade em âmbito global: Mudanças climáticas e ciências: podemos confiar nas projeções? (dias 3/5, 31/5 e 21/6); Já chegou a hora de planejar a adaptação? (dias 10/5, 14/6 e 28/6); Ainda é possível prevenir para não remediar? (dias 17/5 e 24/5).
Abaixo, a programação completa do painel, precedida pela introdução ao tema pelo curador Carlos Nobre. Doutor em climatologia pelo MIT (Massachussets Institute of Technology), pesquisador do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e coordenador científico do LBA (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia), o brasileiro Carlos Nobre foi eleito no ano passado presidente do IGBP (Programa Internacional Geosfera-Biosfera), em Estocolmo, Suécia, pelo período de 2006-2008. Em 18 de abril último, seu nome foi anunciado pela Fundação Conrad Wessel como um dos ganhadores do Prêmio FCW de Ciência e Cultura 2006 na categoria “Ciência aplicada ao meio ambiente”. O prêmio será entregue em junho.
O Espaço Cultural CPFL fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, em Campinas. Mais informações no site www.espacoculturalcpfl.com.br ou pelo telefone (19) 3756-8000.

Aquecimento Global: Por que devemos nos preocupar
Por Carlos Nobre

“O aquecimento global é o maior desafio ambiental enfrentado pela humanidade. O recém-lançado quarto relatório do Grupo de Trabalho I do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU é contundente ao afirmar, com 90% de confiança, que as atividades humanas são a causa principal do aquecimento global observado nos últimos 50 anos e aponta o acúmulo de gases de efeito estufa, notadamente o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso, cujas concentrações atmosféricas são as mais altas em pelo menos 650 mil anos de história do planeta, como os principais responsáveis. O relatório projeta que até o final do século XXI a temperatura média global pode subir de 2ºC a mais de 4ºC e o nível médio do mar aumentar entre 28cm e 59cm.
Algum grau de mudanças climáticas já se tornou inevitável, pois não é mais possível reverter totalmente o aquecimento global. Durante o século XX a temperatura média global aumentou 0,74ºC e já são visíveis mudanças climáticas como secas e tempestades mais intensas, derretimento de geleiras e aumento do nível do mar. As mudanças climáticas que podem ocorrer neste século irão afetar profundamente todos os habitantes e todas as formas de vida. Este módulo irá apresentar o estado da arte mundial da ciência sobre o aquecimento global e seus impactos na sociedade e nos ecossistemas. Irá, além disso, servir como fórum de discussão crítica sobre o necessário balanço entre ações urgentes para reduzir o perigo do aquecimento global e ações igualmente urgentes que busquem adaptação às mudanças climáticas que já se tornaram inevitáveis.”

Programação

3/5 _quinta – 19h
Aquecimento Global (I): as projeções científicas
Dr. Guy Brasseur
“Destaques do Relatório do Grupo de Trabalho I do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) sobre o Princípio Científico da Mudança Climática” – palestra do Dr. Guy Brasseur, diretor do Laboratório de Sistemas Terra-Solar no Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (NCAR), em Boulder, EUA, e autor do Grupo de Trabalho I do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU. Evento com participação do curador do módulo, Dr. Carlos Nobre (INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Tradução simultânea.

10/5 _quinta – 19h
Aquecimento global (II): a agricultura
Dra. Graciela Magrin
“Mudanças Climáticas e Impactos na Agricultura” – palestra da Dra. Graciela Magrin, pesquisadora do Instituto Argentino de Tecnologia da Agricultura (INTA), em Buenos Aires, Argentina, e autora do Grupo de Trabalho II do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU. Evento com participação do curador do módulo, Dr. Carlos Nobre (INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Tradução simultânea.

17/5 _quinta – 19h
Aquecimento global (III): o efeito estufa
Prof. Luiz Pinguelli Rosa
“A Mitigação de Emissões de Gases de Efeito Estufa no Brasil” – palestra do Prof. Luiz Pinguelli Rosa, secretário executivo do fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, professor da COPPE-UFRJ.

24/5 _quinta – 19h
Aquecimento global (IV): a mitigação de emissões
Prof. Suzana Kahn Ribeiro
“As conclusões do Grupo de Trabalho III do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) sobre Mitigação de Emissões” – palestra de Suzana Kahn Ribeiro, professora da COPPE-UFRJ e autora do Grupo de Trabalho III do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU.

1/5 _quinta – 19h
Aquecimento global (V): os oceanos
Dr. Paulo Nobre
“Mudanças Climáticas Globais e o Papel dos Oceanos” – palestra do Dr. Paulo Nobre, pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e coordenador do grupo de modelagem acoplada oceano-atmosfera do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE.

14/6 _quinta – 19h
Aquecimento global (VI): os recursos hídricos
Pavel Kabat
“Impactos da Mudança Climática nos Recursos Hídricos” – palestra do Dr. Pavel Kabat, diretor para assuntos de Mudança Climática, professor de Ciência do Sistema Terrestre na Universidade de Wageningen, Holanda, e autor do Grupo de Trabalho II do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU. Evento com participação do curador do módulo, Dr. Carlos Nobre (INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Tradução simultânea.

21/6 _quinta – 19h
Aquecimento global (VII): os aerossóis
Paulo Artaxo
“Mudanças Climáticas e o Papel dos Aerossóis” – palestra de Paulo Artaxo, professor titular do Instituto de física da USP, coordenador do Instituto do Milênio LBA2 (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia) e autor do Grupo de Trabalho I do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU.

28/6 _quinta – 19h
Aquecimento global (VIII): saúde humana
Dr. Ulisses Confalonieri
“Mudanças Climáticas e Impactos na Saúde Humana” – palestra do Dr. Ulisses Confalonieri, pesquisador da Fiocruz, co-presidente do projeto Mudanças Ambientais Globais e Saúde Humana (GECHH) e autor do Grupo de Trabalho II do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU.

Sobre Sandra Venâncio

Veja também

PV emite nota sobre fusão de Ministério do Meio Ambiente e Agricultura

O resultado de uma fusão como essa trará problemas tanto para a gestão ambiental quanto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *