Família Fassina

A Família Fassina teve origem com o casal Catarino e Ângela Mangim, naturais da província de Padova no norte da Itália. Desse enlace nasceram seis filhos: Abramo José, Nicola, Josephe, Regina, Maria e Luiza.
Com a família já constituída os Fassina imigraram para o Brasil dirigindo-se para o município de Campinas na região dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio.
Abramo José veio menino da Itália e em Sousas casou-se com Maria Ferrari. Desse enlace nasceram 10 filhos: Antonio, falecido aos 21 anos de idade; Angelina casada com Antonio Lazanha; Ângelo casado com a prima Geovana; Natal casado com Carolina Sartorato, Lídia casada com Luiz Ferreira (primo distante); Catarino casado com Nair Fassina; Helena casada com Antonio Mancin; Arlindo faleceu jovem; Antenor casado com Tereza Pires e Álvaro casado com Angelina Padovani.
Em 1940 o casal Abramo e Maria juntamente com os filhos Antenor, Natal, Catarino e Álvaro trabalharam numa fazenda em Itatiba. Depois de três anos retornaram para Sousas. Em 1954 compraram um sítio perto de Cabras e depois venderam voltando para Itatiba.
Nicola Fassina, nascido em 1872 na Itália lá se casou com Florinda Merio. O casal teve nove filhos: Luiza casada mudou-se para São Paulo; Humberto casado com Amélia Bonetto; Luiz casado com Rosa Zanata; João casado com Antonia Zanatta; Fortunata casada com Natale Bruciatti; Estela casada com Ricardo Trevisan; Catarina casada com Augusta Marcuri e Ângelo casado com Paulo Cardim e o Antonio permaneceu solteiro.
De todos esses filhos apenas João e seu irmão Antonio nunca saíram da região de Sousas. João nasceu na fazenda Três Pedras e veio para o distrito em 1946, adquirindo uma grande chácara de propriedade da Diocese de Campinas onde mais tarde loteou e hoje se chama Jardim São Francisco. João foi pai de sete filhos: Nicola, Aristides, Jorge, Alberto, Djalma, Antonio e Josefa.
Já o irmão de João se fixou em Itatiba e fundaram a Empresa de ônibus Fassina que faz a linha para Campinas, Jundiaí e Bragança Paulista. Uma neta de João e filha de Nicola já falecido, Maria José Fassina (Zezé) atuou em novela da TV Globo como coadjuvante e atualmente trabalha em teatro com a peça “Bonequinhas de Pano” como atriz principal.

Sobre Sandra Venâncio

Veja também

Governo resgata a história da imigração em SP

O Arquivo Público do Estado de São Paulo acaba de lançar um novo projeto com …

17 Comentário

  1. Olá sou neto de Ãngelo fassina casado com a prima Geovana Fassina. Eles continuão vivos com 95 anos meu avô Angelo com muita saude porem esta surdo e 83 anos minha avó Geovana com muita saude tambem.

  2. Fernanda Fassina

    OLÁ MORO NO PARANÁ, GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE MINHA FAMILIA
    SOU NETA DE ORLANDO FASSINA ELE VEIO DE SANTOS SAO PAULO
    AGUARDO QUALQUER INFORMAÇÃO A RESPEITO

  3. Será que somos parentes pessoal?Sou bisneta de José Fassina e Clarisse Terassi. Eu pesquisei sobre a árvore genealógica, mas no momento não lembro o ano exato em que eles desembarcaram no Brasil. Preciso verificar nas pesquisas. Meus avós paternos eram Antonio Fassina e Maria Reatto Fassina e ambos nasceram e casaram em Santa Rita do Passa Quatro, cidade localizada no interior de São Paulo. abraços a todos!!
    meu e-mail é acsfassina@hotmail.com

  4. “Nicola Fassina, nascido em 1872 na Itália lá se casou com Florinda Merio. O casal teve nove filhos: Luiza casada mudou-se para São Paulo; Humberto casado com Amélia Bonetto” Alguém saberia me informar a origem de Amelia Bonetto, pois sou neta de Luigi Bonetto (morou em Rio Claro-SP e faleceu em Tupã)

  5. Marcos Fassina CAetano

    Opa pessoal. Sou da família Fassina também. Meu avô veio da velha “Bota” logo após a Primeira Guerra. Ele os irmãos e a Mãe dele. Meu avô Humberto Fassina teve dois casamentos, sendo minha avó a segunda esposa dele Albina Colombo Fassina. Eles tiveram os seguintes filhos: Humberto Fassina, do primeiro casamento. Clélia Fassina, minha mãe; José Roberto Fassina; Marlene Fassina; Aecio Flávio Fassina; Regina Fassina e Valmir Fassina.

  6. Feliz 2011 para os Fassina, Facina, Fascina, Fascine, e no meu caso Fascini, tenho 07 irmãos e as variações no seus registros de nacimento aproveitam todos as formas acima.Meus avós maternos são Maria e Atílio (in memoriam), caso alguém conheça essa vertente favor entrar em contato.Embora eu seja de Bauru resido em São Paulo.

    Um abraço a todos
    Eugenio eugenio.laminadostecnicos@hotmail.com

  7. Oi! Meu nome é Amanda Facina, sou do Paraná, neta de Adelino Facina e Aparecida Colombo Facina. Bom, aqui na região todos que são Facinas (c, sc, ss, x, etc..) são parentes. Gostaria de saber se alguém aqui conhece ou talvez seja parente nosso não sei muito da familia, mas gostaria de saber.
    Vou deixar meu email para qualquer informação. Obrigada.
    amanda-fabiane@hotmail.com

  8. Olá Família Fassina!! sou Biólogo de Bauru/SP.

  9. Andréia fassina

    oi vc é quase minha xara;sou neta de albino fassina nasci no paraná fiquei muito feliz qdo achei esse site.

  10. Quem sabe! Seu bisavo se ainda vive, pode te dizer se conheceu ou se lembra da familia Fassina que veio da Itália, mais precisamente de Vêneto, no ano de 1891. Aqui no ES, tem Fassina, Facina,Fachina. Na época os escreventes de cartórios escreviam da forma em que era feita a pronúncia, então tem de várias formas. De qualquer forma acho que somos parentes distantes, porque a Família Fassina é uma só. Pesquiso sempre sobre minha família na internet, tanto por parte do Griggio quanto por parte do Fassina. Se souber de mais detalhes, me mande uma mensagem, se não tiver, mande mensagem assim mesmo ok!

  11. Cleber Augusto Fascina

    Bom Dia, sou de Jaú onde meus avos moravam, sou bisneto de Julio Fassina, sera que tenho algum parentesco, mas meu sobrenome é FASCINA com SC, mas do meu bisavo é FASSINA

  12. Será que Mª Jose Fassina é neta, bisneta, tataraneta de Ernesta Fassina! Será que temos algum parentesco!

  13. Olá Andrea, gostaria muito de saber mais sobre a familia de minha avó Ernesta Fassina, se souber de algo, mande uma mensagem para meu email “nazare85@gmail.com

  14. Olá Suzana, que bom saber que somos parentes. Antonio Griggio casado com Emilia Bravim, era irmão de meu pai Giuseppe Griggio. Não os conheci mas sempre ouvi minha mãe falar na Tia Emília elas se gostavam muito.

    Me mande um email “nazare85@gmail.com”

    Gostaria muito de saber mais da minha família!

  15. Nazaré griggio

    Ola Nazaré, como vai? sou suzana leite moro em Vitoria tambem, entao gotaria de saber da onde vem o seu sobre nome, pois meu bisa avô se chamava Antonio Griggio e era casado com Emilia Bravin eram da região de Campinho – Domingos Martins.
    Obrigada.

  16. Sou neta de Ernesta Fassina, casada com Angelo Griggio ambos falecidos, casaram em Padova e vieram p/ Brasil em 1891, meu Avô trouxe sua irmã Maria Luigia na época com 15 anos. Gostaria muito de saber nosso grau de parantesco. Sou Advogada, casada com Willian Juíz de Direito e moro em Vitória- Esp. Santo

  17. Importante matéria!
    Meu Avô Angelo Griggio casou-se com Ernesta Fassina em Padova-Vêneto, vieram p/ o Brasil em 1891 ele com 23 anos e ela com 21, trouxe a irmã Maria Luigia Griggio com 15 anos de idade.

    Moro em Vitória-ES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *