Comunidade italiana elege nova diretoria - Jornal Local
segunda-feira , 20 agosto 2018
Home / Blogs / Cidades / Comunidade italiana elege nova diretoria

Comunidade italiana elege nova diretoria

A diretoria será presidida até 2020 pelo presidente Vittorio Palumbo

A Società Italiana Lavoro e Progresso realizou as eleições da diretoria e do conselho fiscal, no dia 22 de junho com a presença de 20 pessoas.

A diretoria será presidida até 2020 pelo presidente Vittorio Palumbo e, seu vice José Eduardo Bertuzzo. Como 1ª e 2ª secretárias, a assembleia elegeu, Cleusa Venturini Hamer e Gleyde Maria Pereira Bertuzzo. Os cargos para 1º e 2º tesoureiro foram preenchidos por  Maria Lúcia Mantoan e Renata Pontes Rodrigues.

Para compor o Conselho Fiscal, foram eleitos os membros efetivos João Domingos Biagi, Deise Gigliotto Jacinto e Hélio Admar Beltramelli. E como suplentes, Armando Diniz, Juarez Bernardi e

Antonio Carlos Gídaro. Os cargos de eventos da sociedade foram eleitos Armando e Ana Diniz na direção social. Hélio Beltramelli na parte cultural e Maurício Zamarro para cuidar do patrimônio.

“A assembleia, como das outras vezes, não houve participação dos associados. Estou assumindo o cargo porque não houve interessados, mas gostaria muito que houvesse renovação, pessoas com novas ideias”, lamenta Vittorio.

No dia 28, a Società está preparando a “Noite Lírica” – recital de comemoração de aniversário de 21 anos de carreira do tenor Nunno Dellalio. A apresentação conta com a participação do soprano Maria Gabetta, do barítono José Luiz Aguedo Silva e do tenor João Gabriel Bertolini, acompanhados pelo pianista José Francisco da Costa.

História dos italianos

Os italianos chegaram ao distrito de Sousas no final do século XIX. Com o intuito de conseguirem emprego, substituíram os escravos nas lavouras de café. Para preservar o amor pela pátria e diante da resistência e dificuldades de um país desconhecido, deixaram de ser reunir em suas casas.  E no dia 21 de agosto de 1894, eles fundam no Distrito, a Società Italiana “Lavoro e Progresso”, no terreno doado por Maria Franco de Moraes Salgado, grande proprietária de terras, no então, Arraial dos Sousas. Essa conquista, que vem de muito tempo, contribui até hoje, para a difusão da história e das tradições italianas no Distrito.

Sobre Jornal Local

Veja também

Lagoa do Taquaral reforma Caravela e ganha novas atrações

O Parque Portugal, conhecido como Lagoa do Taquaral, uma das principais áreas de lazer de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *