sexta-feira , 24 maio 2019
Home / Memórias de Sousas e Joaquim Egídio / História dos Imigrantes Italianos / Rossini assume a presidência da Casa D’Itália

Rossini assume a presidência da Casa D’Itália

Autor da lei que criou a Semana Italiana no calendário municipal de Campinas (a data é comemorada anualmente em abril), o vereador Luiz Carlos Rossini (PV) acaba de assumir a presidência da Casa D’Italia. A entidade foi fundada em 17 de abril de 1978 e tem como  missão promover e divulgar a língua e a riqueza cultural italiana em Campinas.

“Estou muito honrado em poder ocupar o cargo e a grande meta é aproximar ainda mais o órgão da comunidade italiana em Campinas. Segundo reportagem publicada na mídia  hoje (21), justamente a data em que se comemora o Dia Nacional do Imigrante Italiano, cerca de 800 mil pessoas que vivem em nossa cidade carregam no sangue a descendência italiana”, diz Rossini, que é ele mesmo descendente de italianos e estará à frente da Casa D’Italia pelos próximos dois anos.

Para atingir a meta, o vereador quer incrementar ainda mais a Semana Italiana, com uma nova edição do Festival de Cinema Italiano associado a um Festival Gastronômico da culinária Italiana, em parceria com a Prefeitura de Campinas. Vale lembrar que o festival de cinema, realizado pela primeira vez no ano passado, fopi anunciado em novembro de 2016 durante uma visita de políticos italianos à presidência da Câmara, organizada por Rossini.

O vereador conta ainda que  quer potencializar e abrir novas turmas nos cursos de italiano oferecidos na entidade, bem como criar novos eventos ligados à cultura italiana. Uma das atividades já realizadas é a tradicional “polentada”, que ocorre uma vez por mês na área de convívio social da entidade.

Sobre Jornal Local

Veja também

O MURO DA IMORALIDADE

Imigração não é um fenômeno novo. O Édito de Nantes provocou o êxodo de meio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *