quinta-feira , 25 maio 2017
Home / Destaques / Bairro Jatibaia tem 30 dias para regularizar portaria

Bairro Jatibaia tem 30 dias para regularizar portaria

A Associação dos Amigos do Jatibaia, em Sousas, têm um prazo de 30 dias para a regularização da portaria, que não estabelece os padrões exigidos pela Setec, 02m x 01m.

Desde 2008, há uma ordem judicial para a derrubada da guarita, que após reformada, tornou-se ilegal. Para a demolição da portaria desta manhã de quarta-feira (01), que não aconteceu como o previsto, estavam presentes, a Setec, Guarda Municipal e o subprefeito de Sousas, Lucrecio da Silva. 

Claudio, residente a favor da derrubada da portaria, fala sobre o caso. “Os moradores tinham uma guarita para vigilância. Após demolição, foi construída uma cabine maior sob via pública, reconhecida pela Setec, como ilegal”. O presidente da Associação dos Amigos do Jatibaia, Eduardo, afirma que não havia recebido nada até o momento. “O promotor não me entregou nenhuma carta, não fui notificado pela Setec, esse documento deveria ter sido entregue em mãos”.

Legalização

O Jatibaia é um bairro urbano que, há 15 anos, possui uma guarita de vigilância para proteção dos moradores. Entretanto, desde 2008, a reforma que a aumentou fez com que o local se torna-se um condomínio fechado, não regularizado perante a Setec.

Sobre Jornal Local

Veja também

ciberataque

Europol: número de atingidos por ciberataque deve aumentar

O diretor do Serviço Europeu de Polícia (Europol), Rob Wainwright, declarou neste domingo que o …

10 Comentário

  1. Simples de resolver a questão: nós que somos favoráveis, vamos CUMPRIR a LEI, fazendo uma guarita de vigilância (2m x 1m) e todos que são favoráveis a segurança continua pagando a empresa. Deixando os que não querem participar livres para pagar seguro da casa ou até mesmo outro tipo de segurança como cerca elétrica e alarmes. (Vamos até parar de mandar boletos para eles).
    Depois todos nós vamos cobrar da Prefeitura que entre no Bairro, que não é condomínio, para refazer todo o asfalto e outras melhorias que o Parque Jatibaia esta precisando.
    E vamos viver na PAZ de bons amigos e vizinhos…

  2. Eu acho um absurdo um bairro tão pequeno como esse ter tanta discusão por conta de uma guarita…isso poderia ser facilmente resolvido se cada um não pensasse somente no seu umbigo!!! Existem pessoas arrogantes, toscas e mesquinhas que ganham salários altos e tem coragem de dizer que não podem pagar pra ajudar a melhorar e valorizar sua própria moradia!!! Tivemos a confirmação que as próprias pessoas que são a favor da demolição da guarita são as responsáveis pela não entrada da prefeitura no bairro… o proprio subprefeito já disse que não é por conta da guarita que não entra no bairro. Agora é fácil um bando pagar e os outros usufruirem né…várias vezes já presenciei os guardas acompanharem um certo moradorar que se diz totalmente a favor da demolição da guarita..isso sim é cara de pau!!! Outro então não faz nada da vida porque se diz doente, porém tem condições de ficar criando tumultos no bairro…isso sim é RIDÍCULO!!! Bom, mas pelo que puder perceber, a guarita continuará mesmo que alguns idiotas sejam contra. Não acredito que aqui nesse bairro alguém passe por necessidades…pois todos tem carros bons e casas boas…o que vejo é uma falta de vontade mesmo ou pura arrogancia e vontade de ir contra as melhorias…o próprio morador acima disse que houve um assalto no bairro…se tendo guarita está assim, imagina sem…por isso ao invez de melhorar, estão querendo piorar a situação né!!! somo a maioria e a guarita com certeza continuará…

  3. Morador do Bairro

    Aos que são á favor, ou contra, independentemente… As eleições para novo presidente estão por vir. Criem suas chapas e até 27/10 no dia da votação.

  4. Morador Bairro Parque Jatibaia

    Era uma vez……
    Assim começam as histórias. No parque Jatibaia, nos parece que se acredita em Papai Noel.
    Quando uma Associação ou Sociedade sem fins lucrativos tenta tomar o lugar do Poder Publico legitimamente constituido, praticando fechamento ilegal, cobranças de valores não contratados, etc…. a revelia dos preceitos Constitucionais, devemos nos atentar para o fato que esta as escuras nesta questão.
    A Prefeitura atravéz de um funcionário com poder para representá-la quanto a derrubada da Guarita Ilegal, não o fez. Porque não executou algo que deveria restabelecer o real objetivo da formação do Bairro Parque Jatibaia (Bairro Urbano) desde sua abertura em 1981?.
    A derrubada da guarita creio ser um ato administrativo, onde todos os seguimentos responsáveis (Secretarias e SETEC), se abstiveram de cumprir a legalidade do ato, portanto, privaricou devendo ser responsabilizado por tal decisão.
    É de conhecimento de todos os moradores do Bairro o prejuizo que esta situação gerou, pois, o Poder Publico que tem poder de policia para desobstruir via publica não o faz, sendo assim por um ato ilegal declara não poder vir ao nosso bairro para executar serviços e a Associação se aproveita disso fazendo um discurço FALSO, pois, pratica um ato ilegal e querem jogar a culpa nas costas dos moradores que são contrarios a essa situação, inclusive servindo de bode espiatório para que o “Presidente da Associação” do BAIRRO Parque Jatibaia em reunião com os seus pares falasse que a culpa por não ter atendimento de serviços públicos no bairro É NOSSA.
    Cuidado para não acreditar em papai noel .
    Os verdadeiros culpados são:
    A Prefeitura de Campinas que se abstem de cumprir a lei e esses “Papais Noeis” que hoje promete para amanhã não cumprir e te dar de presente um processo judicial que pode até tomar um bem seu caso você não pague essas TAXAS COMPULSÓRIAS mesmo que você esteja passando por dificuldades.

    Pense e escolha o melhor para você, mas , entenda que o melhor para você pode não para o outro.

  5. Não é a guarita que impede a entrada da Prefeitura, a mesma não tem verba suficiente para dar conta de todas as obras que tem que realizar na cidade, afinal, podem ver nestas placas que a Prefeitura põe em obras como pavimentação de estradas, quem banca os gastos não é a Prefeitura, e sim outra empresa pública.
    Estão questionando aqui porque quem pode pagar não vai morar em um Condomínio Legalizado, por que quem não pode pagar não vai morar em um bairro totalmente aberto? Seria o mesmo.
    Crueldade com que as diretorias de associações tratam os “menos favorecidos”? Convenhamos que, para morarmos em Sousas, não somos tão “menos favorecidos” assim, óbvio que sei que isto não se aplica á todos, mas pelo o que eu saiba, Sousas tem um custo de vida bem alto se comparado á outras regiões da cidade.
    Segurança é obrigação do Estado? Concordo. POrém, é também obrigação do Estado dar Educação e Saúde á sua população e no entanto, vocês preferem que seus filhos estudem em uma escola pública ou uma particular? Preferem enfrentar as filas de postos de saúde ou ter um convênio médico?
    Não vemos a associação lutar pelos direitos dos moradores do bairro porque OS MORADORES não se unem, e a associação só existe na união dos mesmos. Em 15 anos de associação, ontem foi a primeira vez que houve uma reunião decente para lutar em prol dos moradores. Se a quantidade de pessoas interessadas em derrubar a guarita fosse proporcional á quantidade de comentários Do-Contra que vejo aqui ontem á noite não teríamos tido tantas pessoas reunidas em frente á guarita.

  6. Senhor morador do Parque Jatibaia…

    Ridículo é um a Associação de Bairro querer mandar na vida de cidadãos que pagam seus impostos e tem seus direitos impedidos de serem cumpridos por uma Guarita CLANDESTINA,por Documento da própria Prefeitura. E o Senhor achar que estamos USUFRUINDO de segurança… E de nossos diretos quem está usufruindo… E segurança paga quem quer e do mais ninguém é impedido de contratar sua própria segurança e não necessitar uma ASSOCIAÇÃO DE BAIRRO para fazer este serviço.
    Segundo que me consta Associação de bairro é para lutar pelos direitos dos moradores e muito pouco tenho visto em nosso bairro.
    Ruas sem asfalto onde moradores pagam do próprio bolso para colocar restos de concreto, nenhum tipo de limpeza em ruas,somente na praça em frente da casa do atual presidente do bairro e na praça da tal Guarita . Você se contenta com tão pouco!!! Eu não quero que meu direito de cidadão seja trocado por apenas uma suposta segurança, pois isto não existe nem nos mais famosos Condôminios de nossa região. Pense?????

  7. Morador há mais de 15 anos

    Por que as pessoas que realmente podem, não vão morar em um Condomínio Legalizado?
    A crueldade com que algumas diretorias de associações de bairro tratam os “menos favorecidos” financeiramente mostra que a finalidade não é a qualidade de vida no local e sim arrecadar dinheiro com a atividade. Uma “associação de moradores” fecha o bairro clandestinamente. Constroem e demarcam em vias públicas sem critérios definidos. Estabelecem taxas mensais aos moradores em nome de um pseudo-serviço de segurança. Tratam com pejorativos cidadãos moradores, com seus impostos municipais em dia, que reivindicam serviços da Prefeitura de Campinas, no bairro. A justiça realmente justa mantém a esperança de dias melhores para nossos filhos, quiçá nos próprios. Todos temos Direito, isso é Democracia.

  8. Morador Jatibaia

    FELIZMENTE moramos em um país democratico onde NÃO somos obrigado a fazer parte de algo tacitamente como preve o Estatuto desta Associação.

    Esta “Segurança” não impede ninguém de entrar no bairro.
    IMPEDE apenas a Prefeitura de realizar as melhorias nas Ruas João Miatto e João Facini.

    Provavelmente você não more em nenhuma delas.

    Porque não vai morar em um Condomínio Regularizado ?

    O JATIBAIA esta abandonado pelo poder Público por conta de um FECHAMENTO ILEGAL.

    Será que todos sabem qual é o valor para manter todas as despesas de um bairro como o nosso ?

  9. morador jatibaia

    olha .realmente é um absurdo pessoas que não pagam pelo serviço criticarem …é ridículo .
    segurança nunca é demais !!!
    continuem não pagando e usufruindo …assim é mais fácil mesmo .

  10. Em resposta a moradora do Pq Jatibaia

    Digníssima Senhora:

    Muito ao contrário do que a senhora possa pensar, eu respeito profundamente o seu direito de fazer parte do que achar viável para garantir sua “segurança” da forma que lhe convir, entretanto o seu direito de fazer parte de qualquer entidade sem fins lucrativos, não é maior nem menor do que o meu direito de não participar da vossa escolha. Com muito respeito ainda quero lhe informar que a cerca de dois meses, houve um assalto na residência do bairro, ocorrência tal atendida prontamente pela Polícia Militar que dispõe, de fato, de agentes competentes para atender a população não só do Parque Jatibaia.
    Enquanto ao Sub-Prefeito a mim parece, que de manhã faz um discurso de a noite faz outro.
    Concluindo, afirmo que não se trata de ser contra ou a favor disso ou daquilo, o pano de fundo da questão é que os nossos direitos constitucionais estão sendo violados.
    SEGURANÇA é um direito do CIDADÃO e obrigação do ESTADO. E para nós todas as vezes que necessitamos da POLICIA MILITAR, CIVIL ou GUARDA MUNICIPAL fomos prontamente atendidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *