terça-feira , 12 novembro 2019
Home / Plantão Policial / Mobilizados moradores aderem cada vez mais ao Programa Vigilância Solidária

Mobilizados moradores aderem cada vez mais ao Programa Vigilância Solidária

Um dos pilares da ação é o de instruir moradores a interagirem entre si e cuidarem da segurança uns dos outros.

Cansados dos recorrentes furtos a residências, moradores dos condomínios fechados lotaram a última reunião, no dia 03, do Conselho de Segurança de Sousas e Joaquim Egídio (CONSEG).

Mobilizados, moradores buscaram apoio do Conselho, para implementação nos bairros, o Programa Vizinhança Solidária, uma parceria entre a comunidade, Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal (GM).

O programa prevê um conjunto de ações que busca melhorar a segurança pública na localidade por meio da prevenção primária. Um dos pilares da ação é o de instruir moradores a interagirem entre si e cuidarem da segurança uns dos outros.

 “Ninguém conhece melhor uma rua que a pessoa que mora lá. Com o programa, os próprios moradores podem monitorar ações suspeitas no entorno de suas casas e de seus vizinhos e comunicá-las às autoridades mais rapidamente. A população também que praticar a segurança primária”, explica o Capitão da Polícia Militar Hercílio Costa, da 2ª Companhia do 8º Batalhão.

Em parceria com os órgãos públicos e privados, o CONSEG já instalou câmeras em ruas e praças que dão acesso aos distritos. A ideia é que outros equipamentos de monitoramento sejam instalados em pontos estratégicos – como vias de entrada e saída, fechando, assim, o bairro.

Nas residências foram afixadas placas, com o nome do programa Vizinhança Solidária para comunicar que, as residências estão sendo vigiadas pelos vizinhos e, que qualquer ocorrência estranha será comunicada à PM, por meio do telefone 190.

“Acho que o programa vai intimidar mais a ação de criminosos, já que agora é possível ter um canal mais rápido de comunicação com as forças policiais”, avalia o presidente do Conseg, Sebá Torres.

Sobre Jornal Local

Veja também

PRF apreende quase 3 toneladas de maconha no Paraná

A droga estava escondida no interior do tanque, que precisou ser cortado por uma equipe …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *