www.jornalocal.com.br / Plantão Policial / Sousas Receberá Câmeras de Reconhecimento Facial

Sousas Receberá Câmeras de Reconhecimento Facial

O monitoramento feito pela CimCamp funcionará através de um banco de dados contendo imagens de procurados, que podem ser capturadas em redes sociais.

Desde o início do ano, Campinas conta com a tecnologia de reconhecimento facial, implantada inicialmente no Terminal Central. O projeto, ainda em expansão chega agora a Sousas, e o distrito receberá duas câmeras que ficarão localizadas na Praça Beira Rio, e na Rua 13 de maio.

Muito popular na China com 200 milhões de unidades, as câmeras de reconhecimento facial estão presentes em diversas capitais brasileiras, como Rio de Janeiro e Salvador. Em Campinas, as instalações acontecem através de uma parceria da CimCamp (Centro Integrado de Monitoramento) com a empresa Chinesa Huawey e o CPQD (Centro de Pesquisa e desenvolvimento em telecomunicações).

O Projeto, denominado Face-City, ainda passa por pesquisas de posicionamento, enquadramento e abertura com intuito de eficácia em seu funcionamento. A ideia é aumentar a segurança do cidadão, como conta o diretor da CimCamp William Barbanera: “As câmeras funcionam como uma forma de prevenção, seja identificando algum foragido, prevendo um crime em potencial, o que torna o ambiente monitorado mais dinâmico em relação à segurança individual”, informou.

A escolha do Distrito para as pesquisas se dá em função de esforços do subprefeito Mauro Calvo e do Conselho de Segurança de Sousas e Joaquim Egídio (Conseg).

“O projeto ainda está em experiência pela Secretaria de Segurança Pública, por isso, solicitei a instalação de duas câmeras em Sousas, em dois pontos com grande fluxo de veículos, como a Rua Maneco Rosa e a Praça Beira Rio”, relata Mauro.

O monitoramento feito pela CimCamp funcionará através de um banco de dados contendo imagens de procurados, que podem ser capturadas em redes sociais. Ao identificar o indivíduo, as câmeras mostram a porcentagem de compatibilidade com os dados e manda uma notificação no celular da Polícia Militar e da Guarda Municipal, mais próximos do local onde se encontra, facilitando o serviço dos agentes.

Colaborou Luís Eduardo

Sobre Jornal Local

Veja também

Polícia faz operação contra suspeitos de integrar milícia no Rio

Os alvos da ação foram indiciados pelo crime de organização criminosa. (Tânia Rêgo/Agência Brasil) Policiais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *