Home / Política / Lula recebe título de Cidadão Honorário de Paris

Lula recebe título de Cidadão Honorário de Paris

Após Nelson Mandela, Taslima Nasreen e Shirin Ebadi, Lula obtém a proteção da cidade de Paris e está reconhecido como um perseguido político, vítima de um processo injusto. 

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, concedeu nesta quinta-feira (3), o título de Cidadão Honorário da capital francesa ao ex-presidente Lula, um reconhecimento por seu trabalho para reduzir as desigualdades sociais e econômicas no Brasil.  A proposta foi feita pela Câmara Municipal parisiense (Conseil).

Para fazer a homenagem, informou a prefeita por meio de comunicado à imprensa, foram levadas em consideração as ações de Lula em apoio dos desfavorecidos e o fato de o ex-presidente ter ajudado a tirar da extrema pobreza 30 milhões de brasileiros entre 2003 e 2011.

Na nota, Anne ressalta que esses são “valores guardados pela cidade de Paris e que colocaram o político em perigo pelo seu engajamento”.

“Lula é conhecido por sua política proativa de combater a discriminação racial particularmente acentuada no Brasil”, acrescenta o texto, ressaltando que através da figura do ex-presidente, “todos os defensores da democracia no país são atacados”

Desde que foi instaurada, em 2001, a honraria foi atribuída a 17 personalidades presas ou em perigo por suas opiniões políticas. Após Nelson Mandela, Taslima Nasreen e Shirin Ebadi, Lula obtém a proteção da cidade de Paris e está reconhecido como um perseguido político, vítima de um processo injusto. 

Lula é mantido preso político desde abril do ano passado, na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, depois de um processo fraudulento comandado pelo ex-juiz Sérgio Moro, que virou ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro (PSL). 

Conseil

Entre os motivos que o Conseil argumentou para pedir à prefefitura para dar o título a Lula estão a sua luta pelos direitos humanos, a justiça social e a proteção do meio ambiente.

Confira a íntegra do documento:

Sobre Jornal Local

Veja também

Parlamentares da oposição derrubam Proposta de Emenda à Constituição, da prisão após condenação em segunda instância

oposição considera um atropelamento o que foi feito na comissão e questiona a pauta ter …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *