quarta-feira , 21 agosto 2019
Home / Política / Senadores elogiam Copa do Mundo, mas pedem atenção para problemas do país dentro e fora de campo

Senadores elogiam Copa do Mundo, mas pedem atenção para problemas do país dentro e fora de campo

Copa

Os resultados da Copa do Mundo, dentro e fora do campo, foram o principal tema comentado pelos senadores em Plenário nesta segunda-feira (14). Segundo a Agência Senado, a maioria elogiou a organização do Mundial e destacou o legado para o país, mas muitos ressaltaram que, encerrado o evento, é “hora de voltar à realidade”. Houve também pedidos para que se avalie o momento do futebol brasileiro, com sugestões que vão da comparação com exemplos de outros países à investigação das principais entidades do esporte, por meio de uma CPI.

O senador Jorge Viana (PT-AC) citou o reconhecimento internacional da capacidade do país de organizar um grande evento e comemorou o incremente do turismo. Para ele, o desafio que restou é a reestruturação do futebol brasileiro, com mais profissionalismo, apoio e investimento.

Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) mencionou a divulgação das cidades brasileiras no exterior ao longo da competição, que avaliou como um sucesso, apesar das apostas em contrário.

Ricardo Ferraço (PMDB-ES) também considerou o saldo positivo, mas sugeriu que a população cobre a conclusão das obras inacabadas e alertou para a necessidade de trabalhar para ampliar as oportunidades, inclusive em relação às Olimpíadas de 2016.

Para Casildo Maldaner (PMDB-SC), além de repensar o esporte, o país precisa se dedicar agora a debater temas essenciais para o incremento do crescimento, como a reforma tributária e as dificuldades logísticas.

Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), por sua vez, disse esperar que a tristeza com o futebol incentive o brasileiro a se dedicar às reais prioridades, como o combate à corrupção e as eleições de outubro.

Cristovam Buarque (PDT-DF) minimizou a derrota dentro de campo e cobrou propostas claras dos candidatos para a educação, o aumento da violência e a corrupção.

Reconhecendo aspectos positivos da Copa, como a participação do povo, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) pediu uma CPI para apurar irregularidades na CBF e iniciar um processo de mudança na administração do futebol. Alvaro Dias (PSDB-PR) anunciou um projeto de lei para exigir da CBF e das federações estaduais mais transparência e responsabilidade na prestação de contas.

Sobre Jornal Local

Veja também

Movimentos populares, centrais sindicais, partidos convocam luta nos 500 dias de prisão de Lula

Além de ações na Vigília Lula Livre em Curitiba, movimento ressalta a importância das inúmeras …