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Imagens em 360° mostram Rodoanel Norte de um jeito diferente, a 120 metros de altura

O Rodoanel Norte é a maior obra rodoviária
O Rodoanel Norte é a maior obra rodoviária

 

O site da DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A traz uma novidade para quem gosta de belas imagens. O Trecho Norte do Rodoanel foi fotografado na última semana com uma câmera acoplada a um drone. O equipamento, de última geração, registrou o andamento das obras em três pontos: Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, Trevo Fernão Dias e Obra de Arte Especial 204, que passa sobre a Estrada Santa Inês, no Jardim Itatinga, município de São Paulo.

Confira as imagens em nosso site: http://dersa.sp.gov.br/empreendimentos/rodoanel-norte/#fotos

Para o gerente de Planejamento da DERSA, João Lima, responsável por coordenar a captura das imagens, “além da beleza das fotos, este trabalho permite à Companhia analisar a evolução das obras e futuramente montar um histórico do empreendimento”. Ele destaca que pela extensão dos trechos fotografados não seria possível visualizá-los por inteiro sem a utilização dessa tecnologia.

Além da oportunidade que o público tem de ver as fotos em vários ângulos, técnicos e engenheiros podem acessar uma ampla visualização do moderno trabalho de engenharia civil implantado no empreendimento.

É a primeira vez que as obras do Trecho Norte do Rodoanel são fotografadas com a utilização de um drone. As fotos em 360° são formadas por um conjunto de 180 imagens, capturadas a cada dois segundos. O equipamento, que faz uma varredura por toda a área, sobe a 120 metros de altura, limite permitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a utilização de drones. Depois, com auxílio de um programa de computador, as imagens são agrupadas, formando então a foto em 360°.

Sobre o Rodoanel Norte
O Rodoanel Norte é a maior obra rodoviária financiada pelo BID. A rodovia terá 44 km de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste do Rodoanel. Tem início na confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a rodovia Presidente Dutra (BR-116). O trecho prevê acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Com a abertura ao trânsito, prevista para março de 2018, o tráfego de passagem, sobretudo o de caminhões, será distribuído e desviado para o entorno da Região Metropolitana de São Paulo, melhorando o fluxo nas marginais e, consequentemente, o trânsito dos veículos de transporte coletivo. Estima-se redução de 23% do VDM (volume diário médio) de caminhões na Marginal Tietê, o que representa uma diminuição de 18,3 mil caminhões por dia após a conclusão da obra.

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