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Trecho inicial do BRT Ouro Verde é liberado para circulação nas avenidas Amoreiras e João Jorge

Nesse percurso, são quase 5 km de faixas exclusivas. Este é o décimo trecho dos Corredores BRT liberado para circulação, totalizando cerca de 17 km. 

O trecho inicial do Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde foi liberado para circulação na última quinta-feira, 15 de outubro, nas avenidas João Jorge e Amoreiras. O anúncio foi feito pelo prefeito Jonas Donizette, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, nesta sexta-feira, 16 de outubro. A nova liberação proporciona a conexão entre o Terminal Central e o futuro Terminal BRT Campos Elíseos. 

Somados aos trechos ativados anteriormente, todo o lote 3 do BRT campineiro está liberado para circulação, com início na Avenida João Jorge, seguindo por toda a Amoreiras até o Terminal BRT Campos Elíseos. Nesse percurso, são quase 5 km de faixas exclusivas. Este é o décimo trecho dos Corredores BRT liberado para circulação, totalizando cerca de 17 km. 

Com a nova liberação, a conexão entre a região do Ouro Verde e o Centro, pelo transporte público, volta a ser feita pelo corredor exclusivo da Amoreiras e não mais pela Avenida Prefeito Faria Lima, facilitando o acesso ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Hospital Metropolitano e AME (Ambulatório Médico de Especialidades). 

Estão sendo liberadas duas faixas exclusivas de concreto (uma por sentido) na Avenida das Amoreiras, no trecho entre a João Jorge e a Prefeito Faria Lima. Na Avenida João Jorge, entre o viaduto Miguel Vicente Cury e a Amoreiras, são duas faixas (uma por sentido) dedicadas ao transporte público, com espaço para ultrapassagem junto às estações.  

Dezoito linhas de ônibus do sistema convencional de transporte tiveram o itinerário otimizado, passando a circular no Corredor BRT. São elas: 121, 131, 133, 140, 141, 142, 153, 154, 161, 162, 163, 164, 199, 213, 228, 317, 382 e 404. Juntas, elas transportam cerca de 62 mil passageiros diariamente. 

Quatro pontos de ônibus foram ativados no corredor da Amoreiras. No sentido bairro, após a Rua São Carlos e na altura do SESI (Serviço Social da Indústria). No sentido Centro, anterior à Rua São Carlos e oposto ao SESI. Futuramente, a operação do sistema BRT ocorrerá na Estação BRT Mário Gatti, que está sendo finalizada. 

Os pontos de ônibus localizados nas avenidas Prestes Maia e Faria Lima deixam de atender as linhas impactadas. As linhas 118, 125 e 502 mantêm o atendimento na Faria Lima.   

Na Avenida João Jorge, as linhas seguem realizando embarque e desembarque pela faixa da direita. O ponto de ônibus localizado em frente ao banco Bradesco foi remanejado para a altura do cruzamento com a Rua Dr. Salles Oliveira. Os demais pontos permanecem inalterados. As estações BRT (piso elevado) e BRS (piso baixo) João Jorge serão ativadas futuramente. 

Trânsito 

O trecho liberado na Avenida João Jorge possui, predominantemente, seis faixas de rolamento (três por sentido) destinadas ao tráfego em geral, que receberam requalificação asfáltica. A iluminação dos corredores é em LED, com a fiação subterrânea. 

O trecho recebeu nova sinalização viária; tanto vertical (placas), como horizontal (solo). O canteiro central recebeu paisagismo (implantação de grama) e novos conjuntos semafóricos foram instalados. 

Com a nova dinâmica de circulação, a transposição da Avenida das Amoreiras pela Faria Lima deixou de ser permitida definitivamente. Os motoristas que trafegam pela Prefeito Faria Lima com destino à região do Ouro Verde devem prosseguir pela avenida e acessar o próximo retorno, na altura ao Departamento de Parques e Jardins (DPJ), para chegar à Amoreiras. 

O cruzamento passa a ocorrer em dois tempos semafóricos, ao invés de três, ampliando a fluidez viária no trecho. A velocidade máxima permitida é de 50 km/h, ao longo do trecho liberado. Nos pontos que permanecem em obras, é reduzida para 40 km/h.  

BRT campineiro

O trecho liberado integra o Lote 3 do BRT campineiro e é parte do trecho 1 do Corredor Ouro Verde. O trecho 1 conta com 4,8 km de extensão e liga a região central até a Estação Campos Elíseos. No total, o BRT Ouro Verde contempla 14,6 km de extensão, saindo do Terminal Central e seguindo pelas avenidas João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim até o Terminal Vida Nova. 

Juntos, os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – somam 36,6 km de extensão. O desenvolvimento das obras atingiu 85% e cerca de 95% dos corredores estão pavimentados. Dezesseis das 18 pontes e viadutos estão em execução; 19 das 37 estações foram finalizadas; e um dos seis terminais previstos já foi parcialmente ativado, no Jardim Satélite Íris. 

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