segunda-feira , 25 março 2019
Home / Saúde e Bem Estar / Campinas recebe o único equipamento da América Latina para o tratamento a laser contra doenças de pe

Campinas recebe o único equipamento da América Latina para o tratamento a laser contra doenças de pe

A área médica dermatológica de Campinas registrou nessa semana um enorme avanço no tratamento do vitiligo (doença que causa manchas brancas na pele) e da psoríase (doença inflamatória crônica da pele caracterizada por placas avermelhadas e descamativas).
O equipamento é o Xtrac Excimer Laser, que emite um feixe de laser com comprimento de onda específica capaz de atuar em lesões de psoríase e vitiligo. O aparelho é o único na América Latina e, desde a última quinta-feira, está disponível para tratamento médico em Campinas. A novidade foi trazida pelo médico dermatologista Dr. Antônio Bastos Filho.
De acordo com ele, aspectos interessantes dessa tecnologia são a rapidez das sessões que duram cerca de cinco minutos, além das aplicações serem indolores.
“Além disso, o Xtrac Excimer Laser produz uma radiação mais específica se comparado a qualquer outro método de fototerapia. O laser é aplicado somente nas áreas afetadas, sem necessidade que o paciente exponha as outras áreas do corpo ao tratamento”, comenta.
A eficácia do tratamento, segundo ele, já foi testada nos principais centros de pesquisa dermatológica dos Estados Unidos e Europa, e há dados que mostram que, no caso do Vitiligo, 90% a 95% das lesões tratadas e repigmentadas não voltam a apresentar a doença. No caso da psoríase, as lesões tratadas podem manter longo período de remissão.
Importante lembrar que nenhuma das doenças dermatológicas acima citadas possui cura, mas podem ser controladas. O Excimer Laser é uma nova opção no controle destas doenças, com algumas vantagens quando comparado aos demais tratamentos existentes.
O que é?
O vitiligo é uma doença caracterizada pela despigmentação da pele, formando manchas esbranquiçadas. Acomete cerca de 1% da população e, em 30% dos casos, há ocorrência familiar. Manifesta-se em qualquer idade, em ambos os sexos e em todas as raças.
Segundo o médico, as causas do surgimento do vitiligo ainda são desconhecidas. “Apesar disso, alguns fatores como causas emocionais, predisposição genética, doenças da tireóide podem desencadear a doença, em que o próprio organismo, através de um defeito do seu mecanismo de defesa, destrói o melanócito, célula responsável pela produção da melanina, que é o pigmento que dá cor à pele”, comenta.
As manchas do vitiligo podem variar em número, tamanho e localização. As regiões acometidas com maior freqüência são a face, punhos, mãos e eminências ósseas (cotovelos e joelhos).
As manchas do vitiligo não apresentam sintomas. A maioria dos pacientes procura o médico pelo transtorno estético que a doença ocasiona.

No caso da psoríase, o ciclo evolutivo das células da epiderme está acelerado, levando a formação de escamas. As áreas mais afetadas são cotovelos, joelhos e couro cabeludo. Pode haver sensação de prurido ou sensação de queimação nas lesões.
Dr. Antônio Bastos Filho é médico dermatologista com formação e especialização na PUC Campinas e é assistente voluntário do ambulatório de Dermatologia do Hospital e Maternidade Celso Pierro – PUC Campinas.

Sobre Sandra Venâncio

Veja também

OMS alerta para possível 3ª onda de surto de febre amarela no Brasil

De acordo com a OMS, entre os casos confirmados em humanos, 89% deles foram identificados …

6 Comentário

  1. Alô pessoal que tem vitiligo, sou Técnico em Fitoterapia, ajudo muitas pessoas que possui tal mal, graciosamente, portanto, fico a disposição de que desejar, meu nome e email abaixo. Calma, Fé em Deus. Vitiligo tem cura.

  2. Gostaria de saber onde o medico Dr. Antônio Bastos Filho é médico dermatologista atende ?

  3. Olá…Descobri o vitiligo a pouco tempo em minhas mãos.Começou com pqnas manchas brancas, agora estão maiores. usei a pomada Elidel por uns 2 meses, mas devido o seu preço parei com o tratamento. Estou usando o pomada viticromin a 1 mes. É dificil, a auto estima fica lá embaixo. Não sei o que é melhor para as manchas. Gostaria de receber ajuda. obrigada.

  4. Tenho psoríase forte nas 2 maos na parte interna, e nao vejo a hora de me livrar desse mal que a mais de 15 anos esta presente causando desconforto e atrapalhando minha energia para a vida….minha sorte é nao estar tao longe de campinas…testarei em breve esse aparelho…

  5. Ola, meu nome e Maristela,gostaria muito saber sobre tratamento de vitiligo em Campinas, principalmente a laser, tenho vitiligo e preciso muito de ajuda, pois perdi a auto estima e chego a entrar em desespero, nao consigo conviver com essa dor, por fvr entre em contato comigo, por favor obrigada, tenho 38 anos.

  6. tive psoríase a 20 anos atras,sarou totalmente com alguns anos de treapias(psicoterapia)Mas hoje ela voltou a 5 meses nas solas das mãos ,tenho mta vergonha das pessoas e mtas acreditam que se pega.Sei que não é contagiosa.
    Gostaria de saber como faço para ter este tratamento que me parece ser mto bom.Onde preciso ir para que alguém me ajude?? Sou de Campinas, tenho 41 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *