www.jornalocal.com.br / Saúde / Cartório faz procuração online para prova de vida do INSS

Cartório faz procuração online para prova de vida do INSS

Aposentados e beneficiários devem fazer a prova de vida anualmente e, caso não possam comparecer, podem optar por uma escritura pública – que agora pode ser formalizada por videoconferência, sem precisar ir até o cartório.

A Prova de Vida do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) deve ser feita pelos aposentados e beneficiários anualmente e aqueles que não puderem comparecer ao banco para realizar o procedimento para que continue recebendo os benefícios, agora podem fazer uma procuração de forma totalmente online, sem precisar ir até o cartório.

A procuração é o documento pelo qual o idoso interessado nomeia uma pessoa de sua confiança como seu representante legal. O ato, feito em Cartório de Notas de forma ágil, tornou-se ainda mais fácil, pois pode ser feito via videoconferência, por meio da plataforma www.e-notariado.org.br.

O sistema foi desenvolvido para a prática dos atos notariais digitais em razão da pandemia de COVID-19, com o objetivo de manter os cuidados, principalmente, com as pessoas do grupo de risco, como é o caso dos idosos. Para solicitar a procuração digital, é necessário acessar o site ou baixar o aplicativo para celular e solicitar o serviço eletrônico junto ao tabelião de notas.

O tabelião do 5º Cartório de Notas de Campinas, Sandro Carvalho, esclarece que para assinar os documentos, é necessário ter um Certificado Digital emitido no padrão ICP-Brasil ou e-Notariado. “No primeiro caso, o instrumento é o mesmo utilizado para o envio da Declaração do Imposto de Renda, por exemplo. Já o Certificado Digital e-Notariado é próprio para os atos notariais digitais e é emitido gratuitamente pelo próprio cartório”, explica.

Além disso, é necessário que o requerente tenha um documento de identidade digital, como a CNH Digital, que pode ser adquirida através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou em qualquer unidade do Detran.

“Os idosos, de fato, são pessoas vulneráveis à golpes patrimoniais, mas não devem se preocupar quanto à segurança da procuração online. Isso porque a plataforma foi desenvolvida para garantir total segurança jurídica aos atos, evitando falsidade documental. Além disso, todos os tabeliães e escreventes são preparados para a prática de suas atividades”, conclui o tabelião.

Sobre a Prova de Vida

A procuração para nomear um representante legal para realizar a Prova de Vida em nome de beneficiários foi autorizada pelo INSS em casos que não estejam cadastrado no programa e quando se tratar de beneficiários com idade igual ou superior a 60 anos.

A procuração pode ser providencial em casos de viagem, doença contagiosa ou impossibilidade de locomoção do beneficiário e a regra vale por 120 dias.

A Prova de Vida é obrigatória e tem como principal objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos. O procedimento deve ser feito uma vez por ano na instituição bancária em que o aposentado ou pensionista recebe o seu benefício. Aqueles que não fazem a Prova de Vida no prazo, podem ter o pagamento bloqueado, suspenso ou cessado.

Serviço

O 5º Cartório de Notas de Campinas possui a atribuição de realizar os serviços dos tabelionatos de notas, que essencialmente visam autenticar fatos, dar validade jurídica à vontade dos cidadãos e conferir forma legal aos negócios jurídicos. O atual titular da serventia é Sandro Carvalho, profissional do Direito dotado de fé pública e a quem foi delegado o exercício de sua atividade após aprovação em concurso público realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP).

O horário de atendimento é das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, e também oferece outras opções de atendimento para os que precisam dos demais serviços, além de tomar todas as medidas cautelosas de combate ao novo vírus, recomendadas pelo Ministério da Saúde.

Sobre Jornal Local

Veja também

Brasil passa de 4 milhões de casos de coronavírus. Em apenas 25 dias foram 1 milhão

Em 24 horas, 48.632 novas infecções e 1.218 mortes pela Covid-19 foram registradas no país …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *