sábado , 16 dezembro 2017
Home / Moda / Aposte no Rolfing para acabar com dores musculares e articulares

Aposte no Rolfing para acabar com dores musculares e articulares

yedaEm tempos de tamanha correria no cotidiano e da necessidade crescente de cuidarmos do nosso bem estar e da saúde, o Rolfing – uma terapia corporal criada nos Estados Unidos, que visa organizar a postura e aliviar dores crônicas na coluna e em outras partes do corpo – tem se firmado como uma alternativa das mais eficientes, principalmente quando os maiores incômodos são as dores que surgem, sobretudo, nas costas.

Como explica a rolfista Yeda Bocaletto, de Campinas, o Rolfing é uma fisioterapia alternativa que realinha o corpo em relação à força da gravidade, acaba de modo eficiente e definitivo com dores e desconfortos, libera tensões e estimula a melhora da consciência corporal.

A técnica que nasceu pelas mãos da bioquímica norte-americana Ida Rolf, na década de 1940, consiste na manipulação dos tecidos moles (músculos, tendões e ligamentos) e na reeducação dos movimentos cotidianos, como respirar, caminhar, sentar, dirigir e dormir. “Baseado em conceitos de física e de biomecânica, é indicado para problemas musculares e articulares. É uma técnica completa e que tem resultados rápidos e eficientes, pois trabalha na origem dos problemas e não apenas no alívio dos sintomas. O tratamento tem duração média de 10 a 15 sessões e pode ser utilizado concomitantemente ou alternativamente à fisioterapia e ao RPG”, afirma a especialista, que é formada pelo Rolf Institute of Structural Integration, dos Estados Unidos.

Durante as sessões, o profissional rolfista manipula os tecidos moles através da pressão exercida pela mão e pelo cotovelo, conduzindo-os aos lugares em que deveriam estar para executar suas funções corretamente. “O rolfista alonga as estruturas que estão contraídas e encurtadas, muitas vezes com “nozinhos”, inflamadas e congestionadas. Isso produz mais espaço entre as articulações, mais flexibilidade, alongamento e correção da postura, promovendo maior deslizamento entre os músculos e descomprimindo nervos”, explica Yeda.

Segundo ela, o toque preciso e direto nos músculos e tendões faz com que os tecidos enrijecidos e encurtados fiquem maleáveis e se movimentem de forma natural. “Com isso, é trabalhada a origem do problema, a dor desaparece e não volta mais”, esclarece.

O rolfista também ajuda o paciente a ter mais consciência de seu corpo, quebrando padrões de movimentos antigos e favorecendo a criação de novos, que beneficiam a manutenção de movimentos saudáveis, além de ensinar o que fazer para que as dores não se instalem novamente.

O método, ainda pouco conhecido no Brasil, é eficiente e indicado para tratar problemas de saúde como: má postura; dores crônicas na coluna (lombares, torácicas e cervicais); hiperlordose; hipercifose; escoliose; síndrome da dor miofascial; hérnia de disco; enxaqueca; fibromialgia; lesão por esforço repetitivo (LER); tendinites e bursites crônicas; lesões no esporte; artroses; e disfunção na articulação temporo-mandibular. Enfim, todas as dores relacionadas aos músculos, articulações de tendões e ligamentos.

Yeda, que é Rolfista Avançada e também atua como professora da Associação Brasileira de Rolfing® (ABR), reforça que pessoas de todas as idades podem se beneficiar da técnica, inclusive preventivamente.

Ela esclarece que o rolfing é eficiente porque trabalha com o corpo todo, relacionando as partes com problema com toda a estrutura corporal, com padrões de movimento e hábitos posturais de cada pessoa. “O objetivo de se trabalhar o corpo todo e não apenas as partes que causam queixas nos pacientes é descobrir as relações que geram os problemas”, enfatiza. Por isso, os resultados obtidos com o tratamento são permanentes.

Yeda Bocaletto é Rolfista Avançada e de Movimento formada pelo Rolf Institute dos EUA. É professora de Rolfing do Rolf Institute. Tem consultório em Campinas e em São Paulo.

Rua Nuporanga, 355

Fones: 19-3027.2241  ou 19-3254.9180

Email: yedab@hotmail.com

Webpage: www.rolfingcampinas.com.br

 

Sobre Jornal Local

Veja também

Pessoas que nunca tiveram dengue não devem tomar vacina da doença, diz Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou nesta quarta-feira (29) que o laboratório Sanofi-Aventis, fabricante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *