segunda-feira , 22 janeiro 2018
Home / Moda / Aposte no Rolfing para acabar com dores musculares e articulares

Aposte no Rolfing para acabar com dores musculares e articulares

yedaEm tempos de tamanha correria no cotidiano e da necessidade crescente de cuidarmos do nosso bem estar e da saúde, o Rolfing – uma terapia corporal criada nos Estados Unidos, que visa organizar a postura e aliviar dores crônicas na coluna e em outras partes do corpo – tem se firmado como uma alternativa das mais eficientes, principalmente quando os maiores incômodos são as dores que surgem, sobretudo, nas costas.

Como explica a rolfista Yeda Bocaletto, de Campinas, o Rolfing é uma fisioterapia alternativa que realinha o corpo em relação à força da gravidade, acaba de modo eficiente e definitivo com dores e desconfortos, libera tensões e estimula a melhora da consciência corporal.

A técnica que nasceu pelas mãos da bioquímica norte-americana Ida Rolf, na década de 1940, consiste na manipulação dos tecidos moles (músculos, tendões e ligamentos) e na reeducação dos movimentos cotidianos, como respirar, caminhar, sentar, dirigir e dormir. “Baseado em conceitos de física e de biomecânica, é indicado para problemas musculares e articulares. É uma técnica completa e que tem resultados rápidos e eficientes, pois trabalha na origem dos problemas e não apenas no alívio dos sintomas. O tratamento tem duração média de 10 a 15 sessões e pode ser utilizado concomitantemente ou alternativamente à fisioterapia e ao RPG”, afirma a especialista, que é formada pelo Rolf Institute of Structural Integration, dos Estados Unidos.

Durante as sessões, o profissional rolfista manipula os tecidos moles através da pressão exercida pela mão e pelo cotovelo, conduzindo-os aos lugares em que deveriam estar para executar suas funções corretamente. “O rolfista alonga as estruturas que estão contraídas e encurtadas, muitas vezes com “nozinhos”, inflamadas e congestionadas. Isso produz mais espaço entre as articulações, mais flexibilidade, alongamento e correção da postura, promovendo maior deslizamento entre os músculos e descomprimindo nervos”, explica Yeda.

Segundo ela, o toque preciso e direto nos músculos e tendões faz com que os tecidos enrijecidos e encurtados fiquem maleáveis e se movimentem de forma natural. “Com isso, é trabalhada a origem do problema, a dor desaparece e não volta mais”, esclarece.

O rolfista também ajuda o paciente a ter mais consciência de seu corpo, quebrando padrões de movimentos antigos e favorecendo a criação de novos, que beneficiam a manutenção de movimentos saudáveis, além de ensinar o que fazer para que as dores não se instalem novamente.

O método, ainda pouco conhecido no Brasil, é eficiente e indicado para tratar problemas de saúde como: má postura; dores crônicas na coluna (lombares, torácicas e cervicais); hiperlordose; hipercifose; escoliose; síndrome da dor miofascial; hérnia de disco; enxaqueca; fibromialgia; lesão por esforço repetitivo (LER); tendinites e bursites crônicas; lesões no esporte; artroses; e disfunção na articulação temporo-mandibular. Enfim, todas as dores relacionadas aos músculos, articulações de tendões e ligamentos.

Yeda, que é Rolfista Avançada e também atua como professora da Associação Brasileira de Rolfing® (ABR), reforça que pessoas de todas as idades podem se beneficiar da técnica, inclusive preventivamente.

Ela esclarece que o rolfing é eficiente porque trabalha com o corpo todo, relacionando as partes com problema com toda a estrutura corporal, com padrões de movimento e hábitos posturais de cada pessoa. “O objetivo de se trabalhar o corpo todo e não apenas as partes que causam queixas nos pacientes é descobrir as relações que geram os problemas”, enfatiza. Por isso, os resultados obtidos com o tratamento são permanentes.

Yeda Bocaletto é Rolfista Avançada e de Movimento formada pelo Rolf Institute dos EUA. É professora de Rolfing do Rolf Institute. Tem consultório em Campinas e em São Paulo.

Rua Nuporanga, 355

Fones: 19-3027.2241  ou 19-3254.9180

Email: yedab@hotmail.com

Webpage: www.rolfingcampinas.com.br

 

Sobre Jornal Local

Veja também

Técnica de beleza da Condor ensina penteado prático para arrasar nos dias quentes

  Para aliviar as altas temperaturas do verão, as mulheres optam, normalmente, pelo cabelo preso. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *