segunda-feira , 24 setembro 2018
Home / Saúde / Falta kit para coleta de urina nos Centros de Saúde de Sousas e Joaquim Egídio

Falta kit para coleta de urina nos Centros de Saúde de Sousas e Joaquim Egídio

Uma moradora do loteamento Colinas do Ermitage foi surpreendida quando esteve a semana passada, no Centro de Saúde de Joaquim Egídio, e não conseguiu fazer a entrega da amostra de urina coletada. Os funcionários informaram, que por falta dos kits de coleta, o material do exame não poderia ser aceito.

Entre março e agosto do ano passado, a Prefeitura suspendeu a coleta de exames de sangue de urina, por pelo menos quatro vezes. A justificativa foi a renovação do contrato para compra dos kits usados nas análises.

Por meio de nota, a Prefeitura de Campinas informou, que os exames laboratoriais da rede básica de saúde (Centros de Saúde) estão sendo feitos normalmente no Laboratório de Análises Clínicas da Secretaria de Saúde, com exceção do exame de urina 1.

Sobre a compra dos kits, a secretaria informou, que está em processo de licitação, e pretende normalizar a situação o mais rápido possível, no entanto, não diz a data. “Os exames para os casos de urgência e emergência, gestantes, pacientes com sonda ou com alguma outra queixa estão mantidos”, disse a assessoria de imprensa da Prefeitura.

No Centro de Saúde de Sousas, falta material de enfermagem como esparadrapo, curativo e algumas medicações. O laboratório de Análise da Prefeitura, também não está fazendo coletas de alguns tipos de exames de sangue.

De acordo com a administração municipal, a interrupção aconteceu por conta de uma questão administrativa no processo de compra de fitas e reagentes.  E garantem, que neste período, os pacientes estão sendo avaliados por médicos e tratados com base em exames clínicos, considerando outros exames de análises clínicas. A assessoria ressalta que os exames de urocultura estão mantidos e podem ser solicitados pelos médicos, bem como outros exames laboratoriais.

 

Sobre Jornal Local

Veja também

Embrapa cria tomates mais nutritivos e com maior produtividade

A Embrapa está criando um novo tipo de tomate, rico em vitamina A e que terá …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *