Home / Saúde / Ginecologia do Hospital das Clínicas entrega moderno ambulatório para as pacientes do SUS

Ginecologia do Hospital das Clínicas entrega moderno ambulatório para as pacientes do SUS

As novas instalações irão proporcionar melhor atendimento as 250 pacientes

No próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as pacientes em tratamento na Clínica de Ginecologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, serão beneficiadas com um novo e moderno ambulatório para a realização de consultas, exames e pequenos procedimentos cirúrgicos.

O Instituto Central do Hospital das Clínicas reformou totalmente a Clínica Ginecológica. As novas instalações irão proporcionar melhor atendimento as 250 pacientes, a maioria com doenças de alto risco, que passam diariamente pelo local.

Por mês, são 5.000 atendimentos, com hora marcada, de mulheres provenientes da Capital, cidades do interior e até mesmo de outros estados, cujas moléstias exigem atendimento médico terciário, com recursos e equipamentos especiais.

Para o professor Edmund Baracat, titular da Ginecologia do HC, a reforma irá representar avanços e humanizar em especial o atendimento.

O novo ambulatório ganhou modernos consultórios, salas mais amplas para a realização de exames e de pequenos procedimentos  e áreas específicas para a assistência psicológica, enfermagem e serviço social.  O sistema de senha agilizará o atendimento.

Para facilitar a circulação das pacientes, um corredor principal interliga três corredores secundários onde estão instalados 21  consultórios, 05 salas de procedimentos e 15 banheiros.

As obras foram realizadas em nove meses e exigiram recursos de RS 1,04 milhão, liberados pelo Governo do Estado ao Hospital das Clínicas.     

Assistência Pioneira

A Ginecologia do HC, única da Rede Pública de Saúde a reunir todos os serviços, num mesmo espaço, conta com ambulatórios de Patologia do Trato Genital Inferior, Ginecologia Endócrina, Climatério, Endometriose, Infância e Adolescência, Mal formações, Mastologia, Mioma, Planejamento Familiar, Violência Sexual,  Acupuntura, Sexualidade, TPM, Uroginecologia, Ginecologia Geral, Fitoginecologia, Ginecologia Endovascular, Hemostasia Reprodutiva,   Saúde Mental da Mulher, entre outros.

Para o diagnóstico, o  parque tecnológico da Ginecologia é equipado com sofisticados equipamentos para a realização de exames de Colposcopia, Ultrassom, Urodinâmica, Histeroscopia, Laparoscopia, entre outros, o que permite a efetivação de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos nas inúmeras doenças ginecológicas.  

Em 2009, a clínica contabilizou  53.454 consultas, 114.287 exames laboratoriais,  20.788 exames de imagem e 1.364 cirurgias. No atendimento de urgência e emergência foram mais 2.940 consultas registradas.

Além da mudança de layout, a nova estrutura recebeu teto rebaixado, iluminação embutida e pintura na cor esverdeada que  agregam harmonia e valorizam o espaço de convivência do médico com o paciente, tornando-o mais acolhedor.

A nova mobília e o sistema de informática avançado completam a modernidade que oferecerá mais conforto ao paciente do Sistema Único de Saúde.

Para as obras, a Divisão de Clínica Ginecológica contou com o apoio incondicional do Diretor Executivo do ICHC, Carlos Suslik,  no acompanhamento das obras e logística para garantir um atendimento de qualidade e excelência.

A Clínica Ginecológica atende de 2ª a 6ª feira, das 8h00 às 18h00, no 5º andar do Prédio dos Ambulatórios. A marcação de consulta é feita pelos Ambulatórios de Especialidades da Secretaria de Estado da Saúde.

Sobre Jornal Local

Veja também

centro-saude-sousas-abaixo-assinado-verba-saude

Abaixo-assinado pede melhorias e a não redução de verbas para a saúde

A comunidade de Sousas e Joaquim Egídio se mobiliza com adesão ao abaixo-assinado do Conselho …

2 Comentário

  1. Por favor preciso saber o endereço do Prédio do Ambulatório de Ginecologia Endócrina e Climatério do HC para poder marcar uma consulta com um especialista de Climatério. Estou sofrendo muito com este período . Tenho 64 anos e ainda sofro com os calores diários.
    São muitos intensos. Esta me afetando demais. Já procurei vários ginecologista e não resolveu nada. Espero uma gentileza de vocês para conseguir o endereço para marcar.

  2. marlene gomes da silva

    queria saber como posso fazer para ter um antendimento ai nesse hospital
    porque me falaram que ai é muito bom não tenho condições de fazer particular
    estou com 50 anos e queria fazer un checape onde tenho que ir para ser
    atendida ai dizem que é muito díficil conseguir um atendimento ai por favor
    me ajudem o que eu quero é fazer um checape ginecologico por favor
    me digam alguma coisa ficarei grata!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *