quarta-feira , 12 dezembro 2018
Home / Turismo / Robert Wyland pinta Aquário de Santos

Robert Wyland pinta Aquário de Santos

Em um clima de grande entusiasmo, foi assinado, na noite da última segunda feira (12 de maio), o contrato que oficializa a vinda do artista plástico norte-americano Robert Wyland a Santos (SP), e o início do seu trabalho no Aquário Municipal.

Além de realizar uma pintura artística em duas paredes externas do equipamento de lazer, Wyland participa do seminário “VIDA MARINHA – Desenvolvimento e Preservação dos Mares”, no dia 16 de maio, às 9h30.

O contrato foi assinado por Robert Wyland, Presidente da Wyland Foundation; João Paulo Tavares Papa, Prefeito de Santos; Roberto Clemente Santini, Diretor-Presidente da TV Tribuna; e Antonio Carvalhal, gerente do Grupo Rodrimar.

Até sexta-feira, Wyland pintará, no Aquário, animais da fauna marinha em tamanho natural. Os murais do artista, espalhados por vários países do mundo, buscam conscientizar sobre a importância da preservação oceânica. O mural de Santos será o 98º dele e o primeiro na América do Sul.

O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa caracteriza o trabalho de Wyland como uma “peregrinação pelo mundo”, com objetivo de transmitir a mensagem da preservação dos oceanos e o cuidado com o meio ambiente.

“A conquista de jovens e crianças para a sustentabilidade ambiental é uma grande bandeira universal. Além do talento que tem, vimos o seu compromisso com as questões ambientais, que está profundamente registrado em sua arte”.

O prefeito enfatizou que o trabalho de Wyland é gratuito. As despesas se relacionam apenas à infra-estrutura e ao material de trabalho.

Wyland, por sua vez, disse estar muito motivado a deixar um de seus Whaling Wall (como são chamados os murais que pinta) no Aquário de Santos. “Ter esse tipo de suporte na cidade onde vou trabalhar dá garantias que de vou fazer o mais bonito mural. Estou emocionado de trazer meu trabalho para América do Sul, para uma cidade onde as pessoas apreciam a arte e respeitam o meio ambiente”.

O artista plástico considerou a localização do Aquário “espetacular”. “O mural pode ser visto de vários pontos da praia, pela cidade inteira. Vou retratar não somente os animais, mas também o espírito do lugar”. Além disso, a localização é vista pelo canal de Santos que leva ao Porto, tornando assim, um cartão de visita para quem chega à Cidade através do mar.

O Diretor-Presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini enfatizou a importância do momento para a discussão dos problemas dos mares.

“Este é um momento ímpar. Durante essa semana em que Wyland realizará a pintura, faremos um seminário na sexta-feira com algumas das principais entidades do Brasil que cuidam de projetos marinhos”.

Além disso, Santini divulgou que as 400 vagas disponíveis para as inscrições do seminário “VIDA MARINHA – Desenvolvimento e preservação dos mares” já foram preenchidas.

O Gerente Comercial da TV Tribuna, Fernando Salgado realizou uma breve explanação sobre o seminário. Segundo ele, o evento será um pontapé inicial para a discussão da vida marinha na Baixada Santista. “Traremos empresas e entidades que tiveram trabalhos de alta relevância ao longo dos últimos anos”.

O seminário “VIDA MARINHA – Desenvolvimento e Preservação dos Mares” se destina a autoridades; especialistas e estudantes de Oceanografia, Biologia e Meio Ambiente; membros de ONGs; técnicos e especialistas do Poder Público e lideranças comunitárias.

A vinda de Wyland à Cidade é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Santos, TV Tribuna e Revista Alma Surf, com patrocínio do Grupo Rodrimar.

Já o seminário “VIDA MARINHA – Desenvolvimento e preservação dos mares” é uma iniciativa da TV Tribuna, com patrocínio do Grupo Rodrimar e da Terracom e realização da Una Eventos, apoio Revista Alma Surf.

Pintura no Aquário

A arte como impulsionadora da preservação ambiental, especialmente do ambiente aquático. Esse é o objetivo dos painéis pintados pelo artista americano Robert Wyland, desde 1981.

Wyland inicia a pintura no Aquário de Santos nesta terça-feira, a partir das 8 horas da manhã. Nascido em julho de 1956, na cidade de Detroit, Michigan, notabilizou-se pelas pinturas que reproduz, em locais públicos, o ambiente submerso. Sua arte é conhecida em países como Estados Unidos, Canadá, México e Japão.

No dia 14 de maio, alunos da rede municipal de Ensino de Santos estarão junto com Wyland. As crianças farão pinturas em murais de compensado. A presença delas é uma exigência do artista, cuja proposta é despertar o interesse das pessoas, especialmente as mais jovens, para a conservação do ambiente marinho.

Estima-se que os murais feitos por Wyland e espalhados pelo mundo são vistos por cerca de 1 bilhão de pessoas por ano.

A inauguração do painel de Wyland no Aquário Municipal de Santos acontece no dia 17 de maio (sábado), ao meio-dia. O endereço é Avenida Bartolomeu de Gusmão, s/nº – Ponta da Praia.

Palestras em destaque – “VIDA MARINHA – Desenvolvimento e Preservação dos Mares”

10 horas – Robert Wyland, Presidente da Wyland Foundation

Criada em 1993 nos Estados Unidos, a instituição é voltada para a preservação do ecossistema marinho por meio da transmissão de conhecimentos à população. Na palestra, Wyland apresentará as ferramentas e programas que dão certo nos Estados Unidos, inclusive o Whaling Wall, a pintura de animais da fauna marinha em equipamentos públicos – que já foi realizada em vários países.

11h15 – Roberto Vámos – Diretor-Presidente da Surfrider Foundation Brasil

A Surfrider é uma ONG internacional que busca a união dos cidadãos como forma de alcançar seus objetivos. Em 1999, a Surfrider conseguiu barrar um aterro na Praia do Arpoador (Rio de Janeiro), além de realizar inúmeras limpezas para retirada de lixo nas praias. Vámos destacará em sua explanação o funcionamento da Surfrider, seus diferenciais, suas ações educativas e as principais ameaças aos oceanos.

14h30 – Berenice Gallo – Coordenadora Regional da Fundação Pró-Tamar-Base Ubatuba

O Projeto Tamar, em 28 anos, é conhecido por seu trabalho intensivo de proteção, pesquisa, sensibilização pública, educação e inclusão social que resultaram na recuperação de três das cinco espécies de tartarugas que ocorrem no Brasil. No entanto, elas ainda continuam ameaçadas de extinção. É o trabalho do Tamar que Berenice destacará em sua palestra.

15h30 – Climério Pinto – Líder de Produção da Dow Guarujá

A Dow Guarujá desenvolve o Programa “Embaixadores do Meio Ambiente”, uma parceria inédita na América Latina com o Instituto Jean-Michel Cousteau. Trata-se da hospedagem, durante uma semana, de estudantes de 5 a 8 série, em bangalôs na região de manguezal onde se localiza a fábrica da Dow. Os estudantes se envolverão em práticas voltadas ao estudo da biodiversidade, análise das características dos manguezais e manejo dos recursos naturais de forma a serem defensores e praticantes de ações responsáveis. E é essa iniciativa que será levada ao seminário.

16h30 – José Truda Palazzo Jr – Presidente do Projeto Baleia Franca

O Projeto Baleia Franca, um programa da Coalizão Internacional da Vida Silvestre, existe há 25 anos e visa garantir a sobrevivência e a recuperação populacional da baleia franca na costa brasileira. Palazzo Jr pretende enfatizar em sua palestra a necessidade da conservação do mar e o seu potencial, caso fosse bem cuidado e gerido, além dos desafios brasileiros na gestão adequada dos seus espaços costeiros e marinhos.

SERVIÇO:

Seminário “Vida Marinha – Desenvolvimento e Preservação dos Mares”
Data: 16 de maio
Horário: A partir das 9h30
Local: Parque Balneário Hotel – Salão Orquídea
Endereço: Avenida Ana Costa, 555 – Gonzaga – Santos – SP
Informações: (13) 3224-2211 – Una Eventos

Sobre Sandra Venâncio

Veja também

TCU libera publicação de edital para privatizar Ferrovia Norte-Sul

Rio Verde (GO) – Obras de implantação do Polo de Cargas do Sudoeste de Goiás …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *