www.jornalocal.com.br / Turismo / Itatiba, a Suíça Paulista

Itatiba, a Suíça Paulista

Considerada uma das melhores cidades do estado em infra-estrutura e qualidade de vida, a diversificação das atividades econômicas permite que Itatiba não sofra com problemas sazonais e de grande oscilação econômica. Segundo a pesquisa encomendada pela Assembleia Legislativa à Fundação Seade, Itatiba figura também como uma das melhores cidades do estado de São Paulo para se viver em três análises consecutivas. 

O Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) leva em conta dados como: longevidade (expectativa de vida da população), taxa de riqueza e nível de educação. Os indicadores de Itatiba superam a média nos três itens. Os classificadores da Fundação Seade, referentes à escolaridade, levam em conta dados como acesso à escola, alfabetização juvenil e municipalização do ensino. 

Itatiba possui também uma taxa de analfabetismo decrescente, 90% de infra-estrutura (água, luz, esgoto e asfalto), 100% de taxas de matrícula no ensino fundamental e índices de exame pré-natal acima dos exigidos pela Organização Mundial da Saúde. Quanto às políticas para a terceira idade, o Município tem mais de três mil pessoas inscritas em seus programas dedicados a essa faixa da população, oferecendo atividades esportivas e de lazer, além de assistência médico-odontológica. 

O que movimenta sua economia é a indústria, com pólo em amplo crescimento e expansão, principalmente com grande interesse de multinacionais devido à localização estratégica do município, próximo à capital e a grandes regiões de desenvolvimento – RMC (Região Metropolitana de Campinas) e Região Administrativa de Jundiaí. Outro segmento de destaque é o setor moveleiro, que é internacionalmente reconhecido, além dos setores têxtil, metalúrgico, químico e de tecnologia de ponta. 

A agricultura se concentra nos hortifrutigranjeiros, com destaque para a produção de caqui, fruta que levou a cidade a fazer parte do Pólo Turístico do Circuito das Frutas e que está recebendo incentivos para se destacar no agronegócio. O setor de serviços é um dos maiores geradores de emprego. Aproveitando sua posição geográfica estratégica, o município está aplicando as diretrizes do projeto de desenvolvimento do Turismo, de maneira auto-sustentável, a partir dos focos turístico de tecnologia e da renovação urbanística. Itatiba ainda está em um intenso processo de modernização, mas pretende manter sua economia eclética.

A cidade é conhecida como Suíça Paulista, por seu clima temperado, considerado um dos melhores ares do mundo. É famosa também pela indústria moveleira e pelos condomínios de alto-padrão

 

Turismo 

Itatiba possui o primeiro Zoológico Temático do Brasil, chamado Zooparque. Além disso, possui em sua região central vários edifícios de valor histórico e magnífica beleza arquitetônica. Estes casarões datam, em sua maioria, do século XIX e têm sido bem preservados até hoje.

Desde o início da década de 1990, o município registra um aumento crescente de estabelecimentos que exploram o turismo no espaço rural. A produção cafeeira deixou na zona rural traços fortes da arquitetura do século XIX que hoje é cenário para o turismo histórico-cultural. Além disso, a produção agrícola, focada na fruticultura, abre espaço para o desenvolvimento do Agroturismo.

 

Zooparque Itatiba

Localizado em uma fazenda com 100 alqueires, ainda possui uma área de Mata Atlântica totalmente preservada. A visita ao Mundo dos Animais é feita através de uma trilha de aproximadamente 3 km de extensão, onde estão os animais e aves mais representativos de sete ecossistemas da América do Sul, África, Ásia e Áustria. Possui também área de lazer para pique-nique, boutique e restaurante.

 

Festas Turísticas do Circuito das Frutas
A Festa do Caqui de Itatiba acontece, tradicionalmente, em abril.

 

Sobre Jornal Local

Veja também

Programa oferece apoio financeiro e linha de crédito para portugueses e seus descendentes

O programa também contempla equivalências e reconhecimento de habilitações literárias (bacharelado, licenciatura e afins). Portugal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *