www.jornalocal.com.br / Turismo / Marina Itajaí é a primeira do Brasil a receber ISO 14.001

Marina Itajaí é a primeira do Brasil a receber ISO 14.001

Certificação internacional concedida à Marina Itajaí, no litoral de Santa Catarina, garante a prática de sistemas de proteção ambiental de alto desempenho e eficácia.

Após rigorosa auditoria, a Marina Itajaí se tornou o primeiro centro náutico turístico de atracação de barcos do Brasil a receber a certificação internacional ISO 14.001/2015 relacionado ao sistema de gestão ambiental. O selo consiste em uma série de processos e práticas para identificar, controlar, administrar e reduzir os impactos ambientais em todas as operações da marina. Também padroniza ações para que estejam em conformidade com a política ambiental da empresa, a prevenção à poluição e o apoio ao desenvolvimento socioeconômico da região.

“Além do fortalecimento da cultura náutica, como um dos principais complexos náuticos do Brasil, nossa intenção é continuar crescendo, porém de maneira sólida, gradativa e sustentável. Essa certificação também é um reconhecimento à nossa postura, práticas sustentáveis e preocupação ecológica, tanto em relação à empresa como por seus colaboradores, clientes, fornecedores e a comunidade”, explica Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí. 

“A certificação é resultado de quase cinco anos de trabalho com ações e investimentos constantes relacionados à sustentabilidade já realizadas pela empresa. É o caso do sistema de coleta de água da chuva; geração de energia limpa com a instalação de painéis solares; gerenciamento de resíduos; ponto de carregamento de carros elétricos, monitoramento da qualidade da água, e apoio a inúmeros eventos do gênero”, complementa.

Além de fortalecer as medidas adotadas para controlar e reduzir os impactos ambientais, a padronização proposta pela certificação também promove a melhoria contínua dos processos operacionais. Ainda valida a gestão de política ambiental da marina que é: “Capacitar e comprometer os colaboradores com as questões ambientais, além de envolver fornecedores, prestadores de serviços e clientes. Preservar o meio ambiente, identificar, controlar e monitorar os riscos, e promover a melhoria contínua dos processos e das ações com o objetivo de minimizar os impactos ambientais negativos”.

Apoio a eventos de preservação ambiental

Desde o início das suas operações, a Marina Itajaí também foi importante aliada de eventos e projetos relacionados à sustentabilidade. É o caso do “Juntos Pelo Rio”, evento organizado pelo Município de Itajaí, por meio do Porto e do Semasa, que somente na última edição reuniu 1200 voluntários e retirou cerca de nove toneladas de resíduos do Rio Itajaí-Açu. Um exemplo de ação importante capaz de sensibilizar a população sobre a preservação do meio ambiente, a valorização da água e a consciência para não jogar lixo nos rios, nas ruas ou calçadas.

Em 2019, a marina também foi base para um projeto internacional que combate o impacto dos plásticos nos oceanos. A ação Corona X Parley teve o apoio de 37 voluntários para a retirada de lixo das águas e margens da foz do Rio Itajaí-Açú. Oito barcos deram suporte na atividade que durou cerca de três horas e recolheu 790 kg de resíduos, sendo 90% classificados como de origem plástica.

SOBRE A MARINA ITAJAÍ

Inaugurada em 2015, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Oferece 355 vagas, sendo 155 vagas secas e 200 vagas molhadas. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais e amplo estacionamento.

www.marinaitajai.com

Sobre Jornal Local

Veja também

Cristo Redentor passa por desinfecção antes da reabertura no sábado

Monumento está fechado há cinco meses por causa da pandemia. (Foto Thomaz Silva/Agência Brasi) O Cristo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *