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Trecho que liga a Estação BRT Rodoviária à Av. JBD será ativado para o transporte público

O trecho se soma às liberações de faixas exclusivas do BRT, desde a região central até a região do Jardim Florence, totalizando quase 12 km de corredores ativados. Cerca de 66% do Corredor BRT Campo Grande já está liberado para uso do sistema convencional de transporte . Foto divulgação EMDEC

A partir das 10h de segunda-feira, 23 de novembro, será liberado mais um trecho de 3,5 km do Corredor BRT Campo Grande, entre a Estação BRT Rodoviária e a Avenida John Boyd Dunlop (JBD), com circulação exclusiva do transporte público. Trata-se da conexão entre a região central e o Distrito do Campo Grande. 

O trecho se soma às liberações de faixas exclusivas do BRT, desde a região central até a região do Jardim Florence, totalizando quase 12 km de corredores ativados. Cerca de 66% do Corredor BRT Campo Grande já está liberado para uso do sistema convencional de transporte.

A liberação contempla a entrega de uma alça de acesso, que conecta o leito desativado do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) aos corredores exclusivos ativados na Avenida JBD, desde a região do Jardim Aurélia até o Jardim Florence. 

Inicialmente, o trecho será operado pela linha 212 (Terminal Itajaí), que passa a circular no Corredor BRT, de forma expressa, desde a região central até a região do Jardim Florence. A nova operação simboliza a abertura do viaduto estaiado para o transporte público coletivo, assim como da nova alça de acesso. 

Operação Transporte 

A linha 212 (Terminal Itajaí) utilizará o trecho liberado de forma expressa, no sentido Campo Grande. Principal linha de conexão entre o Centro e o Campo Grande, a 212 atende cerca de 14 mil passageiros por dia. Atualmente, conta com 14 veículos articulados em operação. 

Pela nova operação, após passar pelas vias João Penido Burnier, Saldanha Marinho e Marquês de Três Rios, a linha 212 entrará no Complexo BRT Rodoviária, passando sobre o viaduto estaiado, antigo leito do VLT e sobre a nova alça de acesso à Avenida JBD. A partir desse ponto, retoma o itinerário original, trafegando nos cerca de 8 km de corredores ativados até o Jardim Florence. A operação no sentido Centro não será alterada. 

Na região central, o último ponto de embarque e desembarque de passageiros da linha 212 será na Rua Marquês de Três Rios, anterior à Rua Barão de Parnaíba. Por conta da operação expressa, a linha deixa de atender seis pontos de ônibus, retomando o atendimento convencional ao chegar na Avenida JBD.

No percurso entre o viaduto estaiado e a nova alça de acesso, estão sendo finalizadas três estações do futuro BRT – Bonfim, Alberto Sarmento e Vila Teixeira / IAPI. Futuramente, também será ativada a interligação entre os corredores Campo Grande e Perimetral. Este último conta com outras quatro estações em execução – Aurocan, Jardim Miranda, Cidade Jardim e Pompéia.  

Outras cinco linhas convencionais já circulam pelas faixas exclusivas do BRT liberadas na Avenida JBD, atendendo pontos provisórios, desde a região do Jardim Aurélia, passando pelo Terminal Satélite Íris, até o Jardim Florence. São elas: 221, 222, 223, 224 e 229.

Até então restrito para circulação de veículos, o trecho inicial do Corredor BRT Campo Grande vinha sendo utilizado para a prática de atividades físicas por pedestres e ciclistas. Com o início da operação do trecho pelo transporte público, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) instalou faixas educativas, informando a circulação exclusiva de ônibus no trecho a partir do dia 23 de novembro.

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