www.jornalocal.com.br / Cultura / Cinema / Cinesolar exibe programação de cinema movido a energia solar em Monte Alegre do Sul 

Cinesolar exibe programação de cinema movido a energia solar em Monte Alegre do Sul 

Programação traz cinco curtas-metragens com temática sobre meio ambiente para a família e uma sessão do filme “Guerra, Café e Polenta”, rodado na região

 

 

O Cinesolar, primeiro cinema itinerante brasileiro que funciona com energia solar, abre a sua programação de outubro em Monte Alegre do Sul, na região paulista do Circuito das Águas. Por lá, serão exibidos gratuitamente cinco curtas-metragens, sobre meio ambiente e sustentabilidade, no próximo sábado (02), a partir das 19h.

Destinados a toda a família, os filmes exibidos são: “Nimbus, O Caçador de Nuvens”, “Aurora – A Rua Que Queria Ser Rio”, “Clandestino”, “Guri” e “As Aventuras de Pety”.  O evento seguirá rígidos protocolos de segurança, com disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, controle de acesso e distanciamento entre as cadeiras; o uso de máscara será obrigatório durante todo período de exibição dos filmes.

A programação conta ainda com a exibição do filme “Guerra, Café e Polenta”, curta-metragem dirigido por Ton Crivelaro e rodado em Monte Alegre do Sul. A produção é ambientada em 1945 numa fazenda no interior de São Paulo e  conta uma das lendas sobre uma possível fuga e morte de Hitler no Brasil.

“Preparamos uma programação super especial para toda a família. Serão muitos minutos de diversão e reflexões sobre assuntos de extrema relevância para a preservação do nosso planeta”, afirma Cynthia Alario, sócia da Brazucah Produções e idealizadora do Cinesolar.

A exibição do Cinesolar em Monte Alegre do Sul é viabilizada por meio do ProAC Lab, com apoio da prefeitura de Monte Alegre do Sul, Consórcio Circuito das Águas Paulista e Erika Rodrigues com realização da Brazucah Produções, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo e Governo Federal.

 

Confira mais informações sobre os curtas-metragens que serão exibidos:

Filme: Nimbus, O caçador de Nuvens

Direção: Marco Nick

Duração: 15 minutos

Sinopse: Durante uma tempestade, Nimbus se aventura pela floresta para capturar nuvens imensas e furiosas.

 

Filme: Aurora – A Rua que queria ser rio

Direção: Radhi Meron,

Duração: 10 minutos

Sinopse: Se as ruas pudessem falar, o que diriam? Aurora é uma solitária rua de uma grande cidade. Em um dia de chuva solitário, ela relembra sua trajetória e sonha com o futuro e se pergunta: é possível uma rua morrer?

 

Filme: Clandestino

Direção: Baruch Blumberg

Duração: 24 minutos

Sinopse: Tereza é uma garota comum, com uma imaginação nada comum. No caminho para encontrar sua mãe e entregar uma encomenda muito preciosa, sua imaginação corre livre pelas paisagens do interior, enquanto ela vai viver aventuras ao lado de sua avó.

 

Filme: Guri

Direção: Adriano Monteiro

Duração: 12 minutos

Sinopse: Victor é um menino de 12 anos que sonha em vencer um campeonato de Bolinha de Gude do seu bairro.

 

Filme:  As Aventuras de Pety

Direção: Anahi Borges

Duração: 14 minutos

Sinopse: O filme tem início quando, no céu de Tutameia, surge um lindo e majestoso arco-íris. Em busca do baú de ouro, Pety e seus amigos partem em direção ao bosque da cidade, onde vivem aventuras com seres fantásticos do folclore brasileiro e descobrem que o verdadeiro tesouro pode estar muito mais próximo do que se imagina

 

Filme: Guerra, Café e Polenta

Direção: Ton Crivelaro

Duração: 25 minutos

Sinopse: 1945, meses depois da invasão da Normandia pelos aliados, dando um basta nas pretensões de Hitler, uma fazenda no interior de São Paulo é o cenário para o filme que conta uma das lendas sobre uma possível fuga e morte do Fuhrer no Brasil.

 

Sobre o Cinesolar:

Lançado em 2013, o CINESOLAR é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito a projetos culturais.

Ao todo, o CINESOLAR já realizou cerca de mil sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 440 cidades do país, percorrendo mais de 200 mil km e chegando a 185 mil pessoas. Além disso, foram ministradas mais de 300 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica.

O CINESOLAR conta com o patrocínio institucional da Mercedes Benz, apoio das marcas  Sices Solar,  Biowash, Bio 2. O projeto realiza compensação de carbono em parceria com a Ecoar e promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade da Paz).

 

Serviço:

O quê?  Cinesolar em Monte Alegre do Sul

  • Programação: Sessões de curtas-metragens com temática ambiental e infantil e do filme local “Gerra, Café e Polenta”, de Ton Crivelaro.
  • Endereço: Cidade das Artes – Avenida João Girardelli, S/N.
  • Quando: 02 de outubro, a partir das 19h.
  • Informações à imprensa:
  • Cristiano Filiciano – assessoria@brazucah.com.br – (11) 95605-9584

 

 

Sobre Jornal Local

Veja também

Poeta do rock brasileiro: 25 anos sem Renato Russo

Renato Manfredini Júnior morreu há exatos 25 anos, completados neste 11 de outubro     Foi …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *