www.jornalocal.com.br / Cultura / Cinema / Comunidade Menino Chorão recebe oficinas culturais gratuitas

Comunidade Menino Chorão recebe oficinas culturais gratuitas

A comunidade feminista, localizada em Campinas (SP), recebe o Laboratório de Artes Visuais com diversas técnicas artísticas até agosto

 

 

 

A Comunidade Menino Chorão recebe o projeto Laboratório de Artes Visuais com oficinas gratuitas de colagem, isogravura, frottage, lambe-lambe, zine, carimbo, cianotipia e fotografia com o celular, no espaço Oficina Cultural da Mulher em Campinas (SP).

O projeto acontece desde junho e tem programação até o fim de agosto, com encontros sempre aos sábados no período da tarde. O encerramento do projeto acontece com uma exposição para apresentar os trabalhos produzidos ao longo das oficinas. Dirigido preferencialmente às mulheres da comunidade, os encontros contam com a participação de público de diversas faixas etárias e arte-educadoras da Região Metropolitana de São Paulo.

A orientadora Beatriz Ataidio conta sobre a importância do projeto para a comunidade: “O  Menino Chorão é um lugar de extrema potência criativa, onde já existem vários projetos legais como a horta, a agrofloresta, a escolinha das crianças, entre outros. Realizar oficinas culturais é deixar transbordar todo o potencial e fertilidade que essas mulheres têm por meio da arte. E não poderia ser diferente, pois os trabalhos resultantes das oficinas são profundos e trazem reflexões sobre suas subjetividades, as questões sobre ser mulher, a  relação delas com a horta e suas raízes nordestinas. Acompanhar esse processo tem sido bem enriquecedor e bonito.”

Além disso, o projeto traz para a comunidade técnicas artísticas com materiais de baixo custo e de fácil execução como a isogravura, um processo análogo à xilogravura onde é utilizado o isopor ao invés da madeira, o que torna acessível a prática da técnica e incentiva a reciclagem de materiais que seriam descartados.

O Laboratório de Artes Visuais é produzido pelo  Ateliê Criativo Itinerante, um projeto de arte-educação baseado em Mogi das Cruzes, o qual realiza oficinas, cursos, vivências e encontros para estudos. É realizado com recursos do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC Editais).

 

Sobre Jornal Local

Veja também

Castro Mendes tem live Especial Rock Anos 80 Nacional em prol do Boldrini

Com 36 músicos, a Orquestra Rock é formada, em sua maioria, por músicos que integram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *