www.jornalocal.com.br / Blogs / Cidades / Calor, chuva e frio: semana terá gangorra no tempo em SP

Calor, chuva e frio: semana terá gangorra no tempo em SP

As únicas áreas de São Paulo que ainda ficam sujeitas à chuva isolada no período da tarde são as regiões de Campinas, São José do Rio Preto, Franca, Campos do Jordão e o Vale do Paraíba. Foto Rovena Rosa/Agência Brasil

 

 

O início desta semana será marcado por ar seco e calor intenso no estado de São Paulo. A umidade, que ajudou a provocar temporais no fim de semana, começa a se dissipar, e o ar mais seco volta a predominar na maioria das áreas. No entanto, o avanço de uma nova frente fria irá mudar o tempo novamente a partir de quarta-feira (29)!

A segunda-feira (27) volta a ter predomínio de sol e tempo seco na maior parte das áreas paulistas, inclusive na região metropolitana, litoral e centro-oeste do estado. Além disso, a tendência também é de elevação nas temperaturas com relação aos últimos dias. Na capital paulista, o amanhecer ainda será friozinho, com chance de névoa e nevoeiro ao amanhecer, mas aos poucos o sol aparece forte e a máxima chega a 30ºC.

As únicas áreas de São Paulo que ainda ficam sujeitas à chuva isolada no período da tarde são as regiões de Campinas, São José do Rio Preto, Franca, Campos do Jordão e o Vale do Paraíba.

Na terça-feira (28), o ar seco ganha ainda mais força e o calor também aumenta no estado, com máxima prevista de 32ºC para a capital. Devido à alta umidade do ar, ainda pode chover de forma rápida e isolada entre a tarde e a noite apenas na região de Franca. As demais localidades ficam com tempo firme.

 

Tempo muda a partir de quarta-feira

Na quarta-feira (29), a chegada de uma frente fria à costa do estado paulista irá contribuir novamente para o aumento da umidade que, associada ao calor presente na atmosfera, voltará a formar nuvens carregadas.

A mudança mais significativa será sentida em áreas da faixa leste do estado, inclusive na região metropolitana, Sorocaba, Baixada Santista e sul paulista – nessas localidades, o céu ficará encoberto já pela manhã, com chuva em vários momentos do dia. Ainda assim, a capital paulista ainda terá tempo bastante abafado, com máxima que consegue chegar a 27ºC. Nas demais áreas do estado, a chuva se concentra no período da tarde, com risco de raios e fortes rajadas de vento.

Na quinta-feira (30), o céu fica encoberto e com chuva frequente no litoral paulista. Na capital, a previsão é de chuviscos a qualquer hora, e a temperatura cai de forma muito significativa, com máxima de apenas 20ºC – cerca de 12ºC abaixo do previsto para esta terça. No interior paulista, o tempo volta a ficar firme.

 

Sobre a Climatempo

Com solidez de 33 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para segmentos estratégicos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, investiu na instalação do LABS Climatempo, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que atua na pesquisa e desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Em 2019, a Climatempo passou a fazer parte do grupo norueguês StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão, e dois anos depois, em 2021, uniu-se à Somar Meteorologia, formando a maior companhia do setor na América do Sul. A fusão das duas empresas impulsiona a Climatempo a ser protagonista global de fornecimento de dados e soluções para os setores produtivos do Brasil e demais países da América Latina, com capacidade de oferecer informações precisas de forma mais ágil e robusta.

O Grupo Climatempo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Sobre Jornal Local

Veja também

Prefeito visita obras de prolongamento do Anel Viário Magalhães Teixeira

A obra também vai conectar a região do Campo Belo, em Campinas, às rodovias D. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *