www.jornalocal.com.br / Blogs / Cidades / Samu Campinas implanta sistema de rastreabilidade de medicamentos

Samu Campinas implanta sistema de rastreabilidade de medicamentos

Serviço é o primeiro do Estado de SP a mapear remédio desde a farmácia central da Rede Mário Gatti até o uso final.

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de Campinas, que completa 26 anos de existência no próximo domingo, dia 12 de junho, é o primeiro do Estado de São Paulo a implantar um sistema de rastreabilidade de medicamentos, que mapeia e gera um histórico de cada posição de um remédio desde a farmácia central da Rede Mário Gatti até o uso final.

O projeto-piloto foi implantado na UPA Campo Grande com o novo modelo de atendimento a partir do chamamento público para a contratação de entidade destinada à promoção e desenvolvimento da área de ensino e de assistência médica. Posteriormente, foi estendido para a UPA Carlos Lourenço e para três UTI móveis do Samu.

O sistema será ampliado no início de julho para 12 ambulâncias básicas do Samu e para as UPAs Anchieta Metropolitana e São José contemplando, assim, todas as unidades de atendimento pré-hospitalar da Rede, informa a coordenadora de Planejamento Assistencial de Urgência e Emergência da Rede Mário Gatti, Eliana dos Santos Paião Pereira.

O sistema informatizado traz informação da quantidade de cada medicamento em estoque, número de lote, validade e fabricante e a localização em cada unidade. Essas informações são atualizadas diariamente, o que permite à farmácia central, por exemplo, recolher com rapidez medicamentos interditados pelo Ministério da Saúde.

O sistema emite também alertas para as unidades sobre proximidade de vencimento de prazo de validade: o primeiro é emitido 90 dias antes do vencimento, e 30 dias depois, diariamente. A rastreabilidade é importante ferramenta também no controle de estoque, planejamento da aquisição de insumos, operações logísticas, dispensação para garantir a segurança do paciente.

 

Sobre Jornal Local

Veja também

Campinas está com inscrições abertas para quatro concursos públicos

Há vagas para a área da saúde e da educação. Prazos se encerram em breve …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *