www.jornalocal.com.br / Blogs / Cidades / Trecho da Senador Saraiva ganha trecho de faixa exclusiva para ônibus

Trecho da Senador Saraiva ganha trecho de faixa exclusiva para ônibus

Quatorze linhas de ônibus, que circulam diariamente no trecho, foram beneficiadas. Juntas, elas transportam mais de 42 mil passageiros

 

 

 

A Avenida Senador Saraiva ganhou mais um trecho de faixa exclusiva para o transporte público coletivo, nesta quarta-feira, 13 de outubro. Seiscentos metros de faixa preferencial foram transformados em faixa exclusiva na pista externa da avenida, no trecho entre a Rua Barreto Leme e o Viaduto Miguel Vicente Cury. A medida se soma à série de ações realizadas pela Secretaria de Transportes (Setransp) e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para priorizar a circulação do transporte público coletivo e aumentar a sua eficiência.

Agora, as duas pistas da Senador Saraiva (interna e externa) têm faixas exclusivas para ônibus. A pista externa da avenida conta com três faixas de rolamento e a circulação será exclusiva para ônibus na faixa esquerda. A operação exclusiva dos ônibus será permanente, de segunda a domingo, nas 24 horas do dia.

Quatorze linhas de ônibus, que circulam diariamente no trecho, foram beneficiadas. Juntas, elas transportam mais de 42 mil passageiros. São 64 ônibus circulando por hora na pista externa da via.

 

Confira as linhas favorecidas pelas novas faixas exclusivas: 

  • 154 – Terminal Vila União
  • 193 – Aeroporto de Viracopos
  • 211 – Terminal Campo Grande / Shopping Iguatemi
  • 310 – Vila Olímpia
  • 313 – CDHU Amarais
  • 316 – Parque Cidade
  • 317 – Jardim São José / Jardim São Marcos
  • 318 – Jardim Mirassol
  • 330 – Unicamp
  • 333 – Terminal Barão Geraldo
  • 348 – Vila Marieta / Cidade Judiciária
  • 351 – PUCC
  • 390 – Joaquim Egídio
  • 396 – Sousas

Para viabilizar a operação, parte da Avenida Senador Saraiva recebeu obras de melhoria no pavimento, realizadas pela Secretaria de Serviços Públicos. A via também recebeu sinalização indicativa, tanto horizontal (faixas de pedestres, retenção, balizamentos, marcação de área de conflito), quanto vertical (placas).

Além da redução do tempo das viagens diárias, a ampliação das faixas exclusivas tem como vantagens a redução do conflito e da disputa pelo uso da via; e a diminuição do consumo do diesel e, consequentemente, da emissão de poluentes.

 

Mais de 21 km de faixas exclusivas 

No mês de agosto, Campinas recebeu mais 1 km de faixas exclusivas, na Avenida Júlio de Mesquita (entre as vias Irmãos Bierrembach e Benjamin Constant) e na Rua General Osório (entre as avenidas Francisco Glicério e Anchieta). Com a implantação na Avenida Senador Saraiva, o município passará de 19,7 km para mais de 21 km de faixas dedicadas ao transporte público. Até o final do ano, outras vias da região central vão priorizar o transporte coletivo e serão anunciadas gradativamente.

Já contam com faixas exclusivas para circulação de ônibus as vias Lix da Cunha, Francisco Glicério, Dr. Campos Sales, Corredor Central (pistas internas das vias Anchieta, Orosimbo Maia, Senador Saraiva, Moraes Salles e Irmã Serafina), Benjamin Constant, Andrade Neves, José Paulino, Carolina Florence, Buarque de Macedo, Saudade e Abolição.

Sobre Jornal Local

Veja também

Prefeito visita obras de prolongamento do Anel Viário Magalhães Teixeira

A obra também vai conectar a região do Campo Belo, em Campinas, às rodovias D. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *